Leitura cênica da peça: Mãe d’água contra a fada Caraboça

No dia 21 de março de 2025, no Anfiteatro 9 da Universidade de Brasília (UnB), realizou-se a leitura cênica da peça Mãe d’água contra a fada Caraboça. Na plateia, marcaram presença estudantes do CEDLAN, do CIL Paranoá e do CIL Santa Maria.

Mãe d’água contra a fada Caraboça apresenta um universo mágico e profundamente reflexivo. Uma obra que une a força da tradição oral caribenha aos encantos dos contos de fadas universais, convidando o público a uma jornada repleta de descobertas e confrontos inesperados.

A leitura cênica foi realizada pelo coletivo de teatro En classe et en scène, da UnB, sob a coordenação da professora Glória Magalhães. Traduzido para o português por Dyhorrani Beira como parte de sua tese de doutorado, o texto gira em torno do embate entre Mãe d’água, a mítica deusa das águas das Antilhas, e a lendária Fada Caraboça, conhecida por suas maldições e segredos.

Esse choque de universos culturais aborda temas como identidade, colonização, meio ambiente e magia, propondo uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades de coexistência em um mundo cada vez mais diverso e interconectado.

Texto:

Patrick Chamoiseau,

Tradução:

Dyhorrani Beira e adaptação do coletivo de teatro En Classe et en Scène.

Participantes:

Coordenação: Glória Magalhães e Rosana Correia

Produção e fotografia: Hogan Waked, Thaynan Moraes e Verônica Biano

Apoio: Renata Rodrigues e Associação de Professores de Francês do Distrito Federal.

Elenco:

Ana Araújo

Ana Sousa

Danúbia Ribeiro

Dyhorrani Beira

Geovana Navega

Lucca Greco

Paulo Guerra

Taynara Souza

Thayana Guimarães

Vitor Alves

Pular para o conteúdo