TESES

TÍTULO

DISCENTE

VÍNCULO EMPREGATÍCIO

ORIENTADOR(A)

ANO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FOCO: uma proposta de relação entre Gramática Gerativa, Inteligência Artificial e competências das Bases Curriculares contemporâneas

Cintya Cardoso De Oliveira Brito Gomes 

-

2024

Representação da população em situação de rua nos textos opinativos da Folha de S. Paulo ao longo de uma década (2011 a 2020)

Daniele Gruppi De Mendonca 

Universidade de Brasília, UnB - Jornalista

Viviane de Melo Resende

2024

Problematizando praxiologias translíngues na formação continuada de professoras de língua inglesa de Goiás

Dllubia Santclair Matias 

Secretaria de Estado de Educação e Cultura, SEDUCE

Kleber Aparecido da Silva

2024

"A gente não nasce mãe" : uma análise crítica discursiva sobre aborto clandestino e Justiça Reprodutiva a partir de narrativas de mulheres negras e suas redes de apoio

Jaqueline Coelho 

Instituto Federal de Brasília, IFB

Viviane Cristina Vieira

2024

Topicalização, constituência e ordem de constituintes em Libras

Joao Paulo Vitorio Miranda 

Universidade de Brasília, UnB

Dioney Moreira Gomes

2024

Tempo e causalidade na instanciação do macrogênero “capítulo do livro didático de História” acerca do processo de redemocratização brasileira.

Kelly Cristina Nunes de Oliveira

_

Edna Cristina Muniz da Silva

2024

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA

Lauro Sergio Machado Pereira 

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG

2024

LETRAMENTO, DISCURSO E IDENTIDADE NA EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE

Lucimar Franca Dos Santos Souza 

Universidade Católica Timorense São João Paulo II, UCT, Timor Leste

2024

Dislexia, consciência morfológica e consciência sintática : uma análise linguística de textos escritos por jovens e adultos em contextos de avaliação

Luisa Barbosa De Lima 

-

Dioney Moreira Gomes

2024

A METÁFORA NA LINGUAGEM DE ESPECIALIDADE DA DOR: Glossário Bilíngue Espanhol-Português

Marta Ingrith Molina Cabrera 

Universidade de Brasília, UnB

2024

TIPOS DE VERBOS E MUDANÇA DE VALÊNCIA NA LÍNGUA FALADA PELOS POVOS CANELA

Murilo Da Silva Barros 

Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF

2024

Um galo sozinho não tece uma manhã : contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento do letramento acadêmico

Ruy Martins Dos Santos Batista 

Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas, IFTO C

Ormezinda Maria Ribeiro

2024

UM MODELO DE POLÍTICA MACRO PARA O PLANEJAMENTO E DIFUSÃO DO PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – PLE E DAS DEMAIS LÍNGUAS DO BLOCO BRICS

Shashi Jaiswal 

Universidade de Brasília, UnB

2024

PRÁTICAS DISCURSIVAS DE FÉ E RELIGIOSIDADE: UMA PERSPECTIVA AUTOETNOGRÁFICA SOBRE A CONGADA DE CATALÃO-GOIÁS

Wellington Dos Reis Nascimento 

Universidade Federal de Goiás, UFG

2024

Vozes em contexto migratório : um sujeito sociocognitivo-discursivo em perspectiva no ensino de português língua adicional

Aline Cristina Oliveira das Neves

Universidade do Estado do Amazonas, UEA

Ana Adelina Lôpo Ramos

2023

Um olhar para a jornada linguística do surdo bilíngue : a importância da aquisição da libras (L1) na construção de conhecimento de mundo e na aprendizagem do português-por-escrito (L2)

Alliny de Matos Ferraz Andrade

Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS

Daniele Marcelle Grannier

2023

Estudo lexicográfico da língua medzeniakonai : proposta de um dicionário bilíngue e bidialetal baniwa-koripako-português

Artur Garcia Gonçalves

Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG

Thiago Costa Chacon

2023

Os ecos de nossas vozes na Universidade Aberta do Brasil : letramentos críticos reflexivos como práticas discursivo-identitárias de (re)existência

Camila Moreira Ramos

Superior Tribunal de Justiça, STJ

Juliana de Freitas Dias 

2023

Estado brasileiro, emancipação e seguridade social : um estudo discursivo crítico de editoriais do jornal Folha de S. Paulo

Claudio Passos Oliveira

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada 

Viviane de Melo Resende

2023

Práticas de escrita criativa autoral em comunidades como processo de construção do sujeito escritor : agência, protagonismo e consciência estilística

Edilan Kelma Nascimento Sousa

Tribunal Superior Eleitoral, TS

Juliana de Freitas Dias

2023

AIDS-entretenimento : a genealogia e os ecos sociossemióticos de um dispositivo da aids em redes sociais na internet

