CORPO DOCENTE

Adriana de Fátima Alexandrino Lima Barbosa

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006, Mestre em Teoria Literária (1999) e Licenciada em Letras Inglês e Respectiva Literatura (1994) pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Associada e pesquisadora da área de Literatura Brasileira do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL/IL/UnB), desde 2010. Desde 2012, lidera o grupo de pesquisa Literatura e corpo do Póslit/IL/UnB. Realizou estágio pós-doutoral na UFBA com pesquisa intitulada "Apreciação crítica e ensino de literatura afro-brasileira", entre 2022 e 2023. Tem se concentrado na pesquisa da literatura de autoria de mulheres com especial atenção à autoria de mulheres negras, também na perspectiva antirracista do ensino e da formação docente.
Linha de Pesquisa atual: Poéticas e Políticas do Texto

Alexandre Simões Pilati

Professor Associado IV de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília, é Doutor em Literatura pela UnB (2007). É pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, poesia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação nacional e sistema literário brasileiro, literatura e pensamento crítico, crítica literária dialética, teoria da linguagem poética, ensino de literatura, teoria da canção, sistema cancional brasileiro e literatura brasileira no exterior. Integra o Grupo de Pesquisa Literatura e Modernidade Periférica (CNPQ) e é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e práticas sociais - POSLIT/UnB, participando da linha de pesquisa crítica literária dialética. Realizou estágio Pós-Doutoral na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires - Argentina (2015) e foi professor visitante na Università degli Studi di Perugia (2020-2021). Atuou como vice coordenador do GT ANPOLL "Literatura e sociedade" (2016-2020). É membro do Conselho Curador da Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR). Foi Diretor Técnico de Extensão do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) entre 2018 e 2024.
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa:
Arte e vida cotidiana na poesia de Manuel Bandeira
Laboratório de ensino de literatura Antonio Candido
E-mail: alexandre_pilati@yahoo.com.br

Ana Aguiar Cotrim

Professora Adjunto 3 da Universidade de Brasília, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Pós-doutora em Literatura (2023) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Filosofia (2015) pela Universidade de São Paulo. Possui Graduação (2003) e Mestrado (2010) em Filosofia pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Literatura e Educação, com ênfase em Estética e Teoria Literária. Atua principalmente nos seguintes temas: estética marxista, realismo artístico, literatura brasileira como realização universal/periférica, literatura na Educação do Campo, literatura e lutas sociais, literatura palestina.
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa:
Sobrevida? experiência de uma catástrofe social
Particularidade e universalidade do efeito artístico na história da Estética

Ana Laura dos Reis Côrrea

Professora associada de Literatura Portuguesa do curso de Graduação em Letras do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília; professora de Literatura Brasileira do Programa de Pós-graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília; pesquisadora do grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica; orientadora de Mestrado e Doutorado. Possui mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1991); doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2004) e Pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (2020). Linha de pesquisa: Crítica Literária Dialética. Trabalha especialmente com os seguintes temas: sátira e realismo em Machado de Assis; atualidade do realismo (Lukács); formas estéticas e processo social; formação da literatura e do Brasil; ensino de literatura; literatura e movimentos sociais do campo.
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
E-mail: analaura@unb.br
Projeto de Pesquisa:
Sátira e malandragem: o realismo na obra de Machados de Assis.
Laboratório de ensino de literatura Antonio Candido.
Ensino de literatura: teoria e prática da crítica literária dialética na América Latina.

Ana Paula Aparecida Caixeta

Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, é doutora em Literatura e atual líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia do romance (UnB/CNPq). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Literatura (PósLit/UnB) e em Metafísica, ambos da UnB. Desenvolve pesquisas sobre Estética, Ensino da Estética e aproximações entre Filosofia, Literatura e Artes Visuais, sob a perspectiva teórica da Epistemologia do romance. Organizou os volumes dos Verbetes da Epistemologia do Romance (2019/2021) - o primeiro, junto com Maria Veralice Barroso e Wilton Barroso Filho; o segundo, com Maria Veralice Barroso. Publicou sua tese, Glauco Mattoso, o antikitsch, em 2024.

Anderson Luís Nunes da Mata

Professor Associado de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília, onde ingressou como docente em 2011. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura, atuando como professor, pesquisador e orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Com mestrado (2006) e doutorado (2010) em Literatura pela UnB, onde também se graduou em Letras (2003), tem se dedicado à pesquisa sobre a literatura brasileira contemporânea, em temas como infância, representação da nação, o próprio conceito de representação e o ensino de literatura na escola e na universidade. Foi pesquisador visitante na Università di Bologna, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (2019) sobre a obra do escritor João Gilberto Noll. Entre os interesses mais recentes, estão os estudos sobre o tempo na narrativa, com seus desdobramentos em leituras sobre a colonialidade e sua permanência na contemporaneidade e sobre o que pode a leitura de literatura no presente e no futuro. É membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (CNPq) e do GT Literatura Brasileira Contemporânea da ANPOLL.

