Letras - Língua Inglesa e Respectiva Literatura – Licenciatura​

O Curso de Letras – Língua Inglesa e Respectiva Literatura – Licenciatura atende a uma demanda significativa por professores de língua inglesa e literatura. Além de formar profissionais para a docência nos Ensinos Fundamental, Médio e em Institutos Federais, o curso prepara educadores aptos a atuar em cursos livres (escolas de línguas) e em projetos de ensino customizados e/ou personalizados para grupos ou indivíduos. Há também a possibilidade de formação continuada para os egressos com perfil de pesquisadores, por meio do ingresso em Programas de Pós-Graduação.

Perfil:

Em geral, quem ingressa no curso se interessa pela língua inglesa ou por sua literatura. Há estudantes que ingressam no curso pois querem entender melhor como se dá o processo de aquisição de uma língua estrangeira.

Mercado de trabalho:

O caminho mais comum para os formados em Letras – Licenciatura com habilitação em Inglês é a docência, mas o curso também oferece outras possibilidades de atuação. Os graduandos devem optar pela função que mais se adeque ao seu perfil e habilidades. Por isso, as oportunidades de trabalho após a formatura são diversas.

A demanda por professores é alta, e esses profissionais podem atuar nos Ensinos Fundamental e Médio, além de escolas de idiomas e aulas particulares. No Distrito Federal, escolas bilíngues são outra opção para o profissional formado em Letras – Língua Inglesa e Respectiva Literatura – Licenciatura, pois elas exigem domínio fluente da língua materna e estrangeira, bem como habilidades didáticas.

O graduando pode optar também por seguir carreira acadêmica e realizar pesquisas em estudos literários, linguísticos e outros assuntos relacionados à área. Em outra instância, após a continuidade dos estudos e a obtenção da titulação necessária, esses profissionais podem atuar como professores de nível superior na rede pública e privada do DF e de outros estados.

Os egressos do curso podem atuar também como revisores e consultores nas áreas de linguística e literatura.

O curso na UnB:

Os componentes que compõem o currículo se dividem em obrigatórios, optativos e eletivos. O conjunto dos componentes obrigatórios deve ser cursado em sua totalidade por todos os alunos do curso. São componentes teóricos das áreas de formação do professor, linguística e literatura. Há também componentes que desenvolvem práticas educativas na Educação Básica e em escolas de línguas.

Além da exigência dos componentes obrigatórios, os componentes optativos podem formar cadeia de seletividade, caso em que é exigida a aprovação em um ou alguns entre uma lista de componentes de tópicos conexos.

O sistema de integralização de horas da UnB oferece também a possibilidade de o aluno integralizar parte da exigência de carga horária cursando componentes que não fazem parte da grade curricular do seu curso, mas que são oferecidos pela UnB em outras unidades.

● Habilitação: Licenciatura

● Unidade Acadêmica: LET

● Turno: Diurno

● Vagas por semestre: 22

Pular para o conteúdo