LIVROS E CAPÍTULOS

2021 - 2024

Ana Beatriz Barbosa de Souza

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. Souza, Ana; Sílvia Melo-Pfeifer (Org.) . Portuguese as a Heritage Language ? a pluricentric perspective. 1. ed. Pontes Editores, 2021. v. 1. 220p . 
  2. Souza, Ana; SILVA, K. A. (Org.) . O Ensino de Portugues do Brasil – uma heranca, um acolhimento. 1. ed. Londres: JNPBooks, 2020. v. 1. 205p . 
  3. SOUZA, A.; ALVAREZ, M. L. O. (Org.) . Português como Língua de Herança ? uma disciplina que se estabelece. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. v. 1. 368p 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. SOUZA, A.. Religion in community language schools ? the beliefs of Brazilian teachers in England. In: Ken Cruickshank; Joseph Lo Bianco; Merryl Wahlin. (Org.). Community and Heritage Languages Schools Transforming Education: Research, Challenges and Teaching Practices. 01ed.Melbourne: Routledge, 2023, v. 01, p. 277-292. 
  2. Souza, A.. Commentary – Part 1. In: Vally Lytra; Cristina Ros i Solé; Jim Anderson; Vicky Macleroy. (Org.). Liberating Language Education. 1ed.Bristol: Multilingual Matters, 2022, v. 1, p. 91-96. 
  3. Souza, A.; Barradas, Olga . Português na Inglaterra: Cultivando Comunidades de Prática. In: Maurício Neto; Aldenice Couto. (Org.). Língua, Linguagem e Vida ? Homenagem à Maria Luiza Ortiz Alvarez. 01ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 01, p. 227-265. 
  4. Rita Dorneles ; Souza, Ana . Português Brasileiro como uma língua comunitária ? a jornada de treinamento de uma professora em Londres. In: Maria Luisa Ortiz Alvarez; Janaína de Aquino Ferraz; Rodrigo Albuquerque; Christiane Moisés. (Org.). Bilinguismo e Línguas de Herança: Construindo Pontes e Diálogos entre Línguas-Culturas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 355-368. 
  5. Souza, A.; Sílvia Melo-Pfeifer . Introduction ? Portuguese in Europe: Collaboration in teaching and researching. In: A. Souza; S. Melo-Pfeifer. (Org.). Portuguese as a Heritage Language in Europe ? a pluricentric perspective. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 11-22. 
  6. Sílvia Melo-Pfeifer ; Souza, A. . Portuguese Portuguese as a Heritage Language: teaching and learning from a pluricentric perspective. In: A. Souza; S. Melo-Pfeifer. (Org.). Portuguese as a Heritage Language in Europe ? a pluricentric perspective. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 23-48. 
  7. Souza, A.; Barradas, Olga . Portuguese in England: Cultivating Communities of Practice. In: A. Souza; S. Melo-Pfeifer. (Org.). Portuguese as a Heritage Language in Europe ? a pluricentric perspective. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 49-84. 
  8. SOUZA, A.. A institucionalização de mudanças curriculares ? reflexões sobre o contexto POLH. In: CamilaLIra; Ana Luisa Oliveira de Souza; MonicaLupetti. (Org.). O POLH (Português como Língua de Herança) na Europa -Vol. 3. 1ed.Lisboa: Sagarana, 2021, v. 3, p. 93-104. 
  9. Souza, A.; BARBOSA, L. . Língua de Herança e Língua de Acolhimento: Pontos de encontro no Ensino-aprendizado de Português. In: Ana Souza; Kleber Silva. (Org.). O Ensino de Português do Brasil ? uma herança, um acolhimento. 1ed.Londres: JNPBooks, 2020, v. 1, p. 13-52. 
  10. SOUZA, A.; VIZENTINI, M. . Refletindo sobre currículo: o POLH hoje e amanhã. In: Ana Souza; Maria Luisa Ortiz Alvarez. (Org.). Português como Lingua de Herança ? uma disciplina que se estabelece. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2020, v. 1, p. 333-360. 
  11. Souza, A.; LIRA, C. . O Professor de POLH: perfil e desafios profissionais. In: Maria de Lurdes Gonçalves; Sílvia Melo-Pfeifer. (Org.). PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.Lisboa: LIDEL, 2020, v. 1, p. 117-134. 
Flávia de Castro Alves

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. KOGA, D. I. E. ; Castro Alves, Flávia de . Cisão de alinhamento em duas línguas Jê Setentrionais: Canela e Kajkwakhratxi (Tapayuna). In: Facundes, Sidi et al.. (Org.). Estudos sobre Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia. 1ed.Belém: Editora dos autores, 2023, v. 1, p. 73-84. Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Número da revisão: 1; ISBN: 9786500748147. 
Hildo Honório do Couto

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. Couto, Hildo Honório. A linguagem rural da região de Major Porto, município de Patos de Minas (MG): Uma visão linguístico-ecossistêmica. Campinas: Pontes Editores, 2021, ISBN 978-65-5637-151-1. 
Izabel Magalhães

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

MAGALHÃES, I.; SILVA, K. L. da; ARGENTA, J.; PEREIRA, R. Languageliteracyand healthdiscourse in Brazil’s national health system. Lanham, MD, USA: Lexington Books, 2022. 