Fábio de Sousa Fernandes

 Universidade Federal do Oeste da Bahia

Viviane Cristina Vieira

2023

A pedagogia dos multiletramentos no ensino de português brasileiro como língua materna no ensino médio com base nas obras do PAS/UnB

Fernando Fidelix Nunes

 SEEDF

Maria Luisa Ortíz Alvarez

2023

Práticas sociais de pedagogia sistêmica ressignificando modos de pensar, sentir, (inter)agir e ser no contexto escolar : um estudo crítico do discurso

Franciene Soares Barbosa de Andrade

Unidade Regional de Educação Básica - UNIEB - CRET - SEDF

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

2023

“Aqui é Kalunga!” aspectos sócio-históricos e sintáticos da gramática Kalunga e a emergência de sujeitos locativos com interpretação de pessoa do discurso (definida e referencial) no português do Brasil

Francimária Lacerda Nogueira Bergamo

Ministério da Cultura, MINC

Eloisa Nascimento Silva Pilati

2023

Descrição dos aspectos da construção da textualidade – referenciação e sequenciação – nas interlínguas de surdos aprendizes de português escrito : subsídios para a elaboração de proposta metodológica de ensino e aprendizagem de português como segunda língua

Janete Alves de Almeida

 SEEDF

Daniele Marcelle Grannier

2023

Ressignificando o banzo : uma análise crítica de discursos antirracistas em canções de rap contemporâneas

Juliana Ferreira Vassoler

 SEEDF

Kleber Aparecido da Silva

2023

Um estudo sobre as propriedades morfossintáticas e semânticas dos verbos espaciais em Língua de Sinais Brasileira 

Keyla Maria Santana da Silva

Instituto Federal de Pernambuco, IFPE

Rozana Reigota Naves

2023

"É de laço e de nó". O itinerário de formação identitária de professores da educação do campo : um estudo no âmbito dos multiletramentos

Lucinete Maria da Silva

Instituto Federal do Piauí

Maria Luiza Ortiz Alvarez

2023

Uma construção discursiva : a identidade das bichas negras no Brasil

Marcondes Henrique Barbosa Silva

 SEEDF

Kleber Aparecido da Silva

2023

O povo da água : a emergência da língua Omágua-Kambeba de sinais, uma descrição multimodal

Marcos Roberto dos Santos

Universidade do Estado do Amazonas

Rosineide Magalhães de Sousa

2023

Parêmias especializadas em linguagem jurídica bilíngue

Neyara Macedo Coelho Barbosa

_

Enilde Faulstich

2023

Práticas discursivas e sociais da presença indígena na Universidade de Brasília : construindo caminhos para a permanência e troca de saberes sob o foco da análise de discurso crítica

Núbia Batista da Silva

_

Juliana de Freitas Dias

2023

Espelho, espelho meu, que tipo de leitor sou eu? : aspectos axiológicos de um fractal identitário emergente de leitor competente, sob as óticas hermenêutica e ecotransdisciplinar-fenomenológico-complexa

Rosyanne Louise Autran Lourenço

Colégio Pedro II; Colégio Militar de Brasília

Mariney Pereira Conceição

2023

Iconicidade no processo de criação de sinais-termo em Língua de Sinais Brasileira - LSB

Shisleny Machado Lopes

Universidade Federal do Piauí, UFPI

Enilde Leite de Jesus Faulstich

2023

Sistema pronominal e tipologia verbal na língua brasileira de sinais

Telma Rosa Andrade 

Universidade Federal de Uberlândia, UFU

Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles

2023

A situação sociolinguística e de letramento em língua nheengatu dos professores e alunos das escolas indígenas do município de Manaus, Amazonas

Ademar dos Santos Lima

IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

Rosineide Magalhães de Souza

2022

O discurso de resistência de egressas do Programa Mulheres Mil do Instituto Federal Goiano : uma análise de discurso crítica

Débora Sousa Martins

Instituto Federal Goiano, IF GOIANO 

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

2022

O Nheengatu de Stradelli aos dias atuais : uma contribuição aos estudos lexicais de línguas Tupí-Guaraní em perspectiva diacrônica

Edilson Martins Melgueiro

Prefeitura Muncipal de Coari Am, PMC 

Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

2022

Olimpíadas de linguística : mosaico de uma prática social baseada em problemas

Eduardo Cardoso Martins

Universidade Federal do Amazonas, UFAM 

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

2022

Morfossintaxe em Libras : categorias de nomes e verbos, predicados e sua relação com a omnipredicatividade

Fabiane Elias Pagy

Universidade de Brasília, UnB 

Walkíria Neiva Praça

2022

A nominalização em artigos de opinião sob o olhar da linguística sistêmico-funcional

Glaucia Cristina Maia Réga Serra

Colégio Militar de Brasília, CMB 

Edna Cristina Muniz da Silva 

2022

Aspectos morfossintáticos da variedade brasileira da Língua Japonesa falada no DF : uma perspectiva funcional-tipológica

