Letras – Língua Francesa e Respectiva Literatura - Bacharelado​

O Curso de Bacharelado em Letras – Língua Francesa e Respectiva Literatura oportuniza a seus bacharéis formarem-se como pesquisadores interculturalmente competentes, com espírito crítico e científico cultivados ao longo de sua vivência nas diferentes atividades, projetos e eventos acadêmicos que envolvem o desenvolvimento de pesquisas acerca da língua, da literatura francesa e da cultura francófona. Pretende-se que o egresso seja identificado por múltiplas competências e habilidades, dentre as quais se incluem: domínio do uso da língua francesa e conhecimento das literaturas em língua francesa; visão crítica a respeito das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias; reflexão analítica e crítica sobre as literaturas francófonas; percepção dos diferentes contextos interculturais e socioeconômicos que dão suporte às variedades linguísticas e aos textos literários e não literários.

O curso foi criado pela Resolução s/n de 01/03/1962 e, posteriormente, reconhecido pelo Decreto nº 71.156/1972, no âmbito do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília.

Perfil:

O perfil de quem ingressa no curso de Bacharelado em Letras – Língua Francesa e Respectiva Literatura geralmente reflete uma paixão pela leitura e um profundo interesse pela cultura francesa e francófona. Esses estudantes buscam um aperfeiçoamento constante tanto no âmbito cultural quanto no profissional, evidenciando o desejo de refletir teoricamente sobre a linguagem e seus múltiplos usos. Além disso, apresentam disposição para utilizar novas tecnologias na aprendizagem e reconhecem sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente. Essa mentalidade de aprimoramento constante é essencial para se adaptar aos desafios e às evoluções do campo de estudos linguísticos e culturais, especialmente no ensino e no uso do francês como língua estrangeira.

Mercado de trabalho:

O egresso do curso de Letras – Bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura poderá atuar em diversas áreas associadas à produção de conhecimento literário e intercultural, notadamente os de origem francófona, mas também nos que envolvem a

língua portuguesa e a cultura brasileira. Destacam-se áreas como crítica literária, revisão textual, edição e desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, o graduado pode atuar na assessoria a serviços de cooperação cultural (consulados, embaixadas). Brasília sedia, dentre outros, o Ministério das Relações Exteriores e embaixadas de países francófonos, o que contribui para um aumento da demanda por profissionais que dominem a língua francesa.

O curso na UnB:

O curso de graduação em Letras – Língua Francesa e Respectiva Literatura oferece um fluxo curricular flexível, distribuído entre disciplinas obrigatórias, optativas e de módulo livre. Dessa forma, os estudantes podem personalizar sua formação de acordo com seus interesses acadêmicos e aproveitar a ampla oferta de disciplinas disponíveis no curso e na universidade. Os componentes curriculares obrigatórios focam no desenvolvimento de competências essenciais para profissionais especializados na língua francesa: competência linguística e comunicativa, conhecimento linguístico teórico, permitindo o desenvolvimento da competência em língua estrangeira e capacidade de reflexão sobre fatos e fenômenos da língua. Além disso, o curso proporciona um aprofundamento em conhecimentos literários avançados e direto de obras importantes para a compreensão da literatura em língua francesa. Esse grupo conta com componentes curriculares sobre as literaturas da França e de outras comunidades francófonas (ADD) presentes na Europa, nas Américas e na África.

● Habilitação: Letras/Língua Francesa e respectiva Literatura – Bacharelado

● Unidade Acadêmica: TEL/LET

● Turno: Diurno

● Vagas por semestre: 13 vagas por semestre / 26 vagas anuais

Pular para o conteúdo