ARTIGOS EM PERIÓDICO

Aline Fonseca de Oliveira
  1. BARRETO, A. N. B. ; CORRÊA LOPES, QUÉFREN RAMSÉS ; FONSECA DE OLIVEIRA, A. . PODCASTELLANO: UNA PROPUESTA DE TAREAS PARA EL DESARROLLO DE LAS COMPETENCIAS FÓNICAS EN E/LE. https://doi.org/10.1344/phonica2024.20.1, v. 20, p. 1-26, 2024. 
  2. CORRÊA LOPES, QUÉFREN RAMSÉS ; FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE . A inserção da pronúncia no currículo pedagógico: uma proposta de tarefa audiovisual para o ensino de E/LE. REVISTA DA ABRALIN, v. 21.2, p. 230-253, 2023. 
  3. FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE; FEITEN MOTTA, THAÍS LAYNE . Características entonacionais do português brasileiro falado por sul-coreanos: uma análise melódica preliminar. REVISTA DA ABRALIN, v. 21.2, p. 130-149, 2023. 
  4. MATEO, M. ; FONSECA DE OLIVEIRA, A. . Configuración prosódica de los enunciados interrogativos del español hablado por brasileños. REVISTA NEBRIJA DE LINGUISTICA APLICADA A LA ENSEÑANZA DE LENGUAS, v. 17, p. 95-118, 2023. 
  5. MONTENEGRO, LORENA ; FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE . Enfoque oral y la enseñanza de E/LE en línea: aproximación a través del cine. PHONICA, v. 19, p. 82-105, 2023. 
Ana Emília Fajardo Turbin

1)DIAS, R. ; FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA . Os dois multis e a Pedagogia dos Letramentos:’parceria ubiqua’ na educação pública de Inglês no contexto brasileiro para adolescentes. ILHA DO DESTERRO, v. 75 n 1, p. 93-108, 2022.

2)FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA; Alves de Souza, C . Representações da experiência no programa residência pedagógica-relatos verbo – visuais. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 4, p. 1, 2021.

3)Rosario, J.M.C ; FAJARDO,AE . A redefinilção do ensino de idiomas a partir do uso intensivo das TIDICS em tempos de pandemia. Devir educação, v. 1, p. 1, 2021.

4)SILVA, M. S. ; FAJARDO,AE . Ressonancias Discursivas construida ssobre o uso do LD de ingles no Para em tempos de crise. HORIZONTES DE LINGUÍSTICA APLICADA, v. 1, p. 1-12, 2021.

Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera Ordonez

1)Claudine Franchon e Livia Miranda de Paulo. Didática do plurilinguismo na UnB : como melhor integrar a Intercompreensão na formação universitária. In Revista  Letras raras,  v.13 n.3 Dossier: As línguas no contexto universitário: internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo, p. 1-25, 2024. 

2)FRANCHON, CLAUDINE; STREHLER, R.G. . Le fait lexical : réhabilitation du vocabulaire, cet obscur objet d’enseignement/apprentissage. SYNERGIES FRANCE, v. 16, p. 33-43, 2022.

3)Claudine Marie Jeanne Franchon. L’intercompréhension (IC): Des fondements d’une didactique de langues en contact aux interactions plurilingues sur la plateforme Miriadi. Revista Letras Raras, v. 10, p. 148-164, 2021.

4)FRANCHON, CLAUDINE; DE BRITTO DAMASCO, DENISE GISELE . XXIIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français (CBPF) : Le français en action, variations et créations. SYNERGIES BRÉSIL, v. 14-15-16, p. 177-190, 2021.

Enrique Huelva Unternbäumen

1)HUELVA UNTERNBÄUMEN, ENRIQUE. Las metáforas temporales / y sus realizaciones en la lengua española. Iberoromania, v. 2022, p. 4-25, 2022.

2)NAVES, ROZANA ; MARIA SANTANA DA SILVA, KEYLA ; DE MATOS FERRAZ ANDRADE, ALLINY ; MARCELLA DE VELASCO, BÁRBARA ; HUELVA UNITERNBÄUMEN, ENRIQUE . Análise do parâmetro do movimento em verbos de concordância reversa na Língua de Sinais Brasileira (LSB). VEREDAS – REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 26, p. 1-17, 2022.

Fidel Armando Cañas Chávez

1)SÁNCHEZ, DIANA CAROLINA CUÉLLAR ; CAÑAS, FIDEL ARMANDO ; DE AZEVEDO, YANÁ JINKINGS ; BAHMAD JUNIOR, FAYEZ . Cultural adaptation of the speech, spatial and qualities of hearing scale to Colombian Spanish. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 88, p. 4-8, 2022.