Maria Carmen Aires Gomes

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. GOMES, M. C. A.; XAVIER, M. R. P. (Org.) ; PEREIRA, L. I. (Org.) . Gênero, sexualidades e violências. 1. ed. Viçosa: Divisão de Gráfica Universitária / UFV / Editora UFV, 2023. v. 1. 282p . 
  2. LIMA, B. A. F. (Org.) ; GOMES, M. C. A. (Org.) . Estilos e Discursos: contribuições para estudos da Linguagem. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 256p . 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. GOMES, M. C. A.; GONZALES, C. ; DUTRA, P. ; GOMES, A. C. A. ; PEDROSA, M. . Pobreza/Dignidade Menstrual, Meio Ambiente e Ciência: Enredando o Caleidoscópio em Escolas do DF. In: LIMA, Erondina; BARRETO, Lívia, FERREIRA, Olgamir. (Org.). Mulheres e Meninas na Ciência. 1ed.Brasília: LaSUS, FAU, 2024, v. 1, p. 12-20. 
  2. CARVALHO, A. B. ; GOMES, M. C. A. . Análisis Crítico Interseccional: una propuesta en construcción. In: Karen Miladys Cárdenas Alamza; Nino Angelo R. Maza; Elizabeth Flores Salgado; Alexcina Oliveira Cirne. (Org.). Estudios del Discurso: política, violencia y crisis sanitaria. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2024, v. 1, p. 7-304. 
  3. GOMES, M. C. A.; SILVA, K. A. ; COLLINS, P. H. . Interseccionality, Epistemic Opression and Resistence: an interview with Patricia Hill Collins. In: Kleber Aparecido da Silva; Paula Cobucci. (Org.). Perspectivas Decoloniais nos estudos da linguagem. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2024, v. 16, p. 427-456. 
  4. GOMES, M. C. A.; CARVALHO, A. B. . Discursos Extremistas de Direita e os ataques às escolas brasileiras: práticas de letramento crítico e decolonial. In: Daniel Mazzaro;Elzimar de Marins-Costa. (Org.). Discurso e Educação Linguística: diálogos possíveis. 1ed.Campinas, SP: Editora Pontes, 2024, v. 1, p. 100-120. 
  5. GOMES, M. C. A.. Entrevista concedida à Guilherme Brent. De que forma os escritos de Kress se fazem presentes na gênese e no desenvolvimento da ACD?. In: SANTOS, Z.B.; GUALBERTO, C.L. (Org.). Semiótica Social e multimodalidade : Um tributo a Gunther Kress. 1ed.Vitória: UFES, 2023, v. 48, p. 141-166. 
  6. GOMES, M. C. A.. POBREZA MENSTRUAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVO-CRÍTICA DA CADEIA DE GÊNEROS SOBRE O PROJETO DE LEI N° 4968, DE 2019. In: Fabíola Sartin; Sara Regina Scotta Cabra. (Org.). DISCURSO(S) E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NO BRASIL. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2023, v. 1, p. 150-170. 
  7. CARVALHO, A. B. ; GOMES, M. C. A. . #CHEGADELGBTFOBIA: analisando a ressignificação de discursos fóbicos. In: Juan Pablo Chiaparra; Joelma Siqueira Santana; Aparecida de Araújo; Ana Luiza Gediel. (Org.). Estudos de linguística, ensino, e literatura em múltiplas perspectivas. 1ed.Viçosa: Divisão Gráfica Editora UFV, 2022, v. 1, p. 81-100. 
  8. BRAIT, B. ; GOMES, M. C. A. . Análise de Discurso Dialógica [Entrevista concedida à Maria Carmen A.Gomes]. In: Juan Pablo Chiaparra; Joelma Siqueira Santana; Aparecida de Araújo; Ana Luiza Gediel. (Org.). Estudos de Linguística, Ensino e Literatura em Múltiplas Perspectivas. 1ed.Viçosa: Divisão de Gráfica Universitária – Editora UFV, 2022, v. 1, p. 101-108. 
  9. MARI, H. ; GOMES, M. C. A. . Análise do discurso e seu compromisso com as formas de vida numa sociedade [Entrevista concedida a Maria Carmen Gomes]. In: Juan Pablo Chiaparra; Joelma Siqueira Santana; Aparecida de Araújo; Ana Luiza Gediel. (Org.). Estudos de Linguística, Ensino e Literatura em Múltiplas Perspectivas. 1ed.Viçosa: Divisão de Gráfica Universitária – Editora UFV, 2022, v. 1, p. 109-118. 
  10. GOMES, M. C. A.; CARVALHO, A. B. ; RIBEIRO, S. S. . A ATIVIDADE MATERIAL COMO ELEMENTO DE EXCLUSÃO EM PRÁTICAS SOCIODISCURSIVAS: QUAL A RELAÇÃO ENTRE CORPOS, ÔNIBUS COLETIVO E BANHEIRO?. In: Viviane de Melo Resende. (Org.). Estudos do discurso: relevância social, interseccionalidade, Interdisciplinaridade. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2022, v. 1, p. 29-56. 
  11. GOMES, M. C. A.. Estudo das reações sociodiscursivas verbais em ambientes de interação virtual. In: Viviane de Melo Resende; Carolina Lopes Araújo; Jacqueline Fiuza da S. Regis. (Org.). Discurso, política e direitos : por uma análise de discurso comprometida. 1ed.Brasília: Editora UnB, 2022, v. 1, p. 17-50. 
  12. GOMES, M. C. A.. Qual o estatuto do corpo em uma abordagem discursivo-crítica interseccional. In: TOMAZI, Micheline; RESENDE< Viviane. (Org.). Estudos do Discurso – Abordagens em Ciência Crítica. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 189-213. 
  13. GOMES, M. C. A.. Estilo e Discurso: contribuições do modelo discursivo-crítico relacional-dialético. In: Lima, Bruno Assis de Freire; Gomes, Maria Carmen Aires. (Org.). Estilos e Discursos: contribuições para estudos da Linguagem. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 223-236. 
  14. GOMES, M. C. A.; CARVALHO, A. B. . Ressignificação e agência: analisando a hashtag #CoisadeViado. In: Antônio Augusto Braico, Cláudio Humberto Lessa, Luciana Azeredo. (Org.). Vozes na pandemia. 1ed.Belo Horizonte: LED/CEFET, 2022, v. , p. 369-380. 
  15. RIBEIRO, S. S. ; GARCIA, C. D. ; GOMES, M. C. A. . REAÇÕES SOCIODISCURSIVAS VERBAIS E ESTILO: HOMOFOBIA NO DISCURSO DE UM POLÍTICO E ENGAJAMENTO CRÍTICO EM COMENTÁRIOS. In: Lima, Bruno Assis de Freire; Gomes, Maria Carmen Aires. (Org.). Estilos e Discursos: contribuições para estudos da Linguagem. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 237-256. 
  16. LIMA, M. R. ; GOMES, M. C. A. . Mãe Luana, presente! – representações sociodiscursivas em práticas midiáticas jornalísticas brasileiras. In: Roberta Guimarães Franco; Ângelo Adriano Faria de Assis. (Org.). Narrativas em tempos de crise: diálogos interdisciplinares. 1ed.Viçosa: Divisão de Gráfica Universitária – Editora UFV, 2021, v. 1, p. 360-372. 
  17. GARCIA, C. D. ; GOMES, M. C. A. . DISCURSO E MÍDIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVO-CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES DE LULA E MARISA LETÍCIA NAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS JORNALÍSTICAS DIGITAIS. In: Barbara Luiza Sartor Bonfin Catapan. (Org.). As ciências sociais aplicadas e suas reflexões. 1ed.Curitiba: Editora Reflexão Acadêmica, 2021, v. 1, p. 212-234. 
Michelle Machado de Oliveira Vilarinho