André Luís Gomes.

Professor Associado do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLIT). Atuou como professor- pesquisador Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade de Brasília de 2014 – 2019. Doutor em Literatura pela FFLCH – USP (2004). Pós- Doutorado na Universitè Rennes 2 (set. 2013 – set. 2014) e na Universidade do Minho (set./2019 – set./2020). Autor dos livros Clarice em Cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro (2007) e Marcas de Nascença: a contribuição de Gonçalves de Magalhães para o Teatro Brasileiro (2004). Organizou os livros Cenas Avulsas: ensaios sobre a obra de Machado de Assis (2008), Leio Teatro: dramaturgia brasileira contemporânea, leitura e publicação (2010), Penso Teatro: Dramaturgia, crítica e encenação (2012), Ensino Teatro: Dramaturgia, leitura e inovação (2014) e Encenar a leitura: relações cênico-midiáticas (2020). Líder do Grupo de Pesquisa: Dramaturgia e crítica teatral. Idealizador e Coordenador do Projeto de Encenações de Leitura “Quartas Dramáticas”.

Anna Herron More

Doutora em Língua e Literaturas Hispânicas (University of California, Berkeley). Autora de Baroque Sovereignty: Carlos de Sigüenza y Góngora and the Colonial Mexican Archive, (U Penn Press, 2013) que recebeu a menção honrosa para o prêmio do Livro de Humanidades sobre México de Latin American Studies Association (LASA), e artigos sobre a soberania, poética e história da ciência nas letras hispanas setecentistas. Desenvolve os seguintes Projetos de pesquisa: um estudo sobre a metafísica e poética ibéricas dos setecentos e o outro sobre a representação da África nos escritos ibéricos seiscentistas e setecentistas. É co-coordenadora do grupo de pesquisa da University of California “Early Modern Globalization”.
Linha de Pesquisa: Poéticas e políticas do texto
E-mail: anna1more1@gmail.com

Augusto Rodrigues da Silva Júnior

Professor Associado III de Literatura Brasileira. Doutor em Literatura Comparada pela UFF. Pós-Doutor em Literatura pela USP e pela Universidade do Minho (Braga/Portugal). Graduação e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor permanente dos Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA/Manaus-AM). Desenvolve pesquisas em Literatura Comparada (tanatografia; colonização e desassossego; Literatura e outras Artes (geopoesia das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil e artes cinêmicas e performáticas). É poeta e ensaísta premiado (Prêmios Fernando Mendes Vianna; Prêmio Cassiano Nunes e Prêmio Dirce Côrtes Riedel – ABRALIC; Prêmios UnB de dissertação e Tese). Publicou 09 obras de poesia, dentre elas: Niemar; Onde as ruas não têm nome; Um amor de cinema nos tempos da quarentena; Poemas da rua do fogo; PT – Poesia dos trabalhadores.
Email: augustorodriguesdr@gmail.com.

Claudio Roberto Vieira Braga

Professor Associado III de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade de Brasília (UnB). Autor do livro A literatura movente de Chimamanda Adichie: pós-colonialidade, descolonização cultural e diáspora (2019), pela Editora UnB. Organizador/coautor dos livros: Narrativas africanas e afrodiaspóricas: dilemas contemporâneos (2021) e Almas de África no Mundo: literaturas africanas e afrodiaspóricas em diálogo (2019), ambos pela Editora Pontes. Pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLIT/UnB). Primeiro Pós-doutorado realizado na University of Leeds (Inglaterra) e USP (2016-17). Segundo pós-doutorado na Unicamp (2022-23). Membro fundador e Líder do Grupo de Pesquisa Mayombe (Literaturas africanas e afrodiaspóricas). Chefe do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) entre 2020 e 2021. Coordenador do Curso de Letras Inglês/Bacharelado entre 2023e 2025. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG (2010), com pesquisas na University of California at Santa Cruz (UCSC), Estados Unidos (Capes, PDEE). Mestre em Letras (Estudos Literários) pela UFMG (2006), na área de literaturas de expressão inglesa. Professor há mais de 30 anos.
e-mail: claudiobraga@unb.br

