Internacionalização
As ações de internacionalização do PGLA estão em consonância com o Plano de Internacionalização 2018-2022 da UnB (https://int.unb.br/br/institucional/plano-de-internacionalizacao) e permitem mostrar as ações de mobilidade de que participam o quadro docente e discente.
RECEPÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS NO PGLA
1)Charlemagne Cenot (Haiti) desenvolveu a pesquisa de mestrado La didactique de l’interculturel par le biais du texte littéraire dans les manuels de français du troisième cycle fondamental dans l’enseignement haïtien, defendida em 2023, sob a orientação da docente Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera Ordonez.
2)Henyerson Jesus Angulo Guzman (Venezuela) desenvolveu a pesquisa de mestrado Linguagem inclusiva e/ou não-binária: inclusão de alunes LGBTQ+ na sala de aula de espanhol como língua estrangeira, defendida em 2021, sob a orientação do docente Fidel Armando Cañas Chávez.
3)Laurindo Leite Infau (Guiné-Bissau) PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO PROCESSO SELETIVO DA UNILAB: A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DE REDAÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO, defendida em 2022, sob a orientação do professor Fidel Armando Cañas Chávez.
ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NO EXTERIOR
Em andamento
1)Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade
Pesquisa: Recreando espacios para una formación docente relevante y no bancaria: letramiento crítico y alianzas escuela-universidad como resistencia
Supervisora: Profa. Dra. Amparo Clavijo Olarte
Universidad del Norte, Barranquilla, Colômbia
12/08/2024 – 10/08/2025
2)Aline Fonseca de Oliveira
Pesquisa: Aspectos prosódicos do espanhol falado por brasileiros: análises e implicações didáticas
Supervisor: Dr. Francisco José Cantero Serena.
Univeritat de Barcelona, Barcelona, Espanha
09/2024 – 07/2025
3)Ana Emília Fajardo Turbin
Pesquisa: Tecnologia Assistiva para alunos de baixa visão para prepará-los para o mercado de trabalho
Supervisor: Prof. Dr. Erik Voss
Columbia University, Nova York, Estados Unidos
01/08/2024 – 31/01/2025
Concluídos
1)Yuki Mukai
Pesquisa: Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Supervisora: Profa. Dra. Makiko Matsuda
Tokyo Metropolitan University
14/09/2023 – 13/09/2024
2)Joara M. Bergsleithner
Pesquisa: Atenção e Aprendizagem em L2
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)
Supervisora: Dra. Aline Godfroid
Michigan State University, MSU, East Lansing, Estados Unidos
2022-2023
3)Janaína Soares de Oliveira
Pesquisa: Heterossemânticos – amizades renovadas: da etimologia às amostras autênticas de línguas
Supervisora: Profa. Dra. Laura Colantoni
University of Toronto (UOFT), Canadá.
2023-2024
4)Lúcia Maria de Assunção Barbosa
Pesquisa: Processo de Aprendizagem da Língua Portuguesa e variedades linguísticas e culturais. Representações sobre a língua portuguesa
Supervisora: Profa. Dra. Amparo Ricos Vidal
Bolsista do(a): Grupo Tordesilhas / Fundação Carolina
COTUTELA
Estudantes da Université des Antilles Pôle Martinique UFR LSH (França)
2023
Aude Speyser, Erick Sanchez, Julie Venet, Luciana Migliorino, Pauline Guédon, Nino Patillot.