Gladys Quevedo-Camargo
  1. ARAUJO, SARA ALVES FERREIRA DE ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Países da América Latina e a implementação do QCER: Prós e contras. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 35, p. e11040-12, 2025. 
  2. QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; TONELLI, JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO . Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 35, p. e10547-20, 2024.  
  3. QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; TONELLI, J.A.R. ; FURTOSO, V. A. B. . Apresentação de dossiê temático Avaliação e formação de professores de línguas: contextos, necessidades, desafios e avanços. REVISTA X, v. 19, p. 217-221, 2024.  
  4. QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; DAMACENA-DUTRA, M. M. . A implementação de um componente cur-ricular sobre avaliação no curso de forma-ção inicial de professores de língua inglesa: um relato de experiência. REVISTA LETRAS, v. 110, p. 154-169, 2024. 
  5. BORBA, V. H. R. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Sugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 9, p. 1-20, 2023.  
  6. BEATO-CANATO, A.P. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; FOGAÇA, F.C. . Do ISD à Diversidade Epistemológica: as Contribuições do Grupo Linguagem e Educação na Constituição de três Pesquisadoras/es. RAÍDO (ONLINE), v. 17, p. 33-62, 2023. 
  7. ZOCARATTO, BRUNA LOURENÇÃO ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . As contribuições do uso de feedback on-line nos processos de aprendizagem e de formação de professores de inglês em pré-serviço. Revista Eixo, v. 12, p. 50-60, 2023. 
  8. ZOCARATTO, BRUNA LOURENÇÃO ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Feedback on-line na formação inicial de professores de línguas: estado da arte. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 33, p. e09532-24, 2022. 
  9. QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; SOUSA, ANITA ANGÉLICA CRUZ DE PAIVA . Letramento em avaliação para professores de inglês e a perspectiva glocal: um microestudo. Revista do GEL, v. 19, p. 223-245, 2022. 
  10. AL-TAMIMI, Y. A. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. ; MELO, R. S. R. . Washback of a High-stakes Language Exam on Spanish Teachers’ Practice in Brazil. Journal of Linguistics and Language Teaching, v. 13, p. 1-20, 2022. 
  11. QUEVEDO-CAMARGO, G.; TONELLI, J.A.R. . Contribuições de um curso EAD para o letramento em avaliação de professores de línguas adicionais para crianças. Revista do GEL, v. 18, p. 230-248, 2021. 
  12. QUEVEDO-CAMARGO, Gladys; PINHEIRO, LUZIA ALESSANDRA . Ética na avaliação de línguas adicionais: da postura docente ao instrumento avaliativo. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 32, p. e08641-23, 2021. 
  13. DÍAZ, DAMIÁN ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . construção de um modelo didático de gênero e a definição de capacidades de linguagem como facilitadores do ensino de artigo de opinião em um curso de preparação para o Exame Celpe-Bras. LINGUAGEM EM FOCO, v. 13, p. 73-93, 2021. 
  14. DAMACENA, MARIANA ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . Avaliação e formação de professores de línguas. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 23, p. 1054-1073, 2021. 
  15. CUNHA, L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Um relato de experiência com avaliação no ensino de língua inglesa para crianças. Diálogo das Letras, v. 10, p. 1-20, 2021. 
  16. DÍAZ, DAMIÁN ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Propostas de ensino de conhecimentos linguísticodiscursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística. ENTRETEXTOS (UEL), v. 21, p. 163-182, 2021. 
Joara Martin Bergsleithner

1)BEZERRA, E. S. ; BERGSLEITHNER, J. M. . O papel da instrução no ensino da gramática do inglês. Revista Ecos, v. 30, p. 149-161, 2021.

2)CRUZ, L. C. S. ; FERNANDES, J. L. ; BERGSLEITHNER, J. M. . O papel da instrução explícita e implícita no processo de ensino/aprendizagem de inglês/L2. Revista Ecos, v. 32, p. 187-210, 2021

Kyoko Sekino

1)SEKINO, K.. PREPARATIVOS DA AULA DE JAPONÊS COM O USO DE OBRAS LITERÁRIAS: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS. ESTUDOS JAPONESES (USP), v. 47, p. 50-70, 2023.

Lucia Maria de Assunção Barbosa

1)SONAI, Sabrina Aglae ; BARBOSA, L. M. A. . Representações de professores a respeito de imigrantes em idade escolar nas escolas públicas do Distrito Federal. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 1, p. 1, 2021.