Danglei de Castro Pereira

Danglei de Castro Pereira é Doutor em Letras, área de concentração em Literaturas em Língua Portuguesa pela UNESP (2006), pós-doutor em Literatura brasileira pela USP (2012) e pós-doutor pela Universitè de Rennes 2 (2020). É professor de Literatura brasileira na graduação e na pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB). Atua, também, no Programa de Estudos de Linguagem (UFMS/Campo Grande) e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNEMAT/Sinop. É líder do grupo de Pesquisa “Historiografia Literária, Cânone e Ensino” (CNPq). Membro do GT Literatura e Ensino da ANPOLL. Desenvolve pesquisas sobre o romantismo brasileiro, a importância da tradição literária no entre séculos, XIX e XX, e sua relevância nos dias de hoje, além de abordar questões teóricas e práticas relacionadas ao ensino de literatura.

Daniele dos Santos Rosa

Possui pós-doutorado em Teoria Literária (2021), realizado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Literatura e Práticas Sociais, realizado na Universidade de Brasília/UnB. É professora no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica e no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Brasília/IFB. É, também, professora orientadora externa no Programa de Pós-graduação em Literatura (Póslit/UnB). Atua no grupo de pesquisa: Literatura e Modernidade Periférica, desenvolvendo pesquisas e orientações.
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa:
Forma Literária e perspectiva histórica na América Latina
Entre a estética e a ética: estudos sobre a arte e o trabalho na formação docente

Edvaldo Aparecido Bergamo

É Professor Associado IV de Literatura Portuguesa e de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB). É membro-investigador do CeSA/ISEG/ULisboa. Foi visiting professor na Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Realizou Pós-Doutorado na Università degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália, no período 2022-2023, e na Universidade de Lisboa (UL), Portugal, no período 2014-2015. Foi coordenador da Cátedra Agostinho da Silva (2012-2014). Possui Graduação (1993), Mestrado (1998) e Doutorado (2006) em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), período sanduíche na Biblioteca Nacional de Portugal, com ênfase na área de Literatura Comparada. Tem atuado na linha de pesquisa de Crítica literária dialética do Programa de Pós-Graduação em Literatura (UnB), investigando principalmente os seguintes temas: romance histórico; romance de Jorge Amado; romance de 30; romance neorrealista; romance e autoritarismo; romance e descolonização.
E-mail: edvaldobergamo@gmail.com
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa:
Laboratório de Ensino de Literatura Antonio Candido
Nação e dissolução: percursos figurativos da história contemporânea no novo romance da desilusão (o realismo periférico nas conexões luso-afro-brasileiras)
Ensino de literatura: teoria e prática da crítica literária dialética na América Latina

Elga Ivone Pérez Laborde

Jornalista pela Universidade do Chile, Mestre e Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília. Professora colaboradora plena e Pesquisadora permanente na Pós-graduação no Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL, do Instituto de Letras da UnB. Professora emérita da UnB (2023). Ensaísta e crítica especializada em arte e literatura com publicações em livros, suplementos e revistas especializadas. Membro fundador dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB/UMCE/Brasil/Chile). Realização em co-autoria dos livros acadêmicos: Em torno a Integração (TEL, 2008), Identidades em contato (2011), Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana (2013), O poder da comunicação em contextos latino-americanos (2015), Interculturalidade e patrimônio em contextos latino-americanos (2016); Lorca Total (2017), Textualidades e (re)orientação social na América Latina (2018); Meditações e cantares poéticos de Antonio Machado (2020), Voz poética e dramática de Miguel Hernández (2024); autora dos livros Incertezas latentes entre o jornalismo e a literatura (2021), e de Esperpento, o fascínio do feio (2024) todos pela Pontes Editores. Desenvolve projetos de pesquisa sobre o romance pós-moderno nas obras latino-americanas. Linhas de Pesquisa: Teorias do Texto Literário, Literatura e outras artes, Poéticas e políticas do texto. Membro de Grupo de Pesquisa Textualidades contemporâneas: processos de hibridação. Foi Consultora da UNESCO para projetos e tradução entre 2000 e 2017. E-mail: elgaplaborde@gmail.com