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. VILARINHO, M. M. de O. CRUZ, C. L. S. (Org.); FAULSTICH, E. L. J. (Org.) ; MAIA-PIRES, F. O. (Org.) ; HIGA, M. L. (Org.); SATURNINO, M. D. (Org.) ; KRAEMER, R. (Org.) . Glossário de Terminologia da PRF: trânsito e sinistros de trânsito. 1. ed. Santa Catarina: Polimpressos Serviços Gráficos, 2023. v. 1. p. 270. Disponível em: https://www.lexic.com.br/5516%20-%20Livro%20Glossa%CC%81rio.pdf

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. MAIA-PIRES, F. O. ; CRUZ, C. L. S.; VILARINHO, M. M. de O. As escolhas metodológicas e a descrição dos termos na elaboração do glossário de terminologias da polícia rodoviária federal: causa e efeito. In: Renata Barbosa Vicente; Mônica Maria Soares Santos; Cristina Lopomo Defendi. (Org.). Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo: Estige Editorial, 2023, v. VIII, p. 121-140. Disponível em: https://storage.builderall.com/franquias/2/6986712/editor-html/11529215.pdf
  2. MENDES, R. V.; VILARINHO, M. M. de O. Glossário de Termos da Educação Financeira para estudantes universitários. In: RIBEIRO, O. M.; CANTARELA, R. (Org.); RABASA, Y.(Org.). Democracia, deslocamentos e textualidades em contextos latino-americanos. Campinas-SP: Pontes, 2022, v. 1, p. 181-203.
Viviane Vieira

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. VIEIRA, Viviane. Estudos críticos do discurso na agenda decolonial latino-americana In: Métodos y técnicas de investigación en contextos de alta vulnerabilidad político-social, ed.1. Buenos Aires: CLACSO, 2024, v.II, p. 93 – 122. https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=3282&c=5 
  2. VIEIRA, Viviane. ANÁLISE DE INTER-AÇÕES EM PESQUISAS COLABORATIVO-DIALÓGICAS In: CONTEMPORANEIDADE DISCURSO EM CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE QUESTÕES DO NOSSO TEMPO, ed.1. Rio de Janeiro: Dialogarts; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023, v.1, p. 96 – 124. https://www.dialogarts.uerj.br/contemporaneidade-em-discurso-contribuicoes-da-analise-do-discurso-sobre-questoes-do-nosso-tempo/ 
  3. VIEIRA, Viviane. Discourse and colonial-modern gender systems: methodological-theoretical reflections In: Coloniality in Discourse Studies A Radical Critique. London: Routledge, 2023, p. 100 – 120. https://www.routledge.com/Coloniality-in-Discourse-Studies-A-Radical-Critique/Barros-Resende/p/book/9781032205700?fbclid=PAAaYU-c-OWj-cfim7JqMx9SKi_2izNQlHPVV4CUvsmKWziB7MRc_MN27oejs 
Viviane de Melo Resende