Maria del Carmen de la Torre Aranda

1)MORAIS, G. A. ; ARANDA, Maria del Carmen de la Torre . Multimodalidade e ensino de inglês na escola pública: camadas além da imagem e do texto. InterSaberes Revista Científica, v. 18, p. 1-29, 2023.

2)ARANDA, Maria del Carmen de la Torre. Interação colaborativa na graduação em língua francesa: uma experiência de educação online em tempos pandêmicos. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-28, 2021.

Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade
  1. VIEIRA, GINA ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; SILVESTRE, VIVIANE PIRES VIANA . Praxiologias decoloniais de uma docente inspiradora: uma conversa com Gina Vieira Ponte. Calidoscópio, v. 20, p. 537-555, 2023.
  2. MORAIS, GLEISON ARAUJO ; ANDRADE, MARIANA ROSA MASTRELLA DE . CONVERSAS DA ESCOLUNIVERSIDADESCOLA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS. MOMENTO – DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO, v. 30, p. 107-132, 2021.
  3. SABOTA, B. R. ; REGIS, R. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. ; SILVESTRE, V. P. V. . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA: UMA INICIATIVA TRANSDISCIPLINAR EM AULAS DE INGLÊS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 75-89, 2021.
Sabrina Lima de Souza Cerqueira
  1. CERQUEIRA, S. L. S.; BARROS, M. S. . Potencialização da percepção fônica: o uso da ferramenta PRAAT na formação de professores de língua espanhola. REVISTA INTERCÂMBIO DOS CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE HUMANIDADES (UNB), v. 1, p. 241-261, 2024.
Vanessa Borges de Almeida
  1. BORGES-ALMEIDA, Vanessa; RESENDE, C. . O percurso de duas professoras em ações colaborativas para a inclusão de uma aluna autista na aula de língua estrangeira. Revista do GEL, v. 20, p. 124-148, 2024.
  2. MORAIS, A. L. F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Avaliação baseada em tarefas: subsídios para a formação continuada de professores de línguas. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 18, p. e1815, 2024.
  3. DAMACENA-DUTRA, M. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . EXPLORANDO INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO DE LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: CONFIABILIDADE E CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO. REVISTA X, v. 19, p. 295-326, 2024.
  4. BORGES-ALMEIDA, Vanessa. MAPEANDO A PROFICIÊNCIA EM LEITURA E COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS DE ALUNOS DE LETRAS. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 62, p. 140-157, 2023. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://www.scielo.br/j/tla/a/VFsQxWPdqRFHfMcKFnDZ9zk/?lang=pt; Série: 1; ISSN/ISBN: 2175764X.
  5. NETTO BRUM-BARRETO, ALINE ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Cultura de avaliar e letramento em avaliação de professores de espanhol no estágio obrigatório. ENTRETEXTOS (UEL), v. 23, p. 346-366, 2023. Palavras-chave: Letramento em avaliação; cultura de avaliar; estágio.; Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49329/50041; Série: 4; ISSN/ISBN: 15195392.
  6. MORAIS, A. L. F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . Compreensão de professores sobre tarefas de língua em um centro de línguas público. REVISTA DESEMPENHO, v. 1, p. 41-67, 2022. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44467/36716; Série: 33; ISSN/ISBN: 16779797.
  7. TESSINARI, F. ; BORGES-ALMEIDA, Vanessa . O egresso de Letras-Inglês da UnB: formação acadêmica e inserção profissional como fonte de informação para reflexões sobre o curso. REVISTA DESEMPENHO, v. 1, p. 107-129, 2022. Meio de divulgação: Digital. Homepage: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/44989/36717; Série: 33; ISSN/ISBN: 16779797.
Yamilka Rabasa Fernández
  1. RABASA, Y. Anhedonia: um conto cubano em perspectiva multirrede-discursiva na formação de professores de espanhol. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 39, p. 1-30, 2023.  DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X202339456292.
  2. RABASA FERNANDEZ, Y. Silêncios e resistências na contística de mulheres em Cuba: um panorama. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 30, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n175852.
Yuki Mukai
  1. MUKAI, Y. Crenças dos aprendizes brasileiros de japonês sobre seu aprendizado: com foco na etnia e nível de proficiência em japonês. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 23, p. 1-16, 2024.
  2. FERNANDES, M. B. S.; MUKAI, Y. Crenças e ações dos discentes quanto ao desenvolvimento da habilidade de produção oral durante aulas online na pandemia da COVID-19. Signo, v. 46, p. 35-57, 2021.
Pular para o conteúdo