SOBRE O PROGRAMA

Breve Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Literatura – Póslit do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília teve início em 1975 com o curso de mestrado e em 1998 passou a oferecer o curso de doutorado. Recebeu a NOTA 5 na avaliação trienal 2008 – 2010, mantendo esta nota nas últimas avaliações, o que confirma a consistência e a qualidade do desempenho de seu corpo docente e discente que alicerçam a importância das ações de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Literatura, bem como sua atuação e relevância acadêmica no País, principalmente, na região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Premissas do PÓSLIT

    • Hermenegildo Bastos – Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada – 1996-1998 e 2001-2003
    • Rogério da Silva Lima – Doutor em Ciência da Literatura – 2003-2005 e 2005-2007.
    • João Vianney C. Nuto – Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – 2007-2009 e 2009-2011.
    • André Luís Gomes – Doutor em Literatura Brasileira – 2011-2013.
    • Piero L. Zanetti Eyben – Doutor em Teoria Literária e Literatura – 2013-2015.
    • Sylvia Helena Cyntrão – Doutora em Literatura Brasileira – 2015-2017
    • Danglei de Castro Pereira – Doutor em Letras – 2017-2019
    • Erivelto da Rocha Carvalho – Doutor em Literatura – 2019-2021
    • Maria da Glória Magalhães dos Reis – Doutora em Letras – 2021-2022

    1. Perspectiva orgânica – Valorização do espaço colegiado em todos os seus níveis institucionais e afirmação do Póslit como presença ativa no espaço das instâncias superiores da UnB como diversos membros ocupando vagas no CEPE e CONSUNI.
    2. Perspectiva operacional- Implantação de ações acadêmico-administrativas a partir de um Plano de Metas visando o curto, o médio e o longo prazos (mês, semestre, ano/biênio) com as responsabilidades definidas para os três segmentos: docentes, discentes e técnicos administrativos.
    3. Perspectiva integradora–colaboração com docentes e discentes, com a chefia do Departamento , a direção do Instituto de Letras, sua unidade acadêmica, e com o Decanato de Pesquisa e Pós-graduação para a continuidade e a otimização de uma pauta de realizações conjuntas em consonância com a missão formativa dos docentes pesquisadores do Programa.

    II – Objetivos 

    OBJETIVO GERAL 
    O Programa de Pós-Graduação em Literatura (PÓSLIT) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília tem como objetivo geral promover a competência científica, contribuindo para a formação de docentes, pesquisadores e outros profissionais de alto nível ao promover pesquisas e reflexões sobre as relações entre Literatura e práticas sociais e sobre a produção e recepção da Literatura como prática social.

    Objetivos específicos 

    1. Estudar as tendências estéticas e abordagens teóricas da Literatura, incluindo a produção contemporânea, especialmente nos seguintes aspectos: representação de grupos marginais; representação dos conflitos e choques culturais; a relação da Literatura com outras artes e com outras áreas do saber; a relação entre a produção literária dos países periféricos e a hegemonia econômica e cultural dos países centrais; as relações entre historiografia literária e ideologia e a problematização do sujeito pós-moderno na representação literária.
    2. Estudar as transformações do conceito de Literatura, incluindo a relações entre a produção contemporânea e o cânone ocidental e oriental;
    3. Promover a integração da Pós-Graduação com a Graduação e a sociedade;
    4. Promover ações culturais e educacionais em consonância com as reflexões resultantes das pesquisas.

    Perfil do egresso

    O egresso do Póslit, a partir da formação no Programa de Pós-graduação em Literatura, deve ser plenamente capacitado para atuar na área específica de sua formação, bem como na grande área de Letras em uma relação reflexiva com a cultura brasileira e as práticas sociais, visto que a estrutura curricular do Póslit tem propiciado os estudos inter e transdisciplinares na formação do pesquisador em Literatura . Os egressos devem, ainda, relacionar criticamente os conteúdos de teoria da literatura e a aplicação pratica destas correntes teóricas de forma a promover a democratização do saber por meio de atuação na Educação Superior, na educação Básica e, na medida do possível, na sociedade civil de forma a contribuir para a formação cultural do Brasil.

    É esperado que o egresso mobilize criticamente os conhecimentos adquiridos em sua formação e possa reproduzir estes conhecimentos em ações de pesquisa, ensino e extensão.

    Linhas de Pesquisa do Póslit

    • Crítica Literária Dialética 
    • Estudos Literários Comparados
    • Literatura e Outras Artes 
    • Representação na Literatura Contemporânea 
    • Políticas e poéticas do texto 

    No menu  Corpo Docente e no menu Linhas de Pesquisa se apresenta os dados de cada um dos professores, bem como a qual linha de pesquisa está vinculado

    Grupos de Pesquisa

    O Programa consta com 15 Grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq diretamente ligados às Linhas, havendo a integração entre pós-graduação e graduação por intermédio do Programa de Iniciação Científica e a oferta de disciplinas de Estágio docente. Por meio da atuação orientada dos doutorandos nessas disciplinas o vínculo dos níveis acadêmicos é demonstrado,  incentivando a formação dos jovens pesquisadores.

