ARTIGOS EM PERIÓDICO
- BARRETO, A. N. B. ; CORRÊA LOPES, QUÉFREN RAMSÉS ; FONSECA DE OLIVEIRA, A. . PODCASTELLANO: UNA PROPUESTA DE TAREAS PARA EL DESARROLLO DE LAS COMPETENCIAS FÓNICAS EN E/LE. https://doi.org/10.1344/phonica2024.20.1, v. 20, p. 1-26, 2024.
- CORRÊA LOPES, QUÉFREN RAMSÉS ; FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE . A inserção da pronúncia no currículo pedagógico: uma proposta de tarefa audiovisual para o ensino de E/LE. REVISTA DA ABRALIN, v. 21.2, p. 230-253, 2023.
- FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE; FEITEN MOTTA, THAÍS LAYNE . Características entonacionais do português brasileiro falado por sul-coreanos: uma análise melódica preliminar. REVISTA DA ABRALIN, v. 21.2, p. 130-149, 2023.
- MATEO, M. ; FONSECA DE OLIVEIRA, A. . Configuración prosódica de los enunciados interrogativos del español hablado por brasileños. REVISTA NEBRIJA DE LINGUISTICA APLICADA A LA ENSEÑANZA DE LENGUAS, v. 17, p. 95-118, 2023.
- MONTENEGRO, LORENA ; FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE . Enfoque oral y la enseñanza de E/LE en línea: aproximación a través del cine. PHONICA, v. 19, p. 82-105, 2023.
1)DIAS, R. ; FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA . Os dois multis e a Pedagogia dos Letramentos:’parceria ubiqua’ na educação pública de Inglês no contexto brasileiro para adolescentes. ILHA DO DESTERRO, v. 75 n 1, p. 93-108, 2022.
2)FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA; Alves de Souza, C . Representações da experiência no programa residência pedagógica-relatos verbo – visuais. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 4, p. 1, 2021.
3)Rosario, J.M.C ; FAJARDO,AE . A redefinilção do ensino de idiomas a partir do uso intensivo das TIDICS em tempos de pandemia. Devir educação, v. 1, p. 1, 2021.
4)SILVA, M. S. ; FAJARDO,AE . Ressonancias Discursivas construida ssobre o uso do LD de ingles no Para em tempos de crise. HORIZONTES DE LINGUÍSTICA APLICADA, v. 1, p. 1-12, 2021.
1)Claudine Franchon e Livia Miranda de Paulo. Didática do plurilinguismo na UnB : como melhor integrar a Intercompreensão na formação universitária. In Revista Letras raras, v.13 n.3 Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo, p. 1-25, 2024.
2)FRANCHON, CLAUDINE; STREHLER, R.G. . Le fait lexical : réhabilitation du vocabulaire, cet obscur objet d’enseignement/apprentissage. SYNERGIES FRANCE, v. 16, p. 33-43, 2022.
3)Claudine Marie Jeanne Franchon. L’intercompréhension (IC): Des fondements d’une didactique de langues en contact aux interactions plurilingues sur la plateforme Miriadi. Revista Letras Raras, v. 10, p. 148-164, 2021.
4)FRANCHON, CLAUDINE; DE BRITTO DAMASCO, DENISE GISELE . XXIIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français (CBPF) : Le français en action, variations et créations. SYNERGIES BRÉSIL, v. 14-15-16, p. 177-190, 2021.
1)HUELVA UNTERNBÄUMEN, ENRIQUE. Las metáforas temporales / y sus realizaciones en la lengua española. Iberoromania, v. 2022, p. 4-25, 2022.
2)NAVES, ROZANA ; MARIA SANTANA DA SILVA, KEYLA ; DE MATOS FERRAZ ANDRADE, ALLINY ; MARCELLA DE VELASCO, BÁRBARA ; HUELVA UNITERNBÄUMEN, ENRIQUE . Análise do parâmetro do movimento em verbos de concordância reversa na Língua de Sinais Brasileira (LSB). VEREDAS – REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 26, p. 1-17, 2022.
1)SÁNCHEZ, DIANA CAROLINA CUÉLLAR ; CAÑAS, FIDEL ARMANDO ; DE AZEVEDO, YANÁ JINKINGS ; BAHMAD JUNIOR, FAYEZ . Cultural adaptation of the speech, spatial and qualities of hearing scale to Colombian Spanish. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 88, p. 4-8, 2022.