Erivelto da Rocha Carvalho

ERIVELTO DA ROCHA CARVALHO, professor associado da Universidade de Brasília na área de Literatura Espanhola e Hispano-Americana, doutor pela Universidade de Salamanca com a tese La idea de Providencia en el siglo XVIII español (2010). Atua no Programa de Pós-Graduação em Literatura (POSLIT-UnB) nas linhas de pesquisa ‘Políticas e Poéticas do Texto’ e ‘Literatura e outras Artes’ a partir do Eixo de Interesse “Problemas de recepção e intertextualidade no quadro das literaturas ibéricas e ibero-americanas”. Membro fundador do grupo de pesquisa Estudos de Recepção e Intertextualidade (UnB); membro da Asociación de Cervantistas (AC). Atualmente, sua pesquisa e orientações estão voltadas para os seguintes campos: relações entre literatura e história; literaturas ibéricas e ibero-americanas modernas e contemporâneas.
ERIVELTO DA ROCHA CARVALHO, associate professor at the University of Brasília in the area of Spanish and Spanish-American Literature, doctor from the University of Salamanca with the thesis La idea de Providencia en el siglo XVIII español (2010). Works in the Postgraduate Program in Literature (POSLIT-UnB) in the lines of research 'Politics and Poetics of the Text' and 'Literature and other Arts' from the Axis of Interest “Problems of reception and intertextuality within the framework of Iberian and Ibero-Americans”. Founding member of the research group Estudos de Recepção e Intertextualidade (UnB); member of the Asociación de Cervantistas (AC). Currently, his research and orientations are focused on the following fields: relations between literature and history; modern and contemporary Iberian and Ibero-American literatures.

Fabrícia Walace Rodrigues

Professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília desde 2014. Foi professora Visitante Júnior na École Normale Supérieure (ENS-Paris) pelo programa Capes Print 2023-2024. Realizou pesquisa de pós-doutorado na EHESS, sob supervisão de Georges Didi-Huberman (2018-2019). Possui Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG. Coordena o grupo de pesquisa Fitopoéticas, cujo trabalho visa essencialmente tratar das relações entre a literatura e as plantas, com o objetivo de pensar a intrincada relação em que as plantas, em seu enraizamento, contribuem com o humano, movido pelo deslocamento e a busca incessante de novos espaços. A pesquisa parte de uma perspectiva comparatista e interdisciplinar, não antropocêntrica, e se desdobra em dois subtemas: 1) inventário crítico da presença das plantas nas artes e na literatura: florestas, paisagens, jardins, herbários, plantações e alimentação; 2) teorias do vegetal: estudo teórico e crítico acerca da contribuição das plantas para a reflexão contemporânea e suas relações com a arte e a literatura (diálogos possíveis entre a literatura e a botânica, a antropologia, a ecologia, dentre outros).
https://fitopoeticas.com.br/
Premiação:
Professora homenageada dos cursos de Letras 1/2023, UnB
Professora homenageada Letras Português e Letras Português como Segunda Língua 1/2022, UnB
E-mail para contanto: fabricia.walace@unb.br / fabriciawalace@gmail.com

Francisco Manuel García Chicote

Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (POSLIT, UnB, Brasil). Docente regular de dedicação exclusiva da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (Argentina). Pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina). Doutor em Letras Modernas pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Literaturas Comparadas pela Universitet i Bergen (Noruega). Foi bolsista de doutorado e pós-doutorado no CONICET. Desde 2015, ministra cursos de graduação e pós-graduação sobre literatura alemã, teoria da cultura, teoria crítica e marxismo ocidental em universidades argentinas e brasileiras. Atua como pesquisador responsável por um projeto PICT (antigo Ministério de Ciência e Tecnologia, Argentina) sobre os romances de Joseph Roth, coorientou um Projeto de Desenvolvimento Estratégico (Universidade de Buenos Aires) sobre religiosidade e tarefas de cuidado na área metropolitana de Buenos Aires e um projeto de cooperação com a Universidade de Leeds (Inglaterra) sobre teoria crítica e formas políticas do capitalismo desenvolvido.
Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa:
Alienação e literatura. Sobre a sátira e a extraterritorialidade nos romances de Joseph Roth (1923-1939)

Gabriel Victor Rocha Pinezi

Gabriel Pinezi é professor no Departamento de Teoria Literária e Literatura da UnB e professor credenciado aos Programas de Pós-graduação em Literatura da UnB e em Letras da UNICENTRO. Desenvolveu pesquisa de doutorado na Biblioteca Pública de Nova York e na Universidade de Columbia investigando o processo de criação de Jack Kerouac a partir de seus manuscritos pessoais. É atualmente editor gerente da Revista Cerrados. Sua pesquisa se concentra na relação entre escrita e subjetividade, buscando articular a coerência histórica entre processos de criação literários e teorias da criação poética. Nutre interesse pelas interfaces entre literatura, filosofia e história, com ênfase nos seguintes temas: biopolítica; tragédia; psicanálise; suicídio; história do amor na literatura; estética; ética; Bildungnsroman; processo de criação literário. Contato: gabrielpinezi@gmail.com Linha de pesquisa: Subjetividade e Contemporaneidade

