LIVROS E CAPÍTULOS
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE; ARAUJO, M. L.. A DIDÁTICA DA PRONÚNCIA E A ABORDAGEM ORAL: DESCRIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DE E/LE EM FORMAÇÃO. In: MALTA, GLEITON. (Org.). Ensino de Tradução e de Línguas: reflexões e propostas didáticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. , p. 173-196.
- FONSECA DE OLIVEIRA, A.. Rasgos del perfil melódico del español hablado por brasileños. In: CANTERO, F.J. ; FONT-ROTCHÉS, D. (Org.). Entonaciones del español. Acentos dialectales y acentos extranjeros. 1ed.Barcelona: Octaedro, 2021, v. 1, p. 93-110.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- FAJARDO,AE. Multiletramento e multimodalidade no ensino da gramatica inglesapara brasileiros que nao gostam de gramatica. 1. ed. Sao Paulo: Pontes, 2024. v. 1. 40p
- Alexandre Jackson Chan Vianna ; FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA ; Ana Julia Alves Pedreira ; Ângela Barcellos Café . PIBID -UNB (2014-2017) vivências, experiências,reflexões Eaprendizados. 1. ed. BRASÍLIA: Coordenação DE aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior UNB, 2022. v. 1. 296
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- HUELVA UNTERNBÄUMEN, ENRIQUE; LIMA, L. ; NAVES, R. R. . PROPRIEDADES GRAMATICAIS E SEMÂNTICAS DA CAUSALIDADE EM ORAÇÕES COMPLEXAS NA LIBRAS. In: Juliana Guimarães Faria; Tânia Ferreira Rezende. (Org.). Expressões sinalizadas. Volume 2.. 1ed.Goiânia: Cegraf UFG, 2021, v. 1, p. 145-170.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- CAÑAS, F. A. C.. Espelho, espelho meu, serei eu um professor comunicativo? uma análise de abordagem de um professor de língua estrangeira. In: Rita de Cássia Barbirato; Sandra Regina Buttros Gattolin; Vera Lucia Teixeira da Silva. (Org.). Abordagens de Ensino de Línguas: Reflexões e Experiências. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2023, v. 1, p. 123-141.
- INFAU, L. L. ; CAÑAS, F. A. C. . ?Nem todos os professores-supervisores tinham pós- graduação?: Uma análise epistemológica do estágio docente na formação de professores de português L2 na Guiné-Bissau. In: Lígia Gomes do Vale. (Org.). Letras e Eduação – Encontros e Inovações: Volume 3. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. 3, p. 97-124.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- GODINHO, E. G. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Leitura multimodal em espanhol [livro eletrônico] : guia para elaboração de itens. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2022. 28p .
- QUEVEDO-CAMARGO, G.. Avaliação online: um guia para professores. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2021. v. 1. 63p .
- ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Idiomas sem Fronteiras : internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
- ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Idiomas sem Fronteiras : multilinguismo, política linguística e internacionalização. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
- ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Sistemas de gestão e ações do núcleo gestor : a experiência do Programa Idiomas sem Fronteira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- CUNHA, L. ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . A observação do desempenho de crianças pequenas em tarefas como forma de avaliar. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Mariana Guedes Seccato. (Org.). Unidades de formação para a prática do ensino de inglês com crianças. Vol. III. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 3, p. 37-52.
- QUEVEDO-CAMARGO, G.. Avaliação na BNCC:análise, reflexão e proposta para alinhamentos na sala de aula. In: Dorotea Frank Kersch; Ana Carolina Moreira Paulino; Cátia Cristina Degan Fernandes. (Org.). Práticas de Linguagem na Educação Básica: desenvolvendo Competências a partir da BNCC. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2024, v. 1, p. 27-46.
- ZOCARATTO, B. L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . The Impact of Online Feedback Practice on Pre-Service English Teachers During the Pandemic. In: Asli Lidice Gokturk-Saglam; Ece Sevgi-Sole. (Org.). Emerging Practices for Online Language Assessment, Exams, Evaluation, and Feedback. 1ed.Hershey USA: IGI Global, 2023, v. 1, p. 64-81.
- QUEVEDO-CAMARGO, G.; DIAS, C. ; SANTIAGO, C. ; GUIDI, F. C. L. . Avaliação na educação bi/multilíngue: algumas reflexões. In: LIBERALI, Fernanda; MEGALE, Antonieta; VIEIRA, Daniela Aparecida. (Org.). Por uma educação bi/multilíngue insurgente. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 53-63.
- DÍAZ, DAMIÁN ; OLIVEIRA, M. C. S. L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . A aprendizagem do gênero artigo de opinião em português como segunda língua: análises à luz do princípio ortogenético de desenvolvimento de Heinz Werner. In: Cristina Becker Lopes Perna; Aline Jéssica Antunes; Michele Saraiva Carilo. (Org.). Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 243-278.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- BERGSLEITHNER, J. M.; BARROS, M. S. (Org.) ; SANTOS, M. C. (Org.) ; RIBEIRO, T. A. (Org.) ; BATISTA, L. M. A. (Org.) ; SOUZA, A. R. N. (Org.) ; NUNES, A. F. (Org.) . Atenção e aprendizagem de L2. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2024. v. 1. 1p
- OLIVEIRA, F. V. ; BERGSLEITHNER, J. M. . Design de tarefas em aulas de L2: teoria e prática. 1. ed. Letraria, 2023. v. 1.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- BERGSLEITHNER, J. M.. Atenção, noticing e níveis de consciência na aprendizagem de L2: uma introdução aos construtos cognitivos e ao ebook. Atenção, noticing e níveis de consciência na aprendizagem de L2: uma introdução aos construtos cognitivos e ao ebook. 1ed.Araraquara: Letraria, 2024, v. 1, p. 12-2
- NUNES, A. F. ; BERGSLEITHNER, J. M. . Aspectos cognitivos e instrucionais no processo de ensino e aprendizagem de L2. Atenção e aprendizagem de L2. 1ed.Araraquara: Letraria, 2024, v. 1, p. 70-81.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- ALMEIDA FILHO, J. C. P.. Aspectos da Formação de Professores de Línguas: Pressupostos de Área, Práticas e Representação. 1a.. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 124p .
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- SEKINO, K.. TCC do curso de licenciatura em japonês: um olhar no passado e reflexões. In: Takano, Y. (Org.). Diálogo Linguístico: Ocidente e Oriente. 1ed.Brasília: Universidade de Brasília, 2021, v. 1, p. 283-313.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- ABRAMOWICS, Anete (Org.) ; BARBOSA, L. M. A. (Org.) ; SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.) . Educação como Prática da Diferença. 2. ed. CAMPINAS: Editora Autores Associados Ltda., 2021. v. 1. 172p .
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- BARBOSA, L. M. A.. Memórias Insubordinadas de Acolhimento no Ensino de Português. In: Souza, Analu; Muniz, Kassandra. (Org.). Escrita de Mulheres Negras em Conta-Gotas: Sobre Futuros. 1ed.São Paulo: Instituto Langage, 2023, v. 1, p. 78-87
- MUNIZ, K. S. ; SOUZA, A. L. S. ; BARBOSA, L. M. A. . Linguagem, (i)migrações e Experiências Afro-Diaspóricas: Por uma Pragmática do Acolhimento Cultural. In: Claudiana Nogeira de Alencar; Dina Maria Martins Ferreira; Kanavillil Rajagopalan. (Org.). Interstícios entre Linguagem e Cultura. 1ed.Campinas (SP): Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 193-214.
- BARBOSA, L. M. A.. De l?action à la création du concept de langue portugaise comme langue d?accueil dans le contexte brésilien. In: Maria Helena Araújo Carreira; Maria Araújo da Silva; Fernando Curopos. (Org.). Commémoration du centenaire de l?enseignement du portugais dans l?université française Sorbonne 1919-2019. 1ed.Paris: Éditions Hispaniques, 2021, v. 1, p. 147-156.
- ABRAMOWICS, Anete ; BARBOSA, L. M. A. ; SILVÉRIO, Valter Roberto . O personagem negro da Literatura Brasileira: uma abordagem crítica. In: Abramowicz, A.; Barbosa, L. M. A.; Silvério, V. R.. (Org.). Educação como Prática da Diferença. 2ed.CAMPINAS: Editora Autores Associados Ltda., 2021, v. 1, p. 81-95.
- BARBOSA, L. M. A.. Português Língua de Acolhimento. In: PILATI, Alexandre; VIANA, Nelson. (Org.). Português Língua de Acolhimento. 1ed.Brasília: FUNAG/Ministério das Relações Exteriores, 2021, v. 1, p. 275-280.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- ARANDA, Maria del Carmen de la Torre. Conexões entre espaços presenciais e on-line de aprendizagem no projeto Autobiographies en ligne: reflexões sobre desenho de curso e práticas de interação em língua francesa. In: Mayrink, Mônica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloísa. (Org.). Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo. 1eded.Campinas – SP: Pontes Editores, 2021, v. , p. 147-16
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; PESSOA, R. R. ; BORELLI, J. D. V. ; SILVESTRE, V. P. V. . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF (volume 2). 1. ed. Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024. v. 1. 146p .
- BORELLI, J. D. V. (Org.) ; PESSOA, R. R. (Org.) ; SILVESTRE, VIVIANE PIRES VIANA (Org.) ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. (Org.) . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF: volume III. 1. ed. Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024. v. 3. 266p .
- Pessoa, Rosane Rocha (Org.) ; SILVESTRE, V. P. V. (Org.) ; BORELLI, J. D. V. (Org.) ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. (Org.) . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. 1. ed. Goiânia: Editora CEGRAF UFG, 2022. v. 1. 182p .
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- PESSOA, R. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; BORELLI, J. D. V. ; SILVESTRE, V. P. V. . Vivências do GEPLIMT, GEPLIDF e GEPLIGO em 2022 e 2023. In: Rosane Rocha Pessoa; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade; Viviane Pires Viana Silvestre; Julma D. Vilarinho P. Borelli;. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF (volume II). 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 2, p. 15-50.
- BORELLI, J. D. V. ; Pessoa, Rosane Rocha ; SILVESTRE, V. P. V. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vozes e saberes que ecoam do III EGEPLIs. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 7-15.
- GONÇALVES, V. F. C. ; SOUZA, C. A. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vivências com projetos críticos de inglês no ensino médio: como nossas aulas podem convidar à participação, à criticidade e à agência. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 53-77.
- Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; BLUM, A. S. . Com Rosane entre nós: solidariedade, horizontalização e ecologização de conhecimentos. In: Viviane Silvestre; Julma Borelli; Marco T. Urzêda-Freitas; Edilson Pimenta Ferreira. (Org.). Movimentos críticos em educação linguística: um gesto de afeto e gratidão a Rosane Rocha Pessoa. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2022, v. 1, p. 177-191.
- Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; CASTELLO, A. ; NASCIMENTO, G. . Identidades de professores/as de inglês na mídia: tendências à homogeneização e possibilidades de contradiscursos. Línguas Estrangeiras/Adicionais, educação crítica e cidadania. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022, v. 1, p. 71-91.
- MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; OLIVEIRA, H. F. . Expandindo olhares sobre emoções e identidades na aprendizagem de línguas a partir dos discursos de uma aprendiz. In: Guilherme Figueira-Borges; Luana Alves Lutterman; Marília Silva Vieira. (Org.). Estudos Linguísticos e Interculturalidade: texto, discurso e ensino. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2022, v. 1, p. 231-250.
