A Revista Desempenho em Linguística Aplicada (RD) é uma publicação do programa, organizada pela editora composta por alunos e voltada para autores mestrandos. Está aberta ao público em geral, desde que atenda aos pré-requisitos estabelecidos pela revista. Atualmente, a RD está classificada no Qualis B3. Um de seus principais diferenciais é permitir que autores que ainda estão cursando o mestrado publiquem na revista. Nos últimos números, tem recebido submissões de graduados com seus orientadores e de mestrandos, tanto individualmente quanto em coautoria.
A editora da RD é composta por alunos voluntários, incluindo um editor-chefe e outros editores de apoio. A revista utiliza a plataforma de periódicos da UnB, que gerencia todo o trâmite, desde a submissão até a publicação. Em 2022, a então aluna Aline Netto Brum Barreto assumiu o cargo de editora-chefe, contando com a colaboração de outros membros editoriais, como Pollyana Aranha Rodrigues, Tauana Brandão e Karine Caroline de Oliveira. Kyoko Sekino, professora do PGLA, assumiu a função de editora executiva, cuja atuação é mais administrativa do que editorial.
Desde a pandemia, a RD tem recebido poucas submissões. Além disso, falhas na comunicação da plataforma dificultaram o contato com avaliadores voluntários, prejudicando o fluxo de publicação. Como consequência, foi necessário reduzir o número de edições anuais de duas para uma, o que gerou atrasos. A editora Aline Netto Brum Barreto conseguiu publicar o número 33 de 2022 apenas em março de 2023. Com sua saída, devido à conclusão do mestrado, a RD ficou sem um(a) editor(a)-chefe. Nesse ínterim, a ex-editora, Laysla Leidiany Carvalho Bonifácio, atualmente doutoranda no programa de pós-graduação em Linguística, assumiu interinamente o cargo, publicando o número 34 de 2023 em dezembro de 2024.
Diante das observações dos últimos anos, percebe-se a necessidade de um entendimento mais realista sobre o funcionamento da RD. O programa tem buscado aprimorar o curso, adaptando-se às exigências cada vez mais rigorosas da CAPES. Como consequência, os alunos estão mais focados na realização de pesquisas, principalmente na aprovação de projetos pelo comitê de ética. Isso faz com que iniciem o processo mais cedo, reduzindo o tempo disponível para atividades como a editoração da revista. Além disso, muitos alunos possuem emprego formal (ou não), o que torna o período de dois anos do mestrado curto para conciliar outras atividades, como a participação na equipe editorial.
Diante desse cenário, é essencial estabelecer uma estratégia de recrutamento de alunos para a editora. Acredita-se que a participação de bolsistas possa ser uma solução viável, já que a condição de dedicação exclusiva exige engajamento em atividades acadêmicas. Outra possibilidade seria contar com doutorandos de outros cursos para o cargo de editor(a)-chefe, considerando que a duração do doutorado é mais longa. A meta da RD é buscar soluções para garantir uma equipe editorial mais estável.
Em termos de publicação, é necessário intensificar a divulgação do fluxo contínuo da revista, incentivando submissões não apenas de alunos do programa, mas também de autores de outros cursos e instituições fora da UnB.