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. RUANO, E. (Org.) ; RESENDE, V. M. (Org.) . Políticas de acción afirmativa en la educación superior de América Latina. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023. v. 1. 189p .
  2. RUANO, E. (Org.) ; DE MELO RESENDE, V. (Org.) . POLITICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR DA AMÉRICA LATINA: experiências brasileiras. 1. ed. Campinas: Pontes, 2023. v. 1. 276p .
  3. RESENDE, V. M.. Estudos do Discurso: relevância social, interseccionalidade, interdisciplinaridade. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. 210p .
  4. RESENDE, V. M.; ARAUJO, C. L. (Org.) ; REGIS, J. F. S. (Org.) . Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida. 1. ed. Brasília: Editora UnB, 2022. 240p .
  5. TOMAZI, M. M. (Org.) ; RESENDE, V. M. (Org.) . Estudos do discurso: abordagens em ciência crítica. 1. ed. Campinas: Pontes, 2022. v. 1. 218p .
  6. BARROS, S. M. (Org.) ; RESENDE, V. M. (Org.) . Coloniality in Discourse Studies. A radical critique. 1. ed. New York: Routledge, 2022. v. 1. 172p .
  7. MOURA, L. B. A. (Org.) ; RESENDE, V. M. (Org.) . Histórias cruzadas: a universidade e a cidade. 1. ed. Brasília: CEAM/UnB, 2021. 134p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. FEIJO, G. V. ; RESENDE, V. M. . No Início Era o Verbo? Desafios da Opção Decolonial. In: Rubens Lacerda de Sá; Pedro Jônatas da Silva Chaves. (Org.). Decolonialidade & educação: esperançar em tempos de perplexidade. 1ed.São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024, v. , p. 75-92.
  2. RESENDE, V. M.. Espaço paradoxal: academia do sul global entre subalternidade e privilégio. In: Kleber Silva. (Org.). Linguagem e interseccionalidade em lutas por direitos. 1ed.São Paulo: Contexto, 2024, v. 1, p. 39-54.
  3. RESENDE, V. M.; BERTHOLDO, S. . Racismo, mídia e futebol: efeitos do discurso antirracista no caso Vini Jr. In: Paulo Roberto Gonçalves-Segundo; Célia Regina Araes; Gabriel Isola-Lanzoni; Larissa Vieira de Cerqueira; Lucas Pereira da Silva; Nathalia Akemi Sato Mitsunari; Sandra Gomes Rasquel. (Org.). Tecendo sentidos: investigações em estudos linguísticos, textuais e discursivos. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, 2024, v. 1, p. 437-458.
  4. RESENDE, V. M.. ESTUDIOS CRÍTICOS DEL DISCURSO CON ESFUERZO COLECTIVO. In: Karen Miladys Cárdenas Almanza; Nino Angelo Rosanía Maza; Elizabeth Flores Salgado; Alexcina Oliveira Cirne. (Org.). ESTUDIOS DEL DISCURSO: política, violencia y crisis sanitaria. 1ed.Campinas: Pontes, 2024, v. , p. 85-107.
  5. TOMAZI, M. M. ; RESENDE, V. M. . ?Mais mulheres são assassinadas na pandemia?: construção discursiva jornalística sobre violência con- tra mulheres no isolamento social. In: Viviane de Melo Resende. (Org.). Estudos do Discurso: relevância social, interseccionalidade, interdisciplinaridade. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. , p. 79-108.
  6. RESENDE, V. M.. The paradoxical space: Global South academia between subordination and priviledge. In: Solange Maria de Barros; Viviane de Melo Resende. (Org.). Coloniality in Discourse Studies. A radical critique. 1ed.New York: Routledge, 2022, v. 1, p. 20-.
  7. RESENDE, V. M.; MARTINELLI, Y. ; MARTINELLI, B. M. . Sobre os sentidos de genocídio: disputa no contexto da pandemia no Brasil. In: Micheline Mattedi Tomazi; Viviane de Melo Resende. (Org.). Estudos do discurso: abordagens em ciência crítica. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 73-112.
  8. RESENDE, V. M.. HUMAN RIGHTS FOR WHOM? PUBLIC POLICIES ANDSPATIAL MANAGEMENT OF URBAN POVERTY: A CRITIQUE . In: Solange Maria de Barros; Dánie M. de Jesus. (Org.). What’s is Critical em Language Studies?Disclosing Social Inequalities and Injustice. 1ed.New York: Taylor & Francis, 2021, v. 1, p. 107-132.

2013 - 2020

2017-2020

2020

CONCEIÇÃO, MarineySILVA, Kleber A. Experiências no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas. Campinas: Pontes, (no prelo).

LABORDE, E. P.;  RIBEIRO, Ormezinda Maria; NAVES, R. R. (Org.). Meditações e cantares poéticos de Antonio Machado: aos 80 anos de sua morte [1875-1939]. 01. ed. Campinas- SP: Pontes, 2020. 

MEDEIROS JUNIOR, Paulo; GUESSER, S. L.; LUNGUINHO, Marcus ViniciusGUERRA VICENTE, Helena (Org.) . Relativização e Clivagem no PB: sintaxe, aquisição, diacronia e experimentação. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. 239p.

ORTIZ ALVAREZ, Maria LuisaPolíticas de (des)valoriz(ação) do ensino de Españhol no contexto brasileiro: desafios e ações. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. v. 2. 362p.Y, A. 

RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, M. B.; LIMA, A. F. (Org). Estudos Geossociolinguísticos do Português Brasileiro – Volume 2. 01. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.  282p. 

RAZKY, Abdelhak; SFAR, I.; SOUTET, O. MEJRI, S. A variação nas línguas: universais compartilhados e idiomaticidade dinâmica / De la variation dans les langues : universaux partagés et idiomaticité dynamique. Araraquara: Letraria, 2020.

SILVA, Kleber A.(Org.) Línguas Estrangeiras/Adicionais, Educação Crítica e Cidadania. 1. ed. Brasília: Editora da UnB, 2020. 

SILVA, Kleber A.; ROQUE-DE-FARIA, H. (Orgs). A formação de professores de línguas e o PIBID: experiências, crenças e identidades. 1. ed. Brasília: Mercado de Letras, 2020. 

SOUZA, Ana; ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa. (Org.). Português como Língua de Herança: uma disciplina que se estabelece. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020. v. 1. 369p. 

SOUZA, Ana; SILVA, Kleber A. (orgs.) O ensino de português do Brasil – uma herança, um acolhimento, Londres: JNPBooks, 2020, 205p.

2019

ARANDA, M. C.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.; PEREIRA FILHO, C. A.; SILVA, Kleber A.; NASCIMENTO, J. F.  (Orgs).  Professores de línguas em foco: identidades, cultura, crenças e tecnologias. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. 