- ARAUJO, I. T. ; CONTI, L. F. D. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. . MEMÓRIAS E NARRATIVAS DO GEPLIDF: FORMAÇÃO DOCENTE COLETIVA E TERAPÊUTICA EM UMA PERSPECTIVA BELLHOOKSIANA. In: Rosane Rocha Pessoa; Viviane Pires Viana Silvestre; Julma D. Vilarinho P. Borelli; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2022, v. 1, p. 114-130.
- BORELLI, J. D. V. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; BROSSI, G. C. . Movimentos de formação docente decolonial: A criação de três de grupos de estudos com professoras/es de línguas. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A.; CONTI, C.. (Org.). Praxiologias do Brasil central sobre educação linguística crítica. 1ed.SÃO Paulo: Pá de Palavra, 2021, v. 1, p. 71-90.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- CERQUEIRA, S. L. S.; ANDRIGUETO, D. M. C. ; SANTOS, S. M. . Distrito Federal: A história do ensino da língua espanhola na capital do país. In: Monica Mariño Rodriguez, Eduardo Tadeu Roque Amaral e Doris Cristina Vicente da Silva Matos. (Org.). Movimento #ficaespanhol: lutas e resistências. 1ed.São Paulo: Pontes Editora, 2024, v. , p. 99-122.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- FERNANDES, M. N. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 144p.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- BORGES-ALMEIDA, Vanessa. Confiabilidade (verbete). In: Simone Braz Ferreira Gontijo; Vânia Leila de Castro Nogueira Linhares. (Org.). Confiabilidade. 1ed.Brasília: Editora IFB, 2023, p. 41-41.
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- KABONGO, S. M. S.; RABASA, Y. A representação africana no ensino de língua inglesa: análise e complementação multirrede-discursiva. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2024. v. 1. (Coautoria de livro com egressa do PGLA)
- RIBEIRO, O. M. (Org.); CANTARELA, R. (Org.); RABASA, Y. (Org.). Democracia, deslocamentos e textualidades em contextos latino-americanos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. v. 1. 374p. (Organização de livro)
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- FERNÁNDEZ, Y. R.; RODRIGUES, P. P. A. A cultura do aluno no livro didático de espanhol: uma abordagem multirrede-discursiva. In: Simone Bueno Borges da Silva, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira, Júlio Neves Pereira. (Org.). Línguas e Literaturas: arte, ancestralidade e decolonialidade na formação docente. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 1-328. (Coautoria de capítulo com estudante do PGLA)
LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES
- MUKAI, Y.; PINHEIRO, K. U.; TANAKA, K.; TANAKA, M. V. de L. F.; TAKANO, Y. (Orgs.). Múltiplas faces de pesquisa japonesa internacional: integralização e Convergência. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1.
CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
- YOSHIKAWA, M. E. I.; MUKAI, Y. Políticas linguísticas e o ensino de japonês em escolas públicas de ensino fundamental e médio do Brasil. In: SILVA, K. A. da; RAJAGOPALAN, K. (Org.). Políticas linguísticas no Brasil: rumos, contornos, perspectivas e meandros. 1 ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2024, v. 13, p. 307-335.
- PINHEIRO, K. U. ; TAKANO, Y. ; MUKAI, Y. Os 25 anos da licenciatura em língua e literatura japonesa na Universidade de Brasília. In: PILATI, E.; CIGALES, M. (Org.). As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. 1 ed. Brasília: Editora UnB, 2024, v. 1, p. 91-101.
- NAKAMA, E. ; MUKAI, Y. O uso de línguas pela primeira geração de imigrantes okinawanos na Casa Verde em São Paulo e as suas questões linguísticas. In: JOKO, A. T.; SOARES, R. de C. da S.; AUGUSTO, V. L. D. dos S.; TAKANO, Y. (Orgs.). Diálogo linguístico: Ocidente e Oriente. 1 ed. Brasília: Editora UnB, 2021, v. , p. 179-218.