HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) foi criado por recomendação de especialistas enviados pela Agência CAPES à Universidade de Brasília em 1999, a partir de um Programa em Língua Inglesa, descontinuado posteriormente. Acatando a recomendação da Agência, o Departamento criou um programa totalmente novo. A partir do ano 2000, iniciou-se a instalação do novo Programa com foco no Ensino de Línguas e a consequente renovação do quadro de docentes, acomodando docentes e disciplinas em Tradução. O projeto inicial foi reformulado em 2008 sobre as ideias iniciais ainda valorizadas pela equipe de docentes formada naquele período.

Em 2008, separaram-se os docentes da Tradução para constituir o próprio programa no Departamento. Iniciou-se, portanto, um período com melhor definição de áreas que vêm crescendo desde então. A partir de 2015, iniciou-se a reestruturação do Programa, envolvendo intensa organização político-institucional interna e a renovação de seu Quadro de Docentes. Destaca-se a ampliação de sua estrutura física e tecnológica, a internacionalização do Programa e a ampliação dos meios para a sua maior Inserção Social nos âmbitos local e regional. Esse projeto foi reconhecido como merecedor de nota 4.0 pelo desempenho no quadriênio 2013-2016, o que permitiu que o mesmo alcançasse condições de pleitear o Curso de Doutorado em Linguística Aplicada.

O ano de 2019 representa a consolidação de uma marca aplicada do PPGLA, no qual o programa cumpriu dez anos de existência, alcançando seu recorde histórico de alunos ingressantes (26), presença de alunos da graduação em disciplinas da pós-graduação (10), e de docentes admitidos ao núcleo permanente (5). Nesse ano, o programa alcançou quinze (15) professores, marcando um momento importante de melhores condições de oferta do Curso em bases nacionais e uma nova etapa de consolidação do curso. O programa de mestrado, não mais muito jovem, conforme se julgava até recentemente, mostra agora possibilidades concretas e maduras de avançar para o nível de doutorado, formando quadros estáveis para a formação de pesquisadores, que podem representar diversas fases do ensino de línguas no país, que ainda se mostra amplamente carente no país como um todo, e, especificamente, limitado em oferta na grande região Centro-Oeste. A trajetória consolidada mostra a importância do investimento no real objeto do Programa em novos objetos de pesquisa aplicada nos contextos de ensino, formação e aquisição de línguas no país. A área de concentração na formação docente registrou novas escolhas teóricas e aponta agora para a importância dessa interdisciplinaridade com a área de TI. A segunda linha de pesquisa, que se reduzia somente à interculturalidade, foi ampliada para incluir práticas escolares (discursos pedagógicos, materiais didáticos) vinculadas a questões de identidade, interação e práticas discursivas.

Dessa forma, o PPGLA desempenha um papel importante na formação de docentes e pesquisadores na região Centro-Oeste do Brasil, recebendo também alunos de outros estados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país, bem como estudantes de outros países. 

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