- ARAUJO, SARA ALVES FERREIRA DE ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Países da América Latina e a implementação do QCER: Prós e contras. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 35, p. e11040-12, 2025.
- QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO . Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 35, p. e10547-20, 2024.
- QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; TONELLI, J.A.R. ; FURTOSO, V. A. B. . Apresentação de dossiê temático Avaliação e formação de professores de línguas: contextos, necessidades, desafios e avanços. REVISTA X, v. 19, p. 217-221, 2024.
- QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; DAMACENA-DUTRA, M. M. . A implementação de um componente cur-ricular sobre avaliação no curso de forma-ção inicial de professores de língua inglesa: um relato de experiência. REVISTA LETRAS, v. 110, p. 154-169, 2024.
- BORBA, V. H. R. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 9, p. 1-20, 2023.
- BEATO-CANATO, A.P. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; FOGAÇA, F.C. . Do ISD à Diversidade Epistemológica: as Contribuições do Grupo Linguagem e Educação na Constituição de três Pesquisadoras/es. RAÍDO (ONLINE), v. 17, p. 33-62, 2023.
- ZOCARATTO, BRUNA LOURENÇÃO ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . As contribuições do uso de feedback on-line nos processos de aprendizagem e de formação de professores de inglês em pré-serviço. Revista Eixo, v. 12, p. 50-60, 2023.
- ZOCARATTO, BRUNA LOURENÇÃO ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 33, p. e09532-24, 2022.
- QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SOUSA, ANITA ANGÉLICA CRUZ DE PAIVA . Letramento em avaliação para professores de inglês e a perspectiva glocal: um microestudo. Revista do GEL, v. 19, p. 223-245, 2022.
- AL-TAMIMI, Y. A. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; MELO, R. S. R. . Washback of a High-stakes Language Exam on Spanish Teachers’ Practice in Brazil. Journal of Linguistics and Language Teaching, v. 13, p. 1-20, 2022.
- QUEVEDO-CAMARGO, G.; TONELLI, J.A.R. . Contribuições de um curso EAD para o letramento em avaliação de professores de línguas adicionais para crianças. Revista do GEL, v. 18, p. 230-248, 2021.
- QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; PINHEIRO, LUZIA ALESSANDRA . Ética na avaliação de línguas adicionais: da postura docente ao instrumento avaliativo. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 32, p. e08641-23, 2021.
- DÍAZ, DAMIÁN ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . construção de um modelo didático de gênero e a definição de capacidades de linguagem como facilitadores do ensino de artigo de opinião em um curso de preparação para o Exame Celpe-Bras. LINGUAGEM EM FOCO, v. 13, p. 73-93, 2021.
- DAMACENA, MARIANA ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Avaliação e formação de professores de línguas. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 23, p. 1054-1073, 2021.
- CUNHA, L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Um relato de experiência com avaliação no ensino de língua inglesa para crianças. Diálogo das Letras, v. 10, p. 1-20, 2021.
- DÍAZ, DAMIÁN ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Propostas de ensino de conhecimentos linguísticodiscursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística. ENTRETEXTOS (UEL), v. 21, p. 163-182, 2021.
1)BEZERRA, E. S. ; BERGSLEITHNER, J. M. . O papel da instrução no ensino da gramática do inglês. Revista Ecos, v. 30, p. 149-161, 2021.
2)CRUZ, L. C. S. ; FERNANDES, J. L. ; BERGSLEITHNER, J. M. . O papel da instrução explícita e implícita no processo de ensino/aprendizagem de inglês/L2. Revista Ecos, v. 32, p. 187-210, 2021
- Ambientes Comunicativos para aprender língua estrangeira. V. 26 (2000)
- O ensino de línguas no Brasil de 1978. E agora? Rev. bras. linguist. apl. 1 (1) • 2001
- Notas para uma política de ensino de línguas. v. 8 n. 1 (2015): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
- Ensinar Línguas Começando pelo Plano de Curso. n. 7 (2017): Jan. – Abr.: BNCC: Linguagens em diferentes perspectivas
1)SEKINO, K.. PREPARATIVOS DA AULA DE JAPONÊS COM O USO DE OBRAS LITERÁRIAS: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS. ESTUDOS JAPONESES (USP), v. 47, p. 50-70, 2023.