Germana Henriques Pereira

Linha de Pesquisa: Crítica Literária Dialética
Projeto de Pesquisa: A língua da tradução - história da tradução no Brasil: tradução literária, crítica de tradução, perfil de tradutor Carolina Maria de Jesus

Gilson Charles dos Santos

Graduado em Letras - Latim e Português (2003) pela FFLCH-USP, Licenciado em Letras pela Faculdade de Educação da USP (2004), Mestre (2007) e Doutor em Letras Clássicas (2012) pela FFLCH-USP. Atuou na área do ensino de português como língua estrangeira (PLE), em projetos de cooperação internacional Brasil-Peru, além de exercer o cargo de coordenador pedagógico do Centro Cultural Brasil-Peru, vinculado ao Setor de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil. Atualmente, é professor adjunto de Latim do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Clássicos Eudoro de Souza da Universidade de Brasília no biênio 2018-2019. Em 2021, vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada na mesma Universidade. Também integra o grupo de pesquisas RHETOR, com o qual contribui com estudos na área de retórica clássica e, especificamente, da eloquência ciceroniana; integra, ainda, o Projeto de Estudos Militares na Antiguidade Clássica (PEMAC/UnB) desde 2022.

Henryk Siewierski

Professor Titular de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília. Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Jaguelônica (Polônia), com pós-doutorado na mesma universidade. Coordenador da Cátedra Cyprian Norwid do Instituto de Letras da UnB. Editou revista Aproximações: Europa de Leste em Língua Portuguesa e coleção Poetas do Mundo, na Editora UnB. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Portugueses (CEAM) e da Cátedra Agostinho da Silva do Instituto de Letras UnB. Áreas de ensino e pesquisa: teoria literária, literatura comparada, literatura da Europa Centro-Oriental e dos países de língua portuguesa, poesia brasileira, pensamento teórico contemporâneo, tradução literária.
Premiação:
Título “Merentibus” da Universidade Jaguelônica de Cracóvia (Polônia), 2023.

João Vianney Cavalcanti Nuto

Professor Associado IV de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Estudos Literatura e Cultura (LitCult). Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP, com pós-doutorado na mesma universidade. Organizou o livro Personas autorais. Áreas de interesse: o pensamento do Círculo de Mikhail Bakhtin e suas repercussões na contemporaneidade; Dostoievski no grande tempo: repercussões de sua obra na contemporaneidade; narrativa brasileira no século XXI; relações entre canção e literatura.
Premiação: Melhor dissertação na área de Linguística, Letras e Artes (Prêmio UnB de Teses e Prêmio UnB de Dissertação 2024). Dissertação: Capital dialógica: as vozes da construção de Brasília em Cidade livre, de João Almino. Orientando: Otávio Augusto Buzar Perroni
E-mail: litcult.unb@gmail.com

José Luis Martinez Amaro

Professor associado III de Literatura Hispânica da Universidade de Brasilia. Pesquisa sobre retórica e literatura no século de ouro e na contemporaneidade. Doutor e Mestre em literatura espanhola e hispano-americana pela Usp, pós-doutorado na Universidade de Navarra, Licenciado pela Udelar. Áreas de interesse: Retórica, História da literatura, Letras do século de ouro e literatura contemporânea.

Juliana Estanislau de Ataíde Mantovani

Graduada em Licenciatura Letras Português (2009) e Licenciatura Letras Francês (2021) pela Universidade de Brasília, fez Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Brasília (2012), Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2013) e Doutorado (2019) em Literatura pela mesma instituição, com período de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) na Université de Poitiers (França). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Brasília sob a supervisão de Biagio D’Angelo. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e pesquisadora colaboradora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB. Vice-líder do grupo de pesquisa LiterArtes (UnB/Cnpq).

Lúcia Helena Marques Ribeiro

Graduada em Letras pela PUCRS (1992), com Mestrado (1996), e Doutorado (2002) em Teoria da Literatura, também pela PUCRS. Pós-Doutorado em Literatura Infantil de autores portugueses pela UFRGS (2017-2018). Foi professora da Universidade de Passo Fundo – RS, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, e da Universidade Católica de Brasília. É professora da Universidade Federal de Brasília – UnB desde 2009, vinculada ao Programa de Pós-Graduação - PÓSLIT, na Linha de Estudos Literários Comparados. Atualmente realiza pesquisas de Pós-Doutoramento na University of Prince Edward Island - Canadá. Tem publicações no Brasil e em Portugal nas áreas de Literaturas em Língua Portuguesa, representação e identidade. Foi chefe do Departamento de Teoria Literária TEL (2022-2024).