    Comissão de Pós-Graduação do PÓSLIT – CPGL 

    O Programa conta com uma Comissão de Pós-Graduação historicamente atuante que auxilia o Coordenador na execução das políticas de pós-graduação e na aplicação dos recursos do programa. A Comissão de Pós-Graduação é atualmente composta pelo seu presidente, o Coordenador de Pós-Graduação, a coordenadora substituta e por cinco professores do programa, representando cada uma das cinco Linhas de Pesquisa, além do representante dos alunos.

    Na Comissão de Pós-Graduação do Póslit cada uma das linhas é coordenada por um docente eleito por seus pares e que faz parte da Comissão de Pós-Graduação em Literatura – CPGL.  A CPGL desenvolve atividades como: avaliação periódica de desempenho interno , bem como a divulgação dos produtos – dissertações, teses, ensaios e outros – desenvolvidos no âmbito de cada uma, por meio de seminários. Cabe ressaltar que a organicidade estrutural do PÓSLIT vem sendo mantida desde 2012 e a CPGL demonstra a preocupação com as democratização das ações de gestão do Programa.

    Comissão de bolsas do PÓSLIT – CB

    O PÓSLIT conta com uma Comissão interna de bolsas que avalia, indica e acompanha o desenvolvimento das bolsas no Programa. As bolsas são atribuídas anualmente POR MEIO DA RESOLUÇÃO 01/2017, disponível em: http://poslit.unb.br/ . As bolsas tem duração de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado. Em 2019 foram indicados os seguintes membros para a Comissão de Bolsas do PÓLSIT: Edvaldo Bergamo (presidente), Patrícia Nakagome Trindade (membro docente), Eusebio Djú (membro discente), Cátia Maria Araújo de Oliveira (suplente) e Paul Aguilar Sánchez (suplente).

    Comissão de Orçamento do PÓSLIT – CO

    O PÓSLIT conta com uma Comissão interna de orçamento que avalia e acompanha a gestão orçamentária do Programa desenvolvendo ações que otimizam a aplicação de recursos no PósLit. São membros da Comissão de Orçamento do PÓSLIT: Ana Laura dos Reis Corrêa (Presidente), Jose Luis Martínez (Membro Docente), Lucia Helena Marques Ribeiro (Membro Docente) e Hiolene Champloni (Representante discente). 

    Perfil do coordenador

    O coordenador do Póslit deve possuir título de doutor, experiência como pesquisador e docente no Brasil e, quando possível, no exterior. Atuar de forma integrada na Graduação e na Pós-Graduação; além de demonstrar perfil de produção compatível com as exigências de um programa com nota CAPES 5.

    Perfil do docente

    Espera-se do docente do Póslit coordene pelo menos um projeto de pesquisa, oriente e leve a defesa uma média de 2 alunos em cada curso que atue no Programa; além de produção intelectual compatível com os documentos de área e, sobretudo, relevante dentro da área de Letras. É esperado, também, que o docente atue conjuntamente na pós-graduação e na graduação e desenvolva ações de formação de alunos de graduação em diálogo, quando possível, com a educação Básica no Brasil.

    Projetos de Pesquisa

    Todos os Projetos de pesquisas estão ligados às Linhas de pesquisa e vinculados aos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq. Destes projetos derivam e se alhiam os trabalhos de orientação de Mestrado e Doutorado e a relação com a Graduação e a Educação Básica.

    Desde o ingresso no Programa é solicitado aos mestrandos e doutorandos a apresentação de um anteprojeto de pesquisa vinculado a uma das Linhas do Póslit. Uma vez selecionado, o orientando escolhe o seu orientador e é incorporado ao projeto de pesquisa desenvolvido por este. Essa sistemática tornou o Programa mais produtivo e eliminou a possibilidade de não-vinculação entre dissertações/teses nas Linhas de pesquisa.

    Coordenadores do programa – de 1996 a 2022:

    • Hermenegildo Bastos – Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada – 1996-1998 e 2001-2003
    • Rogério da Silva Lima – Doutor em Ciência da Literatura – 2003-2005 e 2005-2007.
    • João Vianney C. Nuto – Doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – 2007-2009 e 2009-2011.
    • André Luís Gomes – Doutor em Literatura Brasileira – 2011-2013.
    • Piero L. Zanetti Eyben – Doutor em Teoria Literária e Literatura – 2013-2015.
    • Sylvia Helena Cyntrão – Doutora em Literatura Brasileira – 2015-2017
    • Danglei de Castro Pereira – Doutor em Letras – 2017-2019
    • Erivelto da Rocha Carvalho – Doutor em Literatura – 2019-2021
    • Maria da Glória Magalhães dos Reis – Doutora em Letras – 2021-2022

    Pular para o conteúdo