2022
Jimmy Rico, Anne-Sophie Nicol, Anna Cecilia Castano Mercado, Carlos Velez Coronel, Katherine Aquino Alas, Mayra Ileana Segura
Orientadora: Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera Ordonez (PGLA/UnB)
PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM GRUPOS E PROJETOS DE PESQUISA DE INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS
- Pesquisa internacional conjunta sobre a ideologia e o discurso no ensino de japonês: desenvolvimento de programas de perspectivas de ensino/aprendizagem de línguas (2024)
Coordenação: Profa. Dra. Momoyo Shimazu – Universidade de Kansai
- Pesquisa colaborativa internacional sobre a rede de línguas de herança que contribui para o design da sociedade baseada na mobilidade (2024)
Coordenadora: Profa. Dra. Makiko Matsuda – Universidade Metropolitana de Tóquio
- Desenvolvimento do corpus da língua japonesa como língua de herança e sua aplicação na pesquisa sobre a língua japonesa e o ensino do mesmo idioma (2020-2023)
Coordenadora: Profa. Dra. Makiko Matsuda – Universidade Metropolitana de Tóquio
Docente: YUKI MUKAI
PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES ESTRANGEIROS EM GRUPOS DE PESQUISA E EVENTOS DO PGLA
- Palestra de abertura Construyendo una formación crítica y decolonial con profesores de lenguas desde el Sur, proferida pela Profa. Dra. Amparo Olarte Clavijo (Universidade del Norte, Barranquilla, Colombia) no II ELILI – Encontro de Licenciaturas em Línguas -, coordenado e promovido pela docente Mariana Mastrella-de-Andrade (UnB, 2024).
- Palestra “Os materiais didáticos na formação em espanhol para brasileiros: entre a naturalização de sentidos e o olhar crítico”, proferida pela docente Yamilka Rabasa Fernández nas VIII Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Lengua Portuguesa “Materiais Didáticos em Diferentes Contextos”, da Facultad de Ciencias de la Administración, Universidad Nacional de Entre Ríos – UNER (Argentina, 2021).
CONVÊNIOS
- Convênio UnB (Brasil) e Universidade Sophia (Tóquio)
Objetivos: Desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo áreas de interesse mútuo.
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019, renovado até 2029
- Convênio UnB (Brasil) e Kanda University of International Studies – KUIS (Japão)
Objetivos: acordo que visa a cooperação e o intercambio acadêmicos internacional
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019 renovado até 2029
- Convênio UnB (Brasil) e University of Ryukyus (Japão)
Objetivos: promover mais intercâmbio de estudantes, professores e funcionários para avançar na pesquisa científica, educação e compreensão cultural, e para contribuir para o benefício mútuo e desenvolvimento das duas universidades.
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019 renovado até 2029
- Convênio UnB (Brasil) e Nanzan University (Japão)
Objetivos: desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo áreas de interesse mútuo
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019 renovado até 2029
- Convênio UnB (Brasil) e Kyoto University of Foreign Studies – KUFS (Japão)
Objetivos: acordo que visa a cooperação e o intercambio acadêmicos internacional
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019 renovado até 2029
- Convênio UnB (Brasil) e Tokyo University of Foreign Studies – TUFS (Japão)
Objetivos: acordo que visa a cooperação e o intercambio acadêmicos internacional
Gestor: Yuki Mukai
Vigência: 2019 renovado até 2029
As pesquisas desenvolvidas pelo docente Yuki Mukai se inserem no âmbito desses intercâmbios de pesquisa e mobilidade.
- Grupo de Tordesilhas na UnB
(https://int.unb.br/br/parcerias-internacionais/grupo-tordesilhas)
O Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas terão em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científico e tecnológico. Foi criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Atualmente inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiros, 18 espanhóis e 8 Português.
Um dos seus objetivos é fomentar a mobilidade internacional de discentes e docentes por meio de editais. A UnB se encontra no momento na vice-presidência do grupo.
Docente do PGLA beneficiada da rede: Lúcia Maria de Assunção Barbosa
REVISTAS E PUBLICAÇÕES
- Vanessa Borges de Almeida e Sabrina Lima de Souza Cerqueira: editoras da Revista Horizontes de Linguística Aplicada (RHLA), que publicou um dossiê em 2024 organizado por pesquisadores das universidades University of Essex/UK, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual de Ponta Grossa. (https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/issue/view/3082)
- Lúcia Maria de Assunção Barbosa: Revisora Científica da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AUILP). https://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp
- Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade: parecerista da revista Íkala – Revista de Lenguaje y Cultura (2022), Universidad de Antioquia, Colombia. https://revistas.udea.edu.co/index.php/ikala/index
BANCAS DE MESTRADO/DOUTORADO
- Docente: Lúcia Maria de Assunção Barbosa: participação – por videoconferência – da banca de mestrado da estudante Lara Simone Osório Chaves: Ser bilíngue multilíngue em Manaus AM: análise sobre a vantagem do ensino internacional para o mercado de trabalho do Polo Industrial de Manaus sob o viés da língua e da conexão cultural (Universidade Aberta de Lisboa, 2024).