1)SONAI, Sabrina Aglae ; BARBOSA, L. M. A. . Representações de professores a respeito de imigrantes em idade escolar nas escolas públicas do Distrito Federal. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 1, p. 1, 2021.
1)MORAIS, G. A. ; ARANDA, Maria del Carmen de la Torre . Multimodalidade e ensino de inglês na escola pública: camadas além da imagem e do texto. InterSaberes Revista Científica, v. 18, p. 1-29, 2023.
2)ARANDA, Maria del Carmen de la Torre. Interação colaborativa na graduação em língua francesa: uma experiência de educação online em tempos pandêmicos. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-28, 2021.
- VIEIRA, GINA ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; SILVESTRE, VIVIANE PIRES VIANA . Praxiologias decoloniais de uma docente inspiradora: uma conversa com Gina Vieira Ponte. Calidoscópio, v. 20, p. 537-555, 2023.
- MORAIS, GLEISON ARAUJO ; ANDRADE, MARIANA ROSA MASTRELLA DE . CONVERSAS DA ESCOLUNIVERSIDADESCOLA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS. MOMENTO – DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 30, p. 107-132, 2021.
- SABOTA, B. R. ; REGIS, R. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. ; SILVESTRE, V. P. V. . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA: UMA INICIATIVA TRANSDISCIPLINAR EM AULAS DE INGLÊS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO
, v. 8, p. 75-89, 2021.
- CERQUEIRA, S. L. S.; BARROS, M. S. . Potencialização da percepção fônica: o uso da ferramenta PRAAT na formação de professores de língua espanhola. REVISTA INTERCÂMBIO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE HUMANIDADES (UNB), v. 1, p. 241-261, 2024.
- BORGES-ALMEIDA, Vanessa; RESENDE, C. . O percurso de duas professoras em ações colaborativas para a inclusão de uma aluna autista na aula de língua estrangeira. Revista do GEL, v. 20, p. 124-148, 2024.
- MORAIS, A. L. F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Avaliação baseada em tarefas: subsídios para a formação continuada de professores de línguas. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 18, p. e1815, 2024.
- DAMACENA-DUTRA, M. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . EXPLORANDO INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: CONFIABILIDADE E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO. REVISTA X, v. 19, p. 295-326, 2024.
- BORGES-ALMEIDA, Vanessa. MAPEANDO A PROFICIÊNCIA EM LEITURA E COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS DE ALUNOS DE LETRAS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 62, p. 140-157, 2023. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://www.scielo.br/j/tla/a/VFsQxWPdqRFHfMcKFnDZ9zk/?lang=pt; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175764X.
- NETTO BRUM-BARRETO, ALINE ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Cultura de avaliar e letramento em avaliação de professores de espanhol no estágio obrigatório. ENTRETEXTOS (UEL), v. 23, p. 346-366, 2023. Palavras-chave: Letramento em avaliação; cultura de avaliar; estágio.; Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49329/50041; Série: 4; ISSN/ISBN: 15195392.
- MORAIS, A. L. F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Compreensão de professores sobre tarefas de língua em um centro de línguas público. REVISTA DESEMPENHO, v. 1, p. 41-67, 2022. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44467/36716; Série: 33; ISSN/ISBN: 16779797.
- TESSINARI, F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . O egresso de Letras-Inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. REVISTA DESEMPENHO, v. 1, p. 107-129, 2022. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44989/36717; Série: 33; ISSN/ISBN: 16779797.
- RABASA, Y. Anhedonia: um conto cubano em perspectiva multirrede-discursiva na formação de professores de espanhol. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 39, p. 1-30, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X202339456292.
- RABASA FERNANDEZ, Y. Silêncios e resistências na contística de mulheres em Cuba: um panorama. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 30, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175852.
- MUKAI, Y. Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 23, p. 1-16, 2024.
- FERNANDES, M. B. S.; MUKAI, Y. Crenças e ações dos discentes quanto ao desenvolvimento da habilidade de produção oral durante aulas online na pandemia da COVID-19. Signo, v. 46, p. 35-57, 2021.