MATERIAL DIDÁTICO

As ações referentes ao PLAc – Português Língua de Acolhimento – denominadas Módulo Acolhimento – foram ofertadas a imigrantes e refugiados(as) adultos, que chegavam ao Distrito Federal e tinham como demanda inicial e urgente a aprendizagem de língua e cultura do Brasil. Os módulos ofertados foram efetuados por meio de aulas presenciais e dirigidos à necessidade de comunicação imediata em Língua Portuguesa. Também eram realizadas oficinas temáticas que atendiam as necessidades dos(as) participantes.  Desse modo, havia palestras que tratavam das “Leis Trabalhistas”, da “Elaboração de Curriculum Vitae”, “Contação de Histórias”, “Leitura e interpretação de textos literários”, “Poesia em cena” e outras temáticas demandadas pelo grupo. Essas atividades eram construídas a partir da compreensão do que seja uma língua que se pretende acolhedora e hospitaleira e que leva em consideração as línguas-culturas presentes na sala de aula. Além disso, as aulas também constituíam um importante espaço de formação de professores(as) para atuarem naquele contexto de ensinar e de aprender Português considerando as perspectivas mencionadas. O Projeto foi coordenado pela Profa. Dra. Lucia Maria de Assunção Barbosa.

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