- Docente: María del Carmen de la Torre Aranda: Participação em bancas de mestrado das estudantes Priscila Gaspar Romualdo: Repenser les ontologies de la nature dans l’éducation à l’environnement en géographie: approches plurielles pour faire face à l’Anthropocène, e Isabele Ribeiro: L’empathie dans l’accompagnement scolaire bénévole des élèves allophones. (Metiers de l’Enseignement, de l’Education et de la Formation – Université de Nantes, França, 2023 e 2022 respetivamente).
- Docente: Fidel Armando Cañas. Convite ao Dr. Robson Carapeto-Conceição, da Universidade Livre de Berlim, para participar em banca de mestrado do discente Henyerson Jesús Ângulo: linguagem inclusiva e/ou não-binária: inclusão de alunes LGBTQIA+ na sala de aula de espanhol como língua estrangeira (PGLA, 2022).
- Docente: Joara M. Bergsleithner. Convite ao Dr. Sandro Barros, da Michigan State, para participar em banca de mestrado da discente Flávia Vaz: Motivação, Atenção e Task design em aulas de língua espanhola/L2: um estudo experimental (PGLA, 2021).
- Docente: Aline Fonseca de Oliveira: Participação em bancas de doutorado no exterior por vídeo conferência: 1)FONSECA DE OLIVEIRA, A ; CANTERO, F.J.S.; .; HUELVA Unterbäumen, E..; ARAUJO, M. L.; RIUS ESCUDE, A.. Participação em banca de RAQUEL SENA MENDES. La entonación del portugués del Brasil: los patrones melódicos y los márgenes de dispersión”. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Doctorat: Didàctica de les Ciencies, les Llengües, les Arts i l) – Universitat de Barcelona. 2)FONSECA DE OLIVEIRA, A.; MATEO, M.; PALVOLGYI, K. B.; FONT ROTCHES, D.; FERNANDEZ, C. H.. Participação em banca de ZOYA GARMÁTINA. Entonación del español hablado por rusohablantes. 2022. Tese (Programa de Doctorat: Didàctica de les Ciencies, les Llengües, les Arts i l) – Universitat de Barcelona. 3)FONSECA DE OLIVEIRA, A.; MATEO, M.; CASTRO, L. A. T.; SALINAS, D. F.; FONT ROTCHES, D.. Participação em banca de JOSÉ ANTONIO DUCHI ZARUMA. Enseñanza aprendizaje de la lengua kichwa desde los saberes y conocimientos de la cultura a través de la oralidad en la UNAE. 2022. Tese (Programa de Doctorat: Didàctica de les Ciencies, les Llengües, les Arts i l) – Universitat de Barcelona.
Docente: Aline Fonseca de Oliveira. Convite ao Dr. Francisco José Cantero Serena, da Universitat de Barcelona, para participar em banca de mestrado da discente LORENA FREIRE BARROS MONTENEGRO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE EM AMBIENTE VIRTUAL: DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA FÔNICA DO APRENDIZ. (PGLA, 2021).
- Universitat de Barcelona
Profa. Aline Fonseca de Oliveira
MONIQUE LEITE ARAÚJO. Enfoque Oral y desarrollo de la competencia fónica de estudiantes universitarios brasileños de Letras-Español. 2021. Tese (Programa de Doctorat: Didàctica de les Ciencies, les Llengües, les Arts i l) – Universitat de Barcelona, . Coorientador: Aline Fonseca de Oliveira. Orientador: Prof. Dr. Francisco José Cantero Serena.