Maria da Glória Magalhães dos Reis

Maria da Glória Magalhães dos Reis é professora associada do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) no biênio 2021/2023. Realiza pesquisas sobre as dramaturgias contemporâneas na África subsaariana de língua francesa, o teatro bilíngue (português-Libras, português-francês) e as temáticas interdisciplinares envolvendo as áreas de Literatura, Educação e Teatro. Fez pós-doutorado em Teatro e Educação na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente desenvolve estudos em parceria com o Laboratório SeFeA - Scènes Francophones et Ecritures de l'Altérité - dirigido por Sylvie Chalaye, da Université Sorbonne Nouvelle Paris III, sendo contemplada pela bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal para estágio de seis meses no SeFeA, de outubro de 2023 a abril de 2024. Em 2022, traduziu para o português do Brasil a peça "Uma temporada no Congo", de Aimé Césaire, premiada como melhor tradução pela Embaixada da França no Brasil em 2023.

Maria Isabel Edom Pires

Doutora em Literatura pela UFRGS, pesquisadora das linhas de estudos Representação na literatura contemporânea e Estudos literários comparados. Faz parte do Grupo de estudos em literatura brasileira contemporânea com o projeto Experiência, escrita e artefatos da exogenia. Os últimos artigos publicados “Em viagem: sobre outras paisagens e movimentos no romance contemporâneo” e “Os livros como herança: a biblioteca da imigração na literatura brasileira” encontram-se referenciados no CV Lattes.
E-mail: isabel@unb.br / isabel.edom@gmail.com

Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins

Pablo Gonçalo é curador, crítico e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB. É autor dos livros "O cinema como refúgio da escrita: roteiros e paisagens em Peter Handke e Wim Wenders (Annablume, 2016) e “Hollywood de papel: roteiros não filmados de Ben Hecht, Billy Wilder e Frances Marion” (Zazie, 2022). Em 2019 foi Fulbright Visiting Scholar da University of Chicago. Entre 2014 e 2016 participou da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Possui publicações em periódicos como Folha de São Paulo, Revista 451, revistas acadêmicas brasileiras e internacionais, como o Journal of Screenwriting.

Patrícia Trindade Nakagome

Patricia Trindade Nakagome é Professora Adjunta de Teoria Literária na Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Na graduação e no doutorado, realizou período de pesquisa na Freie Universität Berlin. É uma das líderes do grupo de pesquisa Leitores e Leituras na Contemporaneidade e integrante do Grupo de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Sua pesquisa está voltada para as dimensões éticas, políticas e afetivas da leitura literária e do ensino de literatura.

Paulo César Thomaz

Paulo C. Thomaz é desde 2010 professor de literatura brasileira e literaturas hispânicas na Universidade de Brasília. Tem experiência em docência e pesquisa na área de Literatura/Letras, com ênfase em literaturas brasileira e hispânicas recentes, entre as quais se inserem as expressões afrodescendentes e ameríndias latino-americanas. Atua maiormente com os seguintes temas em seu âmbito de pesquisa: biopolíticas, violências, catástrofes, diásporas, pós-humanismo crítico, teorias antiracistas e teorias feministas. No que diz respeito à teoria crítica e literária desenvolve estudos de tópicos como epistemologias alternativas, decolonialismos e póshumanismo crítico. Integra com outros pesquisadores o Grupo de Pesquisa em Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc) bem como o GT Literatura Brasileira Contemporânea, vinculado à ANPOLL. É Editor Chefe da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Em 2022, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre pós-humanismo crítico e literaturas recentes em espanhol e português na Universidade Rey Juan Carlos, em Madri, Espanha, e na Brown University, em Providence, EUA.

Paulo Petronilio Correia

Professor Associado de Filosofia da Educação na UnB/FUP. Pós Doutor em Teoria e Crítica Literária (2020), Pós Doutor em Performances Culturais (2017) Doutor pela UFRGS (2009). Mestre em Literatura Brasileira (UFSC), Mestre em Educação (UFSC). Graduado em Letras e em Filosofia. Atua no Programa de Pós Graduação em Literatura (UnB) PosLIT, na Linha de Pesquisa: Representação na Literatura Contemporânea e atua também no PPGPPIJ. É autor dos livros "Performances na encruzilhada: estética e aprendizagem no candomblé" e "Corpo, Estética, Diferença e ouras performances nômades", publicou "Pedagogia Trágica: um pensar humano demasiado humano na Educação" e "Gilles Deleuze e as dobras do sertão" e outros. Organizou o livro "Performances da Cultura: ensaios e diálogos". Organizou recentemente o livro ESCRITURAS PRETAS DE [R]EXISTENCIAS: NARRATIVAS, REBELDIAS E VIDAS TEIMOSAS (2023) e organizou também, pela editora Verona o livro DESOBEDIÊNCIAS DA CRÍTICA NAS ENCRUZILHADAS LITERÁRIAS (2023) e organizou o Dossiê da CERRADOS, Pela editora da UNB "LITERATURA NEGRA E INDÍGENA NO BRASIL: ORALIDADES, ANCESTRALIDADES, RESISTENCIAS" (2024). Tenho experiência em representação da diferença nas filosofias pós estruturalistas e nômades, de autores como Foucault, Deleuze-Guattari, experimentando conceitos como diferença, processo de subjetivação, rizomas, dobras e outros nomadismos. Estuda atualmente feminismos negros-decoloniais, teoria queer racializada, em diálogo com a literatura afro e negro-brasileira.

