AUTOAVALIAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB) instituiu um processo permanente de autoavaliação, seguindo as diretrizes do documento intitulado Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, o qual foi elaborado por Grupo de Trabalho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2019 (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf).   

Para o cumprimento dessa política da CAPES e como uma de suas primeiras ações, o Colegiado do Programa estabeleceu, no Regulamento do PPGL, aprovado em 2023 pelas instâncias competentes da UnB, o seguinte: 

Art. 9º Será designada uma Comissão Permanente de Estudos e Autoavaliação do PPGL com a finalidade de estudar o desempenho do Programa nas avaliações das agências de fomento e coordenar subcomissões temáticas para analisar e propor soluções para as demandas identificadas no processo de autoavaliação.  

Parágrafo único. A comissão e as subcomissões serão nomeadas pelo/a Coordenador/a, após indicação dos membros pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação, e o mandato dos membros será de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

O processo de autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Linguística tem sido conduzido pela Comissão e pelas Subcomissões desde 2022 e consiste em analisar o desempenho do PPGL, identificando, do conjunto de práticas realizadas pelo corpo docente, discente, pelos técnicos e por outros agentes que fazem parte do Programa, os pontos positivos e aqueles que podem ser aprimorados. Como resultado desse processo, o PPGL passou a dispor de dados concretos que permitem ao Colegiado realizar reflexões circunstanciadas para buscar estratégias e metodologias com vistas ao desenvolvimento de ações acadêmicas cada vez mais qualificadas, que resultarão em contribuições relevantes para a sociedade.   

A autoavaliação do PPGL é de caráter contínuo, formativo e processual, e se compõe das seguintes etapas: 

Sensibilização dos envolvidos no processo 

Diagnóstico do Programa 

Elaboração do Projeto de Autoavaliação 

Método e instrumentos de geração de dados 

Análise dos dados 

Organização de seminários de autoavaliação 

Apreciação de demandas e resultados pelo Colegiado do Programa 

Divulgação de resultados por meio de relatórios divulgados no site do Programa de Pós-Graduação em Linguística. 

A Comissão de Autoavaliação conta com a participação de docentes vinculados às duas áreas de concentração do PPGL, representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, e estudantes egressos que atuam na sua área de formação. 

A Comissão de Estudo e Autoavaliação do PPGL é composta por docentes vinculados às duas áreas de concentração do PPGL, representantes discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado, estudantes egressos que atuam na sua área de formação, representante técnico-administrativo, representante indicado pela Pró-Reitoria e membro da comunidade externa.

É importante ressaltar que a participação dos atores sociais que compõem o PPGL, no processo de autoavaliação, produzirá resultados que pretendem aprimorar, por meio de metas de curto, médio e longo prazo, o desempenho do Programa. 

Coordenação do PPGL 

   

AUTOAVALIAÇÃO
 
– Projeto de Autoavaliação (em elaboração) 

– Comissão e Subcomissões de autoavaliação

Comissão de autoavaliação
Professores Helena da Silva Guerra Vicente (Presidente), Marcus Vinicius da S. Lunguinho, Heloisa Maria M. L. A. Salles, Ronaldo Mangueira Lima Junior, Vagner José Santana (discente doutorado), Bruna Lima de Souza (discente mestrado), Bruno Pilastre de Souza Silva Dias (discente egresso doutorado), Gina Vieira Ponte Albuquerque (discente egressa mestrado), Ana Emília Cullen Vaz (técnica administrativa), Juliana de Freitas Dias (representante indicada pela Pró-Reitoria).
 
Subcomissões de autoavaliação
1. Produção acadêmica e periódicos associados ao PPGL
Paulo Medeiros Júnior (coordenador), Rosineide M. de Sousa e Edna Cristina Muniz da Silva
 
2. Internacionalização, regionalização e impacto social (âmbitos nacional e internacional)
Thiago Costa Chacon (coordenador), Viviane de Melo Resende, Ana Beatriz Barbosa de Sousa e Kleber Aparecido da Silva
 
3. Infraestrutura, apoio discente e acessibilidade
Heloisa Salles (coordenadora), Eloisa Pilati e Enrique Huelva Unternbäumen
 
4. Egressos e nucleação
Cíntia da Silva Pacheco (coordenadora), Letícia Correa Celeste, Ulisdete R. de Souza Rodrigues, Patrícia Tuxi dos Santos, Bruno Pilastre de Souza Silva Dias e Gina Vieira Ponte Albuquerque
 
5. Gerenciamento de informações para alimentação do site do PPGL
Michelle Vilarinho (coordenadora), Abdelhak Razky e Walkíria Neiva Praça
 
6. Integração entre a graduação, a pós-graduação e a extensão
Ronaldo M. Lima Junior (coordenador), Flávia de Castro Alves e Francisca Cordélia O. da Silva
 
7. Estruturação curricular e acadêmica; Regulamento do PPGL e critérios de credenciamento
Dioney Moreira Gomes (Coordenador), Rodrigo Albuquerque Pereira e Marcus Vinicius da Silva Lunguinho
 

Seminário de Autoavaliação do PPGL 2025 – 1a plenária, realizada em 31.01.2025

Seminário de Autoavaliação do PPGL 2025 – 2a plenária, realizada em 07.02.2025

Coordenação do PPGL - da esquerda para a direita: Profa. Dra. Helena Guerra Vicente 2020-2021; Profa. Viviane Vieira 2024-2025 e Profa. Dra. Rosineide Magalhães 2022-2023.
Coordenação do PPGL - da esquerda para a direita: Profa. Dra. Rosineide Magalhães 2022-2023; Profa. Dra. Helena Guerra Vicente 2020-2021; Profa. Viviane Vieira e Profa. Dra. Aveliny Lima 2024-2025.
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