Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: 

Linguagem, Práticas Sociais e Educação

  • Linha de Pesquisa 1 – Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas

Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre os vários aspectos dos processos de ensinar, aprender e avaliar línguas em diferentes contextos educacionais, mídias e tecnologias. Reúne também estudos sobre a formação, o fazer e a ação docentes no ensino e na aprendizagem de línguas, bem como o desenvolvimento do conhecimento linguístico e comunicativo por meio de materiais didáticos e práticas da educação linguística em geral.

Docente

Projeto(os)

Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa

Aline Fonseca de Oliveira

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Aspectos prosódicos do espanhol falado por brasileiros: análises e implicações didáticas (2023)
  2. Diretrizes didáticas para o ensino da pronúncia de línguas não maternas (2023)
  3. A didática da pronunciação na formação de professores de língua espanhola (2021)
  • Didática da língua oral no ensino-aprendizagem de línguas;
  • Estudos sobre entonação;
  • Formação de professores de línguas.


Ana Emília Fajardo Turbin

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Educação Bilingue no DF (2021-2024)
  2. Educação infantil e práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais para o ensino remoto de inglês para crianças: alternativas (2021-2024)
  3. Desemaranhar o emaranhado de metodologias, abordagens e técnicas de ensino de língua inglesa em escolas da rede pública no Distrito Federal-DF para compreendê-lo (2021-2024)
  4. Multiletramento e Multimodalidade : aprendizagem integrada de língua inglesa e conteúdo.Ensino Fundamental, últimos anos (2020-2024)
  5. Inteligência artificial e tecnologias na educação linguística (2025)
  • Formação de professores de Língua Estrangeira;
  • Multiletramentos discursivos;
  • Material didático no ensino de Língua Estrangeira.


Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Demandas linguístico-discursivas e sociocognitivas de instrumentos para avaliação de línguas adicionais (2021)
  2. Avaliação orientada para a aprendizagem de línguas em contextos diversos (2021)
  • Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas;
  • Formação de professores de inglês na perspectiva sociodiscursiva;
  • Letramento em avaliação de línguas;
  • Avaliação de larga escala;
  • Letramento em avaliação para agentes públicos;
  • Avaliação de línguas e políticas públicas.


Janaína Soares Alves (Professora Colaboradora)

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Ensino de Línguas Estrangeiras para crianças (2021)
  2. Falsos amigos e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem (2021
  • Formação de professores de espanhol;
  • Ensino de línguas para crianças.


Joara Martin Bergsleithner

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Processos cognitivos atencionais e instrucionais na formação de professores e aprendizes em L2 (2021)
  2. Atenção e Aprendizagem em L2 (2022)
  • Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira e segunda língua;
  • Psicolinguística e recursos atencionais e instrucionais.


Kyoko Sekino

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Desenvolvimento metodológico de pesquisas empíricas de aprendizagem e aquisição de L2 (2021)
  • Psicolinguística;
  • Ensino e aprendizagem de língua japonesa.


José Carlos P. de A. Filho

(aposentado)

  1. Perspectiva de um Modelo Global da Formação e Práticas Renovadoras e da Epistemologia da Disciplina Ensino de Línguas (2021)

Maria del Carmen de la Torre Aranda

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Narrativas transmídia e educação em línguas na cultura digital (2023)
  2. Programa Internacional de investigação Científica Nantes, Aveiro, Brasília – PICNAB (concluído 2023)


  • Narrativas transmídia;
  • Tecnologias e formação de professores;
  • Oralidade e interação online.


Mariana Rosa Mastrella de Andrade

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Universidade e escola na formação de professores(as) de línguas: identidades, letramentos e (de)decolonialidades (2021)
  • Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva do letramento crítico;
  • Formação crítica de professores de línguas;
  • Escola e Universidade na formação de professores de línguas.


Vanessa Borges de Almeida

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Letramentos e ações avaliativas em contextos de ensino de línguas (2021)



  • Avaliação, ensino e aprendizagem de línguas;
  • Formação de professores.


Yamilka Rabasa Fernandez

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Formação de professores de línguas (espanhol): dimensões, materiais didáticos, práticas (2025)


  • Os estudos sobre a Proposta Multirrede-Discursiva;
  • A formação de professores interculturais de espanhol;
  • Fatores socioculturais no ensino-aprendizagem de espanhol;
  • Análise e complementação de livro didático.


Yuki Mukai

(Linha de Pesquisa 1)

  1. Ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira e Bilinguismo (2022-atual)
  2. Construção de crenças dos alunos de língua japonesa em relação às partículas wa e ga o (2021-2022)
  3. Crenças, ações e emoções dos agentes engajados no ensino-aprendizagem de línguas (2021-atual)
  4. Crenças e consciência gramatical de aprendizes avançados de japonês cuja língua materna é o português (2023-2024)



  • Aquisição de segunda língua;
  • Ensino-aprendizagem de línguas;
  • Estudos de crenças.


  • Linha de Pesquisa 2 – Língua, cultura e sociedade

Esta linha ocupa-se das diferentes formas de inter-relação e interdependência entre língua, cultura e identidades nas diversas relações entre linguagem, sociedade e educação. Também abriga trabalhos sobre práticas de linguagem nas mais ampliadas e diversas esferas sociais.

Docente

Projeto(os)

Temas de interesse a partir do projeto de pesquisa

Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera Ordonez

(Linha de Pesquisa 2)

  1. Intercompreensão IC - Línguas em contato pela plataforma MIRIADI (2021)
  • Intercompreensão das línguas geneticamente aparentadas;
  • Estratégias lexicais de intercompreensão das línguas românicas.


Fidel Armando Cañas Chavez

(Linha de Pesquisa 2)

  1. Identidades de aprendizes e docentes de línguas em processos de imersão (2021)
  • Identidades na aprendizagem de línguas;
  • Didática das línguas;
  • Português como segunda língua;
  • Programa PEC-G e seus desdobramentos no Brasil.


Lúcia Maria Assunção Barbosa

(Linha de Pesquisa 2)

  1. PROACOLHER: português como língua de acolhimento (2021-2024)
  • Língua, cultura, interculturalidade;
  • Português como língua de acolhimento.


Mariana Rosa Mastrella de Andrade

(Linha de Pesquisa 2)

  1. Identidades, Emoções e Práticas de Letramento no ensino-aprendizagem e na formação de professores/as de línguas.
  • Identidades sociais, cultura e ensino de línguas.


Sabrina Lima de Souza Cerqueira

(Linha de Pesquisa 2)

  1. Prohabla, Prodiscurso (2023)
  • Formação de professores de línguas, entoação, fonopragmática, pragmática.


Yamilka Rabasa Fernandez

(Linha de Pesquisa 2)

  1. A Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D): componentes e lineamentos para a formação em línguas (materna e estrangeiras) (2021)
  2. Língua-Cultura/Literatura em perspectiva discursiva na formação de professores de espanhol (2021)
  • Formação de professores de espanhol e processos discursivos;
  • Literatura cubana de autoria de mulheres no ensino de línguas.


Pular para o conteúdo