Pedro Mandagará

Pedro Mandagará é bacharel em Filosofia pela UFRGS e mestre e doutor em Letras (Teoria da Literatura) pela PUCRS. Fez pós-doutoramento na UFRGS (2012-2014) e na UFBA (2022-2023). Foi professora na Universidade Estadual de Roraima (2014-2015) e, desde 2015, é professor no TEL/UnB. Tem pesquisado literaturas de autoria indígena no Brasil na arte e na literatura.

Piero Luis Zanetti Eyben

Poeta, Psicanalista e Professor Associado 4 de Teoria da Literatura da Universidade de Brasília (2009-atual). Foi Pesquisador com bolsa de Produtividade do CNPq (entre 2013-2020). É Chercheur-associé ao Collège des Études Juives et de Philosophie Contemporaine - Centre Emmanuel Levinas, na Université Sorbonne. Professor Visitante na Université Paris Diderot, com bolsa CAPES. Possui pós-doutorado em Filosofia pela Université Sorbonne (2016); em Literatura pela Université Paris-Diderot (2019); e em Estudos de Gênero pela Université Paris 8 (2024). A partir de 2023, realiza pesquisa como visitante no Laboratoire d'études de genre et de sexualité (LEGS). Doutor em Literatura, tem experiência na área de Teoria Literária, Filosofia, Psicanálise. Membro Associado do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - Núcleo Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa "Escritura: linguagem e pensamento" e o Laboratório de Estudos da Insurreição: Sexualidade e Violência. Membro do Grupo de Pesquisa "Poesia Brasileira Contemporânea" (UFRJ). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Literatura (TEL-UnB), entre 2013 e 2015. Editor da coleção de ensaios "O Tranca Rua". Teve seus poemas publicados em diversos periódicos no Brasil e na França. Semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura (2024).

Regina Dalcastagnè

Regina Dalcastagnè é professora titular livre de literatura brasileira da Universidade de Brasília, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Criou e editou, por mais de 20 anos, a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Publicou, entre outros, os livros O prego e o rinoceronte: resistências na literatura brasileira (2021), Representación y resistencia en la literatura brasileña contemporánea (2015), Literatura brasileira contemporânea: um território contestado (2012), Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (2005), A garganta das coisas: movimentos de Avalovara, de Osman Lins (2000) e O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro (1996).

Roberta Cantarela

Professora Adjunta II de Português como Segunda Língua (PSL) no Curso de Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua (LSB - PSL), no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do grupo Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisa na área de Teatro Performático, Teatro Político e Teatro Bilíngue (Libras e português), com destaque para o estudo sobre o grupo teatral performático Living Theatre e sua co-fundadora Judith Malina. Doutora na área de Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, na Linha de Pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, exerce a função de Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura no Instituto de Letras da UnB e Coordenadora do Curso de Licenciatura Letras - Português EAD da UnB.

Robson Coelho Tinoco

Linhas de Pesquisa: Literatura e Outras Artes / Poéticas e políticas do texto

Rogério da Silva Lima

Rogério Lima é professor titular da Universidade de Brasília, Instituto de Letras, e possui mestrado e doutorado em Semiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Desenvolve a pesquisa Fixando o fugitivo: os usos da fotografia e do retrato na obra de Machado de Assis (FAPERJ/CNPq).
E-mail: rlima@unb.br.

Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha

Professora Associada IV de Grego na Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Estudos RHETOR – Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Antiga. Doutora em História Antiga pela Universidade de Londres (Royal Holloway - University of London), com bolsa integral da CAPES (2003-2007); pesquisadora visitante para pós-doutorado na Universidade de Oxford (Faculty of Classics/University of Oxford), com bolsa da CAPES 2018-2019 (Edital PVE-Júnior 2018). Organizou as obras Cinco Ensaios sobre a Antiguidade; História, Linguagem e Imagem na Oratória Clássica; e Estudos de Retórica e Oratória Antiga. Áreas de interesse: oralidade e escrita na Grécia; historiografia, oratória e retórica Grega; retórica e crítica literária na antiguidade grega; recepção da prosa grega na tradição clássica. Membra da Sociedade Brasileira de Retórica (gestão 2022-2023) e da International Society for the History of Rhetoric (2020-2025). Atuou na gestão universitária como Chefe do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (2016-2017) e como Diretora do Instituto de Letras (2022-2024), entre outras funções, desde sua admissão na UnB em 1995.

Sylvia Helena Cyntrão

Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília com Pós doutorado na PUC-RIO. Atua nas áreas de literatura portuguesa e brasileira. Linha de pesquisa ‘Literatura e outras artes’, com foco em Canção. Atuou como Sub -chefe do TEL e Vice-coordenadora do Póslit. É coordenadora do ‘Grupo de Pesquisa e Performances Poéticas contemporâneas , o VIVOVERSO’ e membro do Grupo de pesquisa ‘Textualidades contemporâneas: processos de hibridação’. Autora, entre outros livros de Como ler o texto poético, caminhos contemporâneos. Disponível em PDF, a pedido. Coordenadora do Programa de Pós -graduação em Literatura, gestão 2015-2016. ssylvia.c@gmail.com http://vivoverso.blogspot.com

Virginia Maria Vasconcelos Leal

Professora-Associada do Departamento de Teoria Literária e Literaturas e da Pós-Graduação em Literatura. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, Mestrado e Doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2019). Na graduação é professora de Teoria da Literatura. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, vinculado à Pós-Graduação em Literatura da UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, estudos de gênero, estudos ecocríticos e literatura de autoria feminina. Tem publicado artigos em coletâneas e periódicos, principalmente a respeito da representação de gênero e de autoria feminina na literatura contemporânea. Com Regina Dalcastagnè, organizou os livros Deslocamentos de gênero na narrativa brasileira contemporânea (Horizonte, 2010) e Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea (Zouk, 2ª ed, 2023).

Wiliam Alves Biserra

Mestre (2008) e doutor (2011) em literatura pela Universidade de Brasilia (UnB). Realizou pós-doutorado em literaturas de língua inglesa na UFMG(2013) e em Literatura e psicanálise na Universidade Goethe em Frankfurt-am-Main, Alemanha (2019). Concluiu o segundo doutorado (2021) pelo programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e cultura (UnB). Atualmente, é professor de literaturas de língua inglesa na universidade de Brasília (UnB), é terapeuta de orientação psicodinâmica com formação psicanalítica e de psicologia analítica junguiana, além de logoterapeuta.

PESQUISADOR COLABORADOR

Jackson Raymundo

Pós-doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa “Literatura, Sociedade e História da Literatura”. Especialista em Administração Pública Contemporânea pela UFRGS, com monografia sobre gestão cultural. Graduado em Letras pela UFRGS, com ênfase em Português-Italiano e respectivas literaturas. É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) desde 2022, onde já ministrou disciplinas sobre as representações da brasilidade na literatura e acerca do romance histórico. Foi professor da Especialização em Literatura Brasileira da UFRGS. Em 2019, teve a tese "A construção de uma Poética da Brasilidade: a formação do samba-enredo" indicada pelo PPG Letras da UFRGS (CAPES nota 7) ao Prêmio CAPES de Tese. É autor de 10 artigos em periódicos científicos, 2 livros, 4 capítulos de livros e 13 textos na imprensa, entre outras produções e participações, tratando sobretudo de cultura brasileira, história da literatura e da sociedade e política cultural.

Sidney Barbosa

Professor associado aposentado do Departamento de Teoria literária e literaturas (IL/TEL/UnB), atua como docente colaborador no PósLit/UnB. Possui o título de professor Livre-docente em História do Romance (UNESP), Doutor em Literatura Francesa (USP), Matrîse en Lettres Modernes (Université de Potiers) e Licenciatura em Português/Francês (FFCL/Franca). Recebeu a comenda “Palmes Académiques” do Governo Francês. Atua na linha de pesquisa “Literatura e outras artes” e aplica-se à reflexão sobre pintura, cinema, fotografia, teatro, música, arquitetura, quadrinhos, espaço e dança. Orienta pesquisas em IC, Mestrado, Doutorado e Estágio pós-doutoral. È fundador de dois Grupos de Pesquisa, o TOPUS e o LiterArtes, ambos inscritos no CNPq. Participa como autor, organizador e tradutor de várias obras acadêmicas.

Pular para o conteúdo