BORTONI-RICARDO, S. M. F.; MAGALHÃES, R.; FREITAS, V. A. DE L.MACHADO, V. R. (Org.). Por que a escola não ensina gramática assim?. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2019.

CABRAL, A. S. A. C.; Jennings, E. ; Pinto, S. de B. Manual linguístico de apoio ao atendimento de saúde junto ao povo zo’é. Brasiíia: LALLI, 2019. v. 1. 226p . 

CAETANO, Carmen; RIBEIRO, O. M. (Org.). Em busca de um Novo Horizonte: narrativas sobre educação’ arte e resistência. 1. ed. Brasilia: REDEXP, 2019. v. 1. 327p

DIAS, Juliana (org.).  Ler e (re)escrever textos na universidade: da prática teórica e do processo de aprendizagem-ensino. 2. ed. Campinas: Pontes, 2019. 359p.

FINARDI, K. R.; SCHERRE, Maria Marta Pereira; TESCH, L. M.; CARVALHO, H. M. A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidade, faculdades e educação básica em ação. São Paulo: Pontes, 2019. 376p. (L4)

FINARDI, K. R.; SCHERRE, Maria Marta Pereira; VIDON, L. N. Língua, discurso e política. São Paulo: Pontes, 2019. 259p. (L4)

GOROVITZ, S. ; GOMES, Dioney MoreiraFronteiras linguísticas em contextos migratórios. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. 296p. 

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; PEREIRA FILHO, C. A.; ARANDA, M. C.; SILVA, Kleber A; NASCIMENTO, J. F. (Orgs). Professores de línguas em foco: ensino-aprendizagem de línguas, parceria universidade-escola-estágio. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019. 

NASCIMENTO, J. F. ; SILVA, Kleber A. ; PEREIRA FILHO, C. A. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; ARANDA, M. C. (Orgs). Professores de línguas em foco: formação, identidade e práticas de ensino. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.

ORTIZ ALVAREZ, Maria Luisa (org.) Políticas e (des) valoriz(ação) do ensino de Espanhol no contexto brasileiro: desafios e ações. Vol. 2. Campinas: Pontes Editores, 2019.

PILATI, A.; PILATI, Eloisa. (Org.). Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. 244p.

PILATI, EloisaSALLES, Heloisa. M. M.NAVES, Rozana (Org.). Novos olhares para a gramática na sala de aula: questões para estudantes, professores e pesquisadores. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2019. 248p.

RAZKY, Abdelhak; GUSMAO, E. Pesquisas em crenças e atitudes linguísticas. Araraquara: Letraria, 2019 .201p.

RAZKY, Abdelhak; SFAR, I.; SOUTET, O.; MEJRI, S. Variations et dynamiques langagières. Paris: Université Paris Sorbonne, 2019. 571p.

RAZKY, Abdelhak.; LIMA, A. F. DE; OLIVEIRA, M. B.; Nunes C.F.; SANCHES, R. D. Variação e diversidade linguística. Belém: UFPA, 2019. 126p.

RESENDE, Viviane (Org). Decolonizar os estudos críticos do discurso. 1. ed. Campinas: Pontes, 2019. 202p. 

SILVA, Denize Elena Garcia daAnálise do discurso, gramática e contexto social. 1a. ed. Brasília: Thesaurus Editora de Brasília, 2019.366p.

SILVA, Denize Elena Garcia daPráticas semiótico-discursivas: texto e imagem na (re)construção de identidas. 1a. ed. Brasília (DF): Thesaurus Editora de Brasília, 2019. 267p.

SILVA, J. R.; GOMES, Dioney MoreiraAnálise linguística em perspectiva funcional. 1. ed. Natal, RN: Editora da UFRN – EDUFRN, 2019. v. 1. 482p. 

SILVA, Kleber A.; PEREIRA FILHO, C. A.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; ARANDA, M. C. ; NASCIMENTO, J. F. (Orgs) . Professores de línguas em foco: currículos de Letras, formação continuada e políticas linguísticas. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2019.

SOUZA, Z. P.; ALBUQUERQUE, Rodrigo (Orgs.). A contribuição da neurociência na avaliação psicopedagógica: muito além do laudo. Belo Horizonte: ArteSã, 2019. ISBN 978-85-7074-014-

TEIXEIRA, Z. D.; SILVA, Kleber AAdvérbios: uma análise de propriedades categoriais e suas implicações para o ensino de língua portuguesa. 2ª. ed. Editora CRV: Editora CRV, 2019.

2018

ARAUJO, C. L. (Org.) ; RESENDE, Viviane (Org.). Discurso e pobreza: abordagens sobre classe, raça, gênero, geração e território. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. 275p. 

DIAS, Juliana (Org.) Ler e (re)escrever textos na universidade: da prática teórica e do processo de aprendizagem-ensino. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2018. 355p. 

LABORDE, E. P.; RIBEIRO, Ormezinda M.; NAVES, R. R. (Org.). Textualidades e (re)orientação social na América Latina. 1. ed. Campinas-SP: Pontes, 2018. 

PILATI, Eloisa; MOREIRA, B. (Org.). Estudos formalistas das línguas naturais. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. 176p.

2017 

CABRAL, A. S. A. C.; LOPES, J. D.; SILVA, A. P. C. E.(ORG.). Esboço da Gramática da Língua Tuparí. 1. ed. Brasília, Distrito Federal, Br: LALLI – UnB, 2017. v. 1. 117p .

COUTO, H. H. Contato interlinguístico: da interação à gramática. 2. ed. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Linguística/UnB, 2017. v. 1. 197p .

