AUTOAVALIAÇÃO
O processo de autoavaliação do POSLIT ocorre há mais de 20 anos através de Seminários Internos, dos quais destaca-se o SIMPOSLIT. A metodologia ou sistemática adotada divide esse Seminário em três etapas: a) num primeiro momento, a Comissão Organizadora realiza um levantamento inicial de demandas e pontos de discussão para o Seminário; b) num segundo momento, procede-se com a realização do Seminário, de periodicidade anual, cujo produto é um relatório para posterior divulgação das decisões tomadas; c) num terceiro momento, a Comissão Organizadora registra as deliberações e indicações do Colegiado, que analisa e propõe ações com base no relatório.
O SIMPOSLIT tem a importância estratégica de mapear pontos sensíveis tendo como referência as possibilidades do Programa, suas dificuldades e aspectos positivos. As deliberações e orientações sintetizam os termos gerais da discussão a ser aprofundada e continuada nas diversas instâncias do Programa, como seu Colegiado e a Comissão de Pós-Graduação (que funciona, na prática, como Comissão Interna de Avaliação permanente).
A partir da realização anual da atuação das instâncias acima mencionadas e da realização do SIMPOSLIT, o Programa têm revisto constantemente seus aspectos mais positivos e aqueles em que entende que deve ainda caminhar. Esse é um processo contínuo que retroalimenta tanto o Planejamento Estratégico ou Plano de Metas com seus respectivos objetivos a curto, médio e longo prazo.
Relatórios do SIMPOSLIT: