RELAÇÃO DE DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA
1) Crítica Literária Dialética
Promover pesquisas que visem estudar o processo histórico de autonomização da arte; a dialética entre autonomia e heteronomia; a historicidade dos gêneros literários; a forma artística reveladora do sentido das contradições sociais; o realismo e sua atualidade; os principais críticos dialéticos; a história e crítica literária dialética na América Latina: o universal e o local na criação literária; literatura nacional e literatura traduzida; tradução e sistema literário; a relação entre arte e política; a função social da crítica.
DOCENTE | EIXO DE INTERESSE | NÍVEL |
---|---|---|
Alexandre Simões Pilati | Poesia brasileira moderna e contemporânea sob perspectiva crítica formativa | M/D |
Ana Laura dos Reis Corrêa | Atualidade e problemas do realismo na literatura | M/D |
Ana Aguiar Cotrim | Questões filosóficas sobre forma literária e efeito artístico: de Aristóteles a Lukács | M |
Daniele dos Santos Rosa | Forma literária e perspectiva histórica na América Latina | M |
Edvaldo Bergamo | O romance histórico ontem e hoje | M/D |
Germana Henriques Pereira de Sousa | História da tradução e formação da literatura brasileira | M/D |
Wilson José Flores Junior | Literatura, ensaio e materialismo dialético | M/D |
2) Estudos Literários Comparados
Teorias da literatura comparada. Intersecções entre literaturas de diferentes comunidades linguísticas e culturais.
DOCENTE | EIXO DE INTERESSE | NÍVEL |
---|---|---|
Alexandre Simões Pilati | Poesia brasileira moderna e contemporânea sob perspectiva crítica formativa | M/D |
Ana Helena Rossi | Paradigmas da tradução (literária e poética): perspectivas epistemológicas | M |
Ana Paula Aparecida Caixeta | Estética e Epistemologia do romance | M/D |
Augusto Rodrigues da Silva Junior | Crítica polifônica: tanatografia e dialogismo | M/D |
Elizabeth de Andrade Lima Hazin | Criação e intertextualidade em Osman Lins | M/D |
Gilson Charles dos Santos | Tradução e comentários de textos latinos | M |
Henryk Siewierski | Estudos de tradução | M/D |
João Vianney Cavalcanti Nuto | Literatura, dialogismo e carnavalização | M/D |
José Luiz Martínez | Retórica e Literatura | M/D |
Junia Regina de Faria Barreto | Entre literatura(s) e outros saberes – psicanálise, filosofia, história e tradução: olhar as marginalidades e o estranho | M/D |
Lúcia Helena Marques | Mito e narrativa: o resgate dos clássicos | |
Maria Isabel Edom Pires | Trânsitos migratórios | M/D |
Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha | Tradução e comentário de prosa grega antiga | M/D |
3) Literatura e Outras Artes
Estudos sobre literatura e as demais manifestações artísticas, em processos de intersemiose, hibridação, dialogismo e intermidialidade.
DOCENTE | EIXO DE INTERESSE | NÍVEL |
---|---|---|
André Luís Gomes | Dramaturgia, Teatro e outras mídias | M/D |
Augusto Rodrigues da Silva Junior | Performance e literatura de campo: oralidade e mídia | M/D |
Elga Pérez Laborde | Nexo intertextual entre as artes | M/D |
Erivelto da Rocha Carvalho | Relações intertextuais no quadro das literaturas hispânicas | M/D |
Juliana Estanislau de Ataíde Montovani | Literatura e imagem: diálogos, interações e interferências possíveis | M |
Junia Regina de Faria Barreto | Diferença, desvios e desviantes nas intersecções entre a Literatura, outras Artes e Mídias | M/D |
Maria da Glória Magalhães Reis | Práticas teatrais e texto dramático na formação do professor de Línguas e Literaturas | M/D |
Ricardo Araújo | Literatura e criptografia | M/D |
Robson Coelho Tinoco | Literatura, música e(m) canção: do modernismo ao pós-modernismo | M/D |
Sidney Barbosa | Relações entre literatura e outras artes | M/D |
Sylvia Helena Cyntrão | Poemas e letras poéticas contemporâneas | M/D |
4) Representação na Literatura Contemporânea
Estudo das representações e autorrepresentações de diferentes grupos sociais, em particular os marginalizados, nas diversas formas contemporâneas de expressão literária, com enfoque sobre os problemas relativos ao lugar da fala e atenção às especificidades dos discursos.
DOCENTE | EIXO DE INTERESSE | NÍVEL |
---|---|---|
Ana Cláudia da Silva | Literatura e Marginalidade | M |
Anderson Luís Nunes da Mata | Estudos sobre o campo literário na literatura Contemporânea Representação: o conceito, o processo e o efeito | M |
Cláudio Roberto Vieira Braga | Literatura e mobilidade humana | M |
Maria Isabel Edom Pires | Trânsitos migratórios | M/D |
Paulo César Thomaz | Literatura e política: figurações da violênciaA reformulação do literário na narrativa latino-americana contemporânea | M/D |
Paulo Petronílio Correia | Representação de sujeitas, sujeitos pretos, gays e subalternos na Literatura Contemporânea: Feminismo negro, performances pretas, processo de enegrecimento da Literatura. A escrita de si como Narrativa, numa perspectiva decolonial. Gênero. Teoria Queer e dispositivos de racialidade. Estudos étnico-raciais e outros marcadores sociais da Diferença | M/D |
Pedro Mandagará Ribeiro | Literatura indígena: escritas, ecologias, ontologias, oralidades, resistências | M |
Regina Dalcastagnè | Representação e autorrepresentação de grupos marginalizados na literatura brasileira contemporânea | M/D |
Sara Almarza | Os diversos suportes mnêmicos: do local ao global Exílios e identidades | M/D |
Virginia Maria Vasconcelos Lea | Estudos da representação de gênero e da diversidade sexual na literatura brasileira contemporânea | M/D |
5) Poéticas e políticas do texto
A gênese e recepção do texto a partir da problemática da temporalidade e de seus deslocamentos nas diferentes produções da textualidade. Teorias e práticas da linguagem e leitura e as suas consequências éticas, estéticas e políticas.
DOCENTE | EIXO DE INTERESSE | NÍVEL |
---|---|---|
Adriana de Fátima Alexandrino Lima Barbosa | Literatura de autoria de mulheres: história e ensino. Reconstruir a história da literatura brasileira para que as obras escritas por mulheres e corpos feminizados possam reexistir dentro de uma perspectiva plural, confrontando uma noção única de cânone presente nos currículos. Reelaborar conceitos e palavras da crítica literária para que alcancem a potência da literatura produzida por mulheres, com especial atenção à autoria de mulheres negras. Impulsionar a pesquisa sobre ensino da literatura afro-brasileira. | M/D |
Anna Herron More | Políticas do texto literário: ética, afeto e ação | M/D |
Danglei de Castro Pereira | Historiografia literária, ensino de literatura, poéticas do século XIX e sua atualidade na literatura | M/D |
Elga Laborde | A desestruturação da linguagem na literatura contemporânea latino-americana | M/D |
Elizabeth de Andrade Lima Hazin | A construção textual em Osman Lins | M/D |
Erivelto Carvalho da Rocha | Problemas de recepção e intertextualidade | M/D |
Fabrícia Walace Rodrigues | Poéticas da memória | M/D |
Patrícia Trindade Nakagome | Leitura, ensino de literatura, literatura comparada, literatura contemporânea em língua portuguesa. |