MAGALHÃESMaria Izabel Santos.; MARTINS, A. R. N. ; RESENDE, VivianeAnálise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. 1. ed. Brasília: Editora UnB, 2017. 260p. 

PILATI, Eloisa. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 145p.

PILATI, EloisaSALLES, Heloisa. M. M.; NAVES, Rozana.Novos Olhares para a Gramática do Português BrasileiroCampinas: Pontes, 2017. 169p. 

RAZKY, Abdelhak; RIBEIRO, C. M. R.; SANCHES, R. Atlas Linguístico do Amapá. São Paulo: Labrador, 2017.

RAZKY, Abdelhak; OLIVEIRA, M. B.; LIMA, A. F. Estudos geossociolinguísticos do português brasileiro. São Paulo: Pontes, 2017. 313p.

RESENDE, Viviane; REGIS, J. F. S. (Org.). Outras perspectivas em análise de discurso crítica. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 232p. 

RESENDE, Viviane.; SILVA, R. B. (Org.). Diálogos sobre resistência: organização coletiva e produção do conhecimento engajado. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017. 184p.

SILVA, F. C. O.; VILARINHO, M. M. O. (Org.)  O que a distância revela II. Apontamentos analíticos. 1. ed. Brasília: EaD/UnB, 2017. v. 1. 227p.

SILVA, F. C. O.; VIEIRA, Josenia Antunes (Org.). O que a distância revela III. Apontamentos teóricos.. 1. ed. Brasília – DF: EaD/UnB, 2017. v. 1. 206p.

SILVA, F. C. O.; VILARINHO, M. M. O. (Org.). O que a distância revela IVDiálogos em Português do Brasil como Língua Adicional. 1. ed. Brasília- DF: EaD/UnB, 2017. v. 1. 244p .

SILVA, Kleber Aparecido; NASCIMENTO, J. F. ; SILVA, G. E. Anais da 1ª Jornada Internacional de Linguística Aplica Crítica. Brasília: Universidade de Brasília, 2017.

2013-2016

2013

ALVAREZ, M. L. O. Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013. 528p.

BORTONI-RICARDO S.M.; MACHADO, V. R. Os Doze Trabalhos de Hércules. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. 247p.

CABRAL, A. S. A. C. Sené Se’énga 2. 1. ed. Brasília: Laboratório de Línguas Indígenas, 2013. 72p.

CABRAL, A. S. A. C. Uma escrita para a língua Zo’é. 1. ed. Brasília: Laboratório de Línguas Indígenas, 2013. v. 1. 59p.

CALVO, L. C. S.; EL-KADRI, M. S.; ORTENZI, D. I. B. G.; SILVA, K. A. (Org.). Reflexões Sobre Ensino de Línguas e Formação de Professores no Brasil. Campinas: Pontes Editores, 2013.

CARDOSO, Caroline Rodrigues; SCHERRE, Maria Marta Pereira; LIMA-SALLES, H. M. M.; PACHECO, C. S. (Org.). Variação linguística: contato de línguas e educação – Contribuições do III encontro do grupo de estudos avançados de sociolinguística da Universidade de Brasília. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2013. 311p.

COUTINHO, A. M. M.; NAVES, R. R. Língua Portuguesa: 1º ano (livro do aluno – digital). 1. ed. Brasília: EDEBE Brasil, 2013. v. 1. 272p.

COUTINHO, A. M. M.; NAVES, R. R. Língua Portuguesa: 1º ano (livro do aluno – impresso). 1. ed. Brasília: EDEBE Brasil, 2013. v. 1. 272p.

LABORDE, E.; ALVAREZ, M. L. O. (Org.). Dimensão temporal e espacial na linguagem e na cultura latino-americana. Campinas: Pontes Editores, 2013. 527p.

MATEUS, E.; EL-KADRI, M. S.; SILVA, K. A. (Org.). Experiências de Formação de Professores de Línguas e o PIBID: Contornos, Cores e Matizes. 1ª. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A. ; TILIO, R.  ; ROCHA, C. H. (Org.) . Política e Políticas linguísticas. 1ª. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

PILATI, Eloisa.; SALLES, H. M. M. L.  ; VICENTE, H. G.  ; NAVES, R. (Org.) . Temas em Teoria da Gramática. 1. ed. Brasilia: Thesaurus, 2013. v. 1. 208p .

RIBEIRO, O. M. Na teia de Penélope: metáforas na educação. 1. ed. Campinas-SP: Pontes Editores, 2013. 94p .

RODRIGUES, Aryon Dall’ Igna  ; CABRAL, A. S. A. C.  ; Xetá, C. S.  ; Xetá, J. C. da S.  ; Rufino, R.  ; Mota, L. T. (Org.) . Vocabulário Ilustrado do Xetá. 1. ed. Maringá: Universidade Federal de Maringá, 2013. v. 1. 113p .

SANTOS, L. I. S.  ; SILVA, K. A. (Org.) . Linguagem, Ciência e Ensino: Desafios Regionais e Globais. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

SILVA, F. C. O.; TATAGIBA, A. B.  ; RIOS, G. V. (Org.) . Avaliações da Educação Básica em Debate: Ensino e Matrizes de Referências das Avaliações em Larga. 1. ed. Brasília – DF: Editora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013. v. 1000. 467p .

SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (Org.) . Conversas com Formadores de Professores de Línguas: Avanços e desafios. 1ª. ed. Campinas: Pontes, 2013. v. 1. 396p . 

2014

BAGNO, Marcos ; CARVALHO, Orlene Lúcia de S. Pororoca, pipoca, paca e outras palavras do Tupi. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. v. 1. 158p .

BORTONI-RICARDO S.M. Manual de Sociolinguística. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. v. 1. 189p .

