LIVROS E CAPÍTULOS

Aline Fonseca de Oliveira

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. FONSECA DE OLIVEIRA, ALINE; ARAUJO, M. L.. A DIDÁTICA DA PRONÚNCIA E A ABORDAGEM ORAL: DESCRIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA PROFESSORES DE E/LE EM FORMAÇÃO. In: MALTA, GLEITON. (Org.). Ensino de Tradução e de Línguas: reflexões e propostas didáticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. , p. 173-196.
  2. FONSECA DE OLIVEIRA, A.. Rasgos del perfil melódico del español hablado por brasileños. In: CANTERO, F.J. ; FONT-ROTCHÉS, D. (Org.). Entonaciones del español. Acentos dialectales y acentos extranjeros. 1ed.Barcelona: Octaedro, 2021, v. 1, p. 93-110.
Ana Emília Fajardo Turbin

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. FAJARDO,AE. Multiletramento e multimodalidade no ensino da gramatica inglesapara brasileiros que nao gostam de gramatica. 1. ed. Sao Paulo: Pontes, 2024. v. 1. 40p
  2. Alexandre Jackson Chan Vianna ; FAJARDO TURBIN, ANA EMILIA ; Ana Julia Alves Pedreira ; Ângela Barcellos Café . PIBID -UNB (2014-2017) vivências, experiências,reflexões Eaprendizados. 1. ed. BRASÍLIA: Coordenação DE aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior UNB, 2022. v. 1. 296

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

Enrique Huelva Unternbäumen

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. HUELVA UNTERNBÄUMEN, ENRIQUE; LIMA, L. ; NAVES, R. R. . PROPRIEDADES GRAMATICAIS E SEMÂNTICAS DA CAUSALIDADE EM ORAÇÕES COMPLEXAS NA LIBRAS. In: Juliana Guimarães Faria; Tânia Ferreira Rezende. (Org.). Expressões sinalizadas. Volume 2.. 1ed.Goiânia: Cegraf UFG, 2021, v. 1, p. 145-170.
Fidel Armando Cañas Chávez

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. CAÑAS, F. A. C.. Espelho, espelho meu, serei eu um professor comunicativo? uma análise de abordagem de um professor de língua estrangeira. In: Rita de Cássia Barbirato; Sandra Regina Buttros Gattolin; Vera Lucia Teixeira da Silva. (Org.). Abordagens de Ensino de Línguas: Reflexões e Experiências. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2023, v. 1, p. 123-141.
  2. INFAU, L. L. ; CAÑAS, F. A. C. . ?Nem todos os professores-supervisores tinham pós- graduação?: Uma análise epistemológica do estágio docente na formação de professores de português L2 na Guiné-Bissau. In: Lígia Gomes do Vale. (Org.). Letras e Eduação – Encontros e Inovações: Volume 3. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. 3, p. 97-124.
Gladys Quevedo-Camargo

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. GODINHO, E. G. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . Leitura multimodal em espanhol [livro eletrônico] : guia para elaboração de itens. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2022. 28p . 
  2. QUEVEDO-CAMARGO, G.. Avaliação online: um guia para professores. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2021. v. 1. 63p . 
  3. ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Idiomas sem Fronteiras : internacionalização da educação superior e formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. 
  4. ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Idiomas sem Fronteiras : multilinguismo, política linguística e internacionalização. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. 
  5. ABREU-E-LIMA, D. M. (Org.) ; MORAES FILHO, W. B. (Org.) ; NICOLAIDES, C. (Org.) ; QUEVEDO-CAMARGO, G. (Org.) ; SANTOS, E. M. (Org.) . Sistemas de gestão e ações do núcleo gestor : a experiência do Programa Idiomas sem Fronteira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021. 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. CUNHA, L. ; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys . A observação do desempenho de crianças pequenas em tarefas como forma de avaliar. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Mariana Guedes Seccato. (Org.). Unidades de formação para a prática do ensino de inglês com crianças. Vol. III. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. 3, p. 37-52. 
  2. QUEVEDO-CAMARGO, G.. Avaliação na BNCC:análise, reflexão e proposta para alinhamentos na sala de aula. In: Dorotea Frank Kersch; Ana Carolina Moreira Paulino; Cátia Cristina Degan Fernandes. (Org.). Práticas de Linguagem na Educação Básica: desenvolvendo Competências a partir da BNCC. 1ed.São Carlos: Pedro&João Editores, 2024, v. 1, p. 27-46. 
  3. ZOCARATTO, B. L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . The Impact of Online Feedback Practice on Pre-Service English Teachers During the Pandemic. In: Asli Lidice Gokturk-Saglam; Ece Sevgi-Sole. (Org.). Emerging Practices for Online Language Assessment, Exams, Evaluation, and Feedback. 1ed.Hershey USA: IGI Global, 2023, v. 1, p. 64-81.  
  4. QUEVEDO-CAMARGO, G.; DIAS, C. ; SANTIAGO, C. ; GUIDI, F. C. L. . Avaliação na educação bi/multilíngue: algumas reflexões. In: LIBERALI, Fernanda; MEGALE, Antonieta; VIEIRA, Daniela Aparecida. (Org.). Por uma educação bi/multilíngue insurgente. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 53-63. 
  5. DÍAZ, DAMIÁN ; OLIVEIRA, M. C. S. L. ; QUEVEDO-CAMARGO, G. . A aprendizagem do gênero artigo de opinião em português como segunda língua: análises à luz do princípio ortogenético de desenvolvimento de Heinz Werner. In: Cristina Becker Lopes Perna; Aline Jéssica Antunes; Michele Saraiva Carilo. (Org.). Português língua pluricêntrica: das políticas às práticas. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 243-278. 
Joara Martin Bergsleithner

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. BERGSLEITHNER, J. M.; BARROS, M. S. (Org.) ; SANTOS, M. C. (Org.) ; RIBEIRO, T. A. (Org.) ; BATISTA, L. M. A. (Org.) ; SOUZA, A. R. N. (Org.) ; NUNES, A. F. (Org.) . Atenção e aprendizagem de L2. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2024. v. 1. 1p
  2. OLIVEIRA, F. V. ; BERGSLEITHNER, J. M. . Design de tarefas em aulas de L2: teoria e prática. 1. ed. Letraria, 2023. v. 1.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. BERGSLEITHNER, J. M.. Atenção, noticing e níveis de consciência na aprendizagem de L2: uma introdução aos construtos cognitivos e ao ebook. Atenção, noticing e níveis de consciência na aprendizagem de L2: uma introdução aos construtos cognitivos e ao ebook. 1ed.Araraquara: Letraria, 2024, v. 1, p. 12-2
  2. NUNES, A. F. ; BERGSLEITHNER, J. M. . Aspectos cognitivos e instrucionais no processo de ensino e aprendizagem de L2. Atenção e aprendizagem de L2. 1ed.Araraquara: Letraria, 2024, v. 1, p. 70-81.
José C. P. Almeida Filho

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. ALMEIDA FILHO, J. C. P.. Aspectos da Formação de Professores de Línguas: Pressupostos de Área, Práticas e Representação. 1a.. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 124p .
Kyoko Sekino

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. SEKINO, K.. TCC do curso de licenciatura em japonês: um olhar no passado e reflexões. In: Takano, Y. (Org.). Diálogo Linguístico: Ocidente e Oriente. 1ed.Brasília: Universidade de Brasília, 2021, v. 1, p. 283-313.
Lucia Maria de Assunção Barbosa

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. ABRAMOWICS, Anete (Org.) ; BARBOSA, L. M. A. (Org.) ; SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.) . Educação como Prática da Diferença. 2. ed. CAMPINAS: Editora Autores Associados Ltda., 2021. v. 1. 172p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. BARBOSA, L. M. A.. Memórias Insubordinadas de Acolhimento no Ensino de Português. In: Souza, Analu; Muniz, Kassandra. (Org.). Escrita de Mulheres Negras em Conta-Gotas: Sobre Futuros. 1ed.São Paulo: Instituto Langage, 2023, v. 1, p. 78-87
  2. MUNIZ, K. S. ; SOUZA, A. L. S. ; BARBOSA, L. M. A. . Linguagem, (i)migrações e Experiências Afro-Diaspóricas: Por uma Pragmática do Acolhimento Cultural. In: Claudiana Nogeira de Alencar; Dina Maria Martins Ferreira; Kanavillil Rajagopalan. (Org.). Interstícios entre Linguagem e Cultura. 1ed.Campinas (SP): Mercado de Letras, 2022, v. 1, p. 193-214.
  3. BARBOSA, L. M. A.. De l?action à la création du concept de langue portugaise comme langue d?accueil dans le contexte brésilien. In: Maria Helena Araújo Carreira; Maria Araújo da Silva; Fernando Curopos. (Org.). Commémoration du centenaire de l?enseignement du portugais dans l?université française Sorbonne 1919-2019. 1ed.Paris: Éditions Hispaniques, 2021, v. 1, p. 147-156.
  4. ABRAMOWICS, Anete ; BARBOSA, L. M. A. ; SILVÉRIO, Valter Roberto . O personagem negro da Literatura Brasileira: uma abordagem crítica. In: Abramowicz, A.; Barbosa, L. M. A.; Silvério, V. R.. (Org.). Educação como Prática da Diferença. 2ed.CAMPINAS: Editora Autores Associados Ltda., 2021, v. 1, p. 81-95.
  5. BARBOSA, L. M. A.. Português Língua de Acolhimento. In: PILATI, Alexandre; VIANA, Nelson. (Org.). Português Língua de Acolhimento. 1ed.Brasília: FUNAG/Ministério das Relações Exteriores, 2021, v. 1, p. 275-280.
Maria del Carmen de la Torre Aranda

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. ARANDA, Maria del Carmen de la Torre. Conexões entre espaços presenciais e on-line de aprendizagem no projeto Autobiographies en ligne: reflexões sobre desenho de curso e práticas de interação em língua francesa. In: Mayrink, Mônica Ferreira; Albuquerque-Costa, Heloísa. (Org.). Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo. 1eded.Campinas – SP: Pontes Editores, 2021, v. , p. 147-16
Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; PESSOA, R. R. ; BORELLI, J. D. V. ; SILVESTRE, V. P. V. . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF (volume 2). 1. ed. Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024. v. 1. 146p .
  2. BORELLI, J. D. V. (Org.) ; PESSOA, R. R. (Org.) ; SILVESTRE, VIVIANE PIRES VIANA (Org.) ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. (Org.) . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF: volume III. 1. ed. Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024. v. 3. 266p .
  3. Pessoa, Rosane Rocha (Org.) ; SILVESTRE, V. P. V. (Org.) ; BORELLI, J. D. V. (Org.) ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. (Org.) . Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. 1. ed. Goiânia: Editora CEGRAF UFG, 2022. v. 1. 182p .

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. PESSOA, R. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa ; BORELLI, J. D. V. ; SILVESTRE, V. P. V. . Vivências do GEPLIMT, GEPLIDF e GEPLIGO em 2022 e 2023. In: Rosane Rocha Pessoa; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade; Viviane Pires Viana Silvestre; Julma D. Vilarinho P. Borelli;. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF (volume II). 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 2, p. 15-50.
  2. BORELLI, J. D. V. ; Pessoa, Rosane Rocha ; SILVESTRE, V. P. V. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vozes e saberes que ecoam do III EGEPLIs. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica: compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 7-15.
  3. GONÇALVES, V. F. C. ; SOUZA, C. A. ; Mastrella-de-Andrade, Mariana R. . Vivências com projetos críticos de inglês no ensino médio: como nossas aulas podem convidar à participação, à criticidade e à agência. In: Julma D. Vilarinho P. Vorelli; Rosane Rocha Pessoa; Viviane Silvestre; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF volume III. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2024, v. 3, p. 53-77.
  4. Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; BLUM, A. S. . Com Rosane entre nós: solidariedade, horizontalização e ecologização de conhecimentos. In: Viviane Silvestre; Julma Borelli; Marco T. Urzêda-Freitas; Edilson Pimenta Ferreira. (Org.). Movimentos críticos em educação linguística: um gesto de afeto e gratidão a Rosane Rocha Pessoa. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2022, v. 1, p. 177-191.
  5. Mastrella-de-Andrade, Mariana R.; CASTELLO, A. ; NASCIMENTO, G. . Identidades de professores/as de inglês na mídia: tendências à homogeneização e possibilidades de contradiscursos. Línguas Estrangeiras/Adicionais, educação crítica e cidadania. 1ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022, v. 1, p. 71-91.
  6. MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana RosaMASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; OLIVEIRA, H. F. . Expandindo olhares sobre emoções e identidades na aprendizagem de línguas a partir dos discursos de uma aprendiz. In: Guilherme Figueira-Borges; Luana Alves Lutterman; Marília Silva Vieira. (Org.). Estudos Linguísticos e Interculturalidade: texto, discurso e ensino. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2022, v. 1, p. 231-250.
  7. ARAUJO, I. T. ; CONTI, L. F. D. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. . MEMÓRIAS E NARRATIVAS DO GEPLIDF: FORMAÇÃO DOCENTE COLETIVA E TERAPÊUTICA EM UMA PERSPECTIVA BELLHOOKSIANA. In: Rosane Rocha Pessoa; Viviane Pires Viana Silvestre; Julma D. Vilarinho P. Borelli; Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade. (Org.). Universidadescola e educação linguística crítica : compartilhando vivências dos GEPLIs GO, MT e DF. 1ed.Goiânia: CEGRAF Editora da UFG, 2022, v. 1, p. 114-130.
  8. BORELLI, J. D. V. ; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. ; BROSSI, G. C. . Movimentos de formação docente decolonial: A criação de três de grupos de estudos com professoras/es de línguas. In: PESSOA, R. R.; SILVA, K. A.; CONTI, C.. (Org.). Praxiologias do Brasil central sobre educação linguística crítica. 1ed.SÃO Paulo: Pá de Palavra, 2021, v. 1, p. 71-90.
Sabrina Lima de Souza Cerqueira

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. CERQUEIRA, S. L. S.; ANDRIGUETO, D. M. C. ; SANTOS, S. M. . Distrito Federal: A história do ensino da língua espanhola na capital do país. In: Monica Mariño Rodriguez, Eduardo Tadeu Roque Amaral e Doris Cristina Vicente da Silva Matos. (Org.). Movimento #ficaespanhol: lutas e resistências. 1ed.São Paulo: Pontes Editora, 2024, v. , p. 99-122.
Vanessa Borges de Almeida

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. FERNANDES, M. N. ; BORGES-DE-ALMEIDA, Vanessa . LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 144p.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. BORGES-ALMEIDA, Vanessa. Confiabilidade (verbete). In: Simone Braz Ferreira Gontijo; Vânia Leila de Castro Nogueira Linhares. (Org.). Confiabilidade. 1ed.Brasília: Editora IFB, 2023, p. 41-41.
Yamilka Rabasa Fernández

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES

  1. KABONGO, S. M. S.; RABASA, Y. A representação africana no ensino de língua inglesa: análise e complementação multirrede-discursiva. 1. ed. Araraquara: Letraria, 2024. v. 1. (Coautoria de livro com egressa do PGLA)
  2. RIBEIRO, O. M. (Org.); CANTARELA, R. (Org.); RABASA, Y. (Org.). Democracia, deslocamentos e textualidades em contextos latino-americanos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. v. 1. 374p. (Organização de livro)

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

  1. FERNÁNDEZ, Y. R.; RODRIGUES, P. P. A. A cultura do aluno no livro didático de espanhol: uma abordagem multirrede-discursiva. In: Simone Bueno Borges da Silva, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira, Júlio Neves Pereira. (Org.). Línguas e Literaturas: arte, ancestralidade e decolonialidade na formação docente. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 1-328. (Coautoria de capítulo com estudante do PGLA)
Yuki Mukai

LIVROS PUBLICADOS/ORGANIZADOS OU EDIÇÕES 

  1. MUKAI, Y.; PINHEIRO, K. U.; TANAKA, K.; TANAKA, M. V. de L. F.; TAKANO, Y. (Orgs.). Múltiplas faces de pesquisa japonesa internacional: integralização e Convergência. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1.

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS 

  1. YOSHIKAWA, M. E. I.; MUKAI, Y. Políticas linguísticas e o ensino de japonês em escolas públicas de ensino fundamental e médio do Brasil. In: SILVA, K. A. da; RAJAGOPALAN, K. (Org.). Políticas linguísticas no Brasil: rumos, contornos, perspectivas e meandros. 1 ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2024, v. 13, p. 307-335. 
  2. PINHEIRO, K. U. ; TAKANO, Y. ; MUKAI, Y. Os 25 anos da licenciatura em língua e literatura japonesa na Universidade de Brasília. In: PILATI, E.; CIGALES, M. (Org.). As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. 1 ed. Brasília: Editora UnB, 2024, v. 1, p. 91-101. 
  3. NAKAMA, E. ; MUKAI, Y. O uso de línguas pela primeira geração de imigrantes okinawanos na Casa Verde em São Paulo e as suas questões linguísticas. In: JOKO, A. T.; SOARES, R. de C. da S.; AUGUSTO, V. L. D. dos S.; TAKANO, Y. (Orgs.). Diálogo linguístico: Ocidente e Oriente. 1 ed. Brasília: Editora UnB, 2021, v. , p. 179-218. 
Pular para o conteúdo