Kaoru Tanaka de Lira Ferreira

Universidade de Brasília, UnB 

Flávia de Castro Alves

2022

O migrante chegou à escola : identidades e representações sociais no seu acolhimento linguístico

Marcelo Carmozini

CIL PARANOÁ / CRE PARANOÁ 

Mariney Pereira Conceição

2022

Um estudo exploratório sobre os efeitos da metodologia linguística ativa na aprendizagem de rotina em L2 na Educação Básica

Marina Soares Nunes

Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEEDF 

Eloisa Pilati

2022

Autoetnografias de mulheres da licenciatura em educação do campo FUP/UnB : letramentos, resistência e inclusão

Silvia Naara da Silva Pinto de Oliveira

Centro Universitário, UDF 

Rosineide Magalhães de Sousa

2022

Letramentos e visão sociolinguística : o refletir e o agir na formação docente de povos do campo

Vângela do Carmo Oliveira Vasconcelos

Universidade de Brasília, UnB 

Rosineide Magalhães de Sousa

2022

Memórias, identidades e territórios periféricos: decolonizar os estudos discursivos críticos

Wellington Pedro da Silva

Organização das Nações Unidas para a Educação, UNESCO 

Kleber Aparecido da Silva

2022

Autismo e metáforas multimodais : um estudo discursivo crítico e sociointeracional

Alex Bezerra Leitão

Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF, Brasil

Rodrigo Albuquerque Pereira

2021

Discurso e letramentos críticos com perspectiva de gênero social e intersecções : uma experiência em escola-campo

Amanda Oliveira Rechetnicou

Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil 

Viviane Cristina Vieira

2021

Interação comunicativa virtual : avatares e simulacros na comunidade de fala virtual ATEA

Anderson Nowogrodzki da Silva

Universidade Federal de Goiás, UFG

Hildo Honório do Couto

2021

Uma recontextualização de discursos sobre dissidências de gênero e sexualidade : algumas possibilidades de se fazer transformação da/na escola

Emmanuel Henrique Souza Rodrigues

Instituto Federal de Brasília, IFB 

Viviane Cristina Vieira

2021

O outro nas relações Franz Caspar e os Tuparí

Erly Kiel Rosa de Aguiar

Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

2021

Criação de sinais-termo : o conceito na descrição das estruturas sintáticas em Português para surdos

Falk Soares Ramos Moreira 

Instituto Federal de Brasília, IFB 

Enilde Leite de Jesus Faulstich

2021

Ações letradas como construção social : práticas de letramentos de pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública

Girlane Maria Ferreira Florindo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ

Maria Izabel Santos Magalhães

2021

Sistema de cotas sociais : a transposição da linha abissal : possibilidades e constrangimentos : construções identificacionais e representações discursivas

Gissele Alves

Instituto Federal de Brasília, IFB 

Juliana de Freitas Dias ULIANA DE FREITAS DIAS

2021

A estrutura argumental e a voz reflexiva e reflexiva recíproca na Língua de Sinais Brasileira

Hely César Ferreira

Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM

Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles

2021

Discurso sobre a inclusão em escolas de línguas : o protagonismo dos alunos surdos e dos alunos cegos

Juliana Araújo Ribeiro

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEDF 

Maria Luiza M. S. Coroa

2021

Material didático de português brasileiro para migrantes e refugiados venezuelanos : desdobramentos multimodais, discursos e integradores de línguas em contato

Larisse Lázaro Santos Pinheiro

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB 

Janaína de Aquino Ferraz

2021

Enciclolibras : produção sistematizada de sinais-termo em língua de sinais brasileira em novos eixos temáticos : LSB e LGP : ("Proposta Enciclopédica : EncicloSigno em contexto")

Messias Ramos Costa

Universidade de Brasília, UnB 

Enilde Leite de Jesus Faulstich

2021

Sinais-termo da área de Traumatologia e Ortopedia : uma proposta de glossário bilíngue em Língua Portuguesa-Língua de Sinais Brasileira

Renata Rodrigues de Oliveira Garcia

Universidade Federal de Goiás, UFG 

Enilde Leite de Jesus Faulstich

2021

Ensino de inglês no contexto superior : analisando conceitos de identidades de raça e de classe por uma perspectiva crítica

Romar Souza Dias

Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, UNEB

Francisca Cordelia Oliveira da Silva

2021

O discurso sobre a mulher nas produções textuais de alunas da EJA

Schneider Pereira Caixeta

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG 

Maria Luiza M. S. Coroa

2021

A vulnerabilidade comunicativa em audiências nas varas de relações de consumo : uma análise à luz da ecolinguística

Tadeu Luciano Siqueira Andrade

Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, SEC 

Hildo Honório do Couto

2021

Análise do tratamento da terminologia da Matemática em livros didáticos e dicionários escolares do Ensino Fundamental I

Tânia Borges Ferreira

Secretaria de Educação do Distrito Federal, GDF 

Dioney Moreira Gomes

2021

Pular para o conteúdo