BORTONI-RICARDO S.M.; SOUSA, R. M.  ; MACHADO, V. R.  ; FREITAS, V. A. L. (Org.) . Por que a escola não ensina gramática assim?. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. v. 1. 254p .

CAETANO, C..; Izabel Magalhães ; BESSA, D.  Pesquisas em Análise de Discurso Crítica. 1. ed. Covilhã: Labcom, 2014. v. 1. 210p.

Cardoso Suzana Alice Marcelino ; MOTA, J. A. ; Aguilera Vanderci de Andrade ; Aragão M.S.S. ; ISQUERDO, A. N. ; RAZKY, A. ; MARGOTTI, F. W. ; ALTENHOFEN, C. V. Atlas linguístico do Brasil: Introdução. 01. ed. LONDRINA: EDUEL, 2014. v. VOL1.

CARDOSO, Suzana Alice Marcelino ; MOTA, J. A. ; Aguilera Vanderci de Andrade ; Aragão M.S.S. ; ISQUERDO, A. N. ; RAZKY, A. ; MARGOTTI, F. W. Atlas linguístico do Brasil: Cartas linguísticas 1. 01. ed. LONDRINA: EDUEL, 2014. v. VOL2. 367p .

CHACON, T. C.; SEIFFERT, A. P. ; BERTO, F. F. ; PEREIRA, G. R. ; SILVERSTRIN, M. ; GARCIA, M. V. C.  Guia de Pesquisa e Documentação para o INDL (1). 1. ed. Brasília: IPHAN, 2014. v. 2. 95p

CHACON, T. C.; SEIFFERT, A. P. ; BERTO, F. F. ; PEREIRA, G. R. ; SILVERSTRIN, M. ; GARCIA, M. V. C. . Guia de Pesquisa e Documentação para o INDL: Formulário e Roteiro de Pesquisa. 1. ed. Brasília: IPHAN, 2014. v. 2. 103p .

CONCEIÇÃO, M. P. A importância do vocabulário na aprendizagem de línguas: memória, crenças e estratégias para a aprendizagem de novos itens lexicais. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. v. 1. 156p.

COUTINHO, A. M. M.; NAVES, R. R. Língua Portuguesa: 2º ano (livro do aluno – impresso). 1. ed. Brasília: Edebê Brasil, 2014. v. 1. 288p .

FAULSTICH, E. Como ler, entender e redigir um texto. 27. ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014. v. 1. 140p.

GARCIA, U. F., ; MAGALHÃES, M. M. S. ; AMOROSO, Luísa. Awa rapea – Caminhos dos Awá-Guajá. 1. ed. São Paulo: Hedra, 2014. 40p .

RAZKY, A.; LIMA, A. F.  ; OLIVEIRA, M. B.  ; COSTA, E. O. (Org.). Estudos sociodialetais do português brasileiro. 01. ed. São Paulo: Pontes, 2014.

RAZKY, A.; LIMA, Alcides Fernandes de ; Marilucia Barros de Oliveira  ; GARCEZ, R. (Org.) . Estudos II: geosossolinguística no estado do Pará. 01. ed. SÃO LUIS: EDUFMA, 2014. 225p.

SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.  ; Kaneko-Marques, S. M.  ; SALOMÃO, A. C. B. (Org.) . A formação de professores de línguas: Novos Olhares – Volume 3. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. 404p .

RESENDE, V. M.; VIEIRA, V.  Leitura e produção de texto na universidade: roteiros de aula. 1. ed. Brasília: Editora UnB, 2014. 201p.

VIEIRA , J. A. Os Desvios Fonológicos à Luz da Fonologia Natural. 01. ed. Brasilia: JAV. Edit, 2014.

VIEIRA, J.; SILVA, F. C. O. (Org.) . O que a distância revela. Reflexões de professores e estudantes do curso de Letras EaD/UnB. 1. ed. Brasília – DF: Movimento, 2014. 256p .

VIEIRA , J. Antunes; Silvestre, Carminda . Introdução à Multimodalidade: Contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica e Semiótica Social. 01. ed. Brasília/DF: JAV. Edit, 2014.

VIEIRA, V.; RESENDE, V. M. (Org.). Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares em novas reflexões. 1. ed. Covilhã: LabCom Livros, 2014. v. 1. 141p . 

2015

ALVAREZ, M. L. O. Ecos do profissional de línguas: competências e teorias. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 342p.

BARROS, D. M. ; SILVA, K. A. ; GALVAO, V. C. C. . O ensino em quatro atos: interculturalidade, tecnologia de informação, leitura e gramática. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 500. 278p .

BERGERON, M. ; FAULSTICH, E. ; ABREU, S. P. ; FAULSTICH, Fabiano ; BOVER i SALVADÓ, Jordi ; CONCEICAO, M. C. ; ZANOLA, Maria Teresa ; GONZALEZ, M. ; ELGUE, M. E. Vocabulaire panlatin des systèmes de transport intelligents. 1. ed. Québec: Office québécois de la langue française/OQLF, 2015. v. 1. 138p .

BORTONI-RICARDO S.M. Nós cheguemu na escola, e agora? 4a. reimpressão. 04. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. v. 01. 263p .

BORTONI-RICARDO S.M. O professor pesquisador – 4a. reimpressão. 04. ed. Aão Paulo: Parábola Editorial, 2015. v. 01. 134p.

CABRAL, A. S. A. C.; Petri, Verly (Org.). As línguas indígenas no e do Brasil: uma homenagem a Aryon Dall´Igna Rodrigues. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2015. v. 1. 336p .

CARVALHO, Orlene Lúcia de S.; BAGNO, Marcos. Gramática Brasileña para Hablantes de Español. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015. 192p .

COELHO, J. S. B.; ALMEIDA, Aurelina Ariadne Domingues ; Santana, Elisângela (Org.) . Para a construção de saberes lexicais. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015. v. 1. 600p .

COSTA, A. F. ; MAGALHAES, I. Discourse Changes in Brazilian Teacher Education. American Journal of Educational Research, v. 3, p. 467-475, 2015.

DIAS, Juliana. A linguagem do parto: discurso, corpo, identidade. 1. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2015. 274p.

FERRAZ, Janaína de Aquino; VIEIRA, J. A. ; PAIVA, C. G. ; ANDRADE, E. C. Q. ; SILVA, F. C. O. . Discurso, Identidade e Gênero. 1. ed. Brasília: Movimento, 2015. v. 1. 448p .

NAVES, R. R. Formação de professores: ação-reflexão-inovação. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015. 364p.

PHILIPPOV, R. ; SCHETTINI, R. H. ; SILVA, K. A. Integrando e Desencapsulando Currículos do Ensino Superior. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 232p .

PILATI, E.; VICENTE, H. G.; NAVES, R.  ; LIMA-SALLES, H. M. M. (Org.). Linguística e ensino de línguas. 1. ed. Brasilia: Editora UnB, 2015. v. 1. 55p .

PILATI, E. ; NAVES, R. ; VICENTE, H. S. G. ; SALLES, H. M. M. L.  Linguística e Ensino de Línguas. 1. ed. Brasília: Editora da UnB, 2015. v. 2. 56p .

RIBEIRO, O. M.; OLÍMPIO, R. M.  Tecer textos: fios e desafios. 1. ed. Campinas- SP: Pontes, 2015. v. 3. 130p.

RIBEIRO, O. M. Portas Abertas: 40 dias para obter o favor de Deus. 1. ed. Goiânia GO: Visão, 2015. 288p.

SILVA, Denize Elena Garcia da; PARDO, M. L. (Org.). Pasado, presente y futuro de los Estudios de Discurso en América Latina = Passado, presente e futuro dos Estudos do Discurso na América Latina. 1. ed. Buenos Aires: Rodsdesign.com, 2015. v. 1. 221p.

SILVA, K. A.; ARAÚJO, J. C. (Org.) . Letramentos, Discursos Midiáticos e Identidades: Novas Perspectivas. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1.

SILVA, K. A.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; PEREIRA FILHO, C. A. A formação de professores de línguas: Políticas, projetos e parcerias. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

VIEIRA, J. A; BENTO, A. L. Discurso, Identidade e Gênero. 1. ed. Brasília/DF: Editora Movimento, 2015.

VIEIRA , J. A. Vozes Contemporâneas nos Discursos Cotidianos. 01. ed. Brasilia: JAV. Edit, 2015.

VILARINHO; M.; FAULSTICH, E. Dicionário Analógico e Tesauro Documentário: aproximações e divergências na busca de novos caminhos lexicográficos. 1. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 241p. 

2016

ALVAREZ, M. L. O. O Mundo do Português e o Português no Mundo afora: especificidades, implicações e ações. 1. ed. Campinas: Pontes editores, 2016. v. 1. 655p.

ALVAREZ, M. L. O. Políticas e Valoriz(ação) do ensino de Espanhol no contexto brasileiro: desafios. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016. v. 1. 372p.

BORTONI-RICARDO S.M.; SOUSA, R. M. ; FREITAS, V. A. L. ; MACHADO, V. R. Por que a escola não ensina (gramática) assim? – 1a reimpressão. 02. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. v. 01. 255p.

CABRAL, A. S. A. C.; LOPES, J. D.  ; ISIDOR, E. (Org.). Línguas e Culturas Tupí IV. 1. ed. Brasília, Distrito Federal, Br: LALLI, UnB, 2016. v. 1. 277p.

CONCEIÇÃO, M. P. Letramentos, crenças de aprendizagem de línguas e inclusão social. 1. ed. Campinas: Pontes, 2016. v. 1. 324p.

LABORDE, E.; HUELVA UNTERNBAUMEN, E.; NAVES, R. R. (Org.). Interculturalidade e Patrimônio em Contextos Latino-Americanos. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2016. 400p .

NASCIMENTO, Cristiane B.; FAULSTICH, E. Línguas em contato: empréstimos do português na Língua de Sinais Brasileira. 1. ed. Saarbrucken,Deutschland/Niemcy: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 117p.

PILATI, Eloisa; PILATI, A. (Org.). Encontros com a poesia do mundo. 1. ed. Brasilia/Perugia: UnB, 2016. v. 1. 200p .

PILATI, Eloisa. Temas em Teoria Gerativa: Homenagem a Lucia Lobato. 1. ed. Curitiba: Blanche, 2016. v. 1. 296p.

QUEIXALOS, F.; GOMES, Dioney Moreira (Org.). O sintagma nominal em línguas amazônicas. 1. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2016.

RESENDE, Viviane de Melo; VIEIRA, Viviane. Análise de discurso crítica. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2016. v. 1. 158p.

RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. V. S. Análise de Discurso Crítica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016. 158p.

SÁ, R. ; SILVA, KLEBER APARECIDO DA . Contextos de formação de novas gerações de falantes de português no mundo: perspectivas em política, história, língua e literatura. 1. ed. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, 2016. v. 1. 147p .

SOUSA, R. M.; MOLINA, M. C.; ARAUJO, A. C. (Org.). Letramento Múltiplos e Interdisciplinaridade na Licenciatura em Educação do Campo. 1ª. ed. Brasília: Decanato de Extensão/UnB, 2016. v. 1. 156p.

VIEIRA, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. 2. ed. Campinas: Pontes, 2016. v. 1. 196p.

